Como melhorar o raciocínio lógico para concursos
Como melhorar o raciocínio lógico para concursos

Como melhorar o raciocínio lógico para concursos? Você já se sentiu com esquecimento, fraqueza cerebral? Se você passa por isso, então saiba que não está sozinho, pois muitas pessoas sofrem com a sensação de que suas habilidades de pensamento lógico e analítico foram pela por água abaixo enquanto você executa as mesmas tarefas mundanas todos os dias, em casa ou no trabalho. Onde está o desafio?

Bem, se você sente que deseja melhorar seu pensamento cognitivo e viver de acordo com sua inteligência, existem vários métodos que você pode incorporar em sua vida diária para melhorar seu nível de pensamento, seja resolvendo problemas, inventando novas ideias ou reverter à sua criatividade que você pode ter tido em sua adolescência.

Lembre-se, é comum que o poder da sua mente diminua à medida que você envelhece, porque é isso que acontece. No entanto, se você fizer tarefas complexas todos os dias e alimentar sua mente, é provável que você seja tão afiado quanto era na escola, podendo se preparar até mesmo com livros para concursos. Separamos algumas dicas de como melhorar o raciocínio lógico para concursos. Leia conosco e saiba mais:

 

8 dicas de como melhorar o raciocínio lógico para concursos

 

1. Palavras cruzadas e Sudokus

Preencher palavras cruzadas e resolver enigmas complexos de Sudoku são coisas absolutamente fantásticas para a mente. Com palavras cruzadas você tem que “escanear” seu cérebro para descobrir as palavras em questão, enquanto com Sudokus você tem que usar suas habilidades analíticas e matemáticas. Isso é alimento para o seu cérebro e o recompensará com uma natureza perspicaz.

 

2. Como melhorar o raciocínio lógico para concursos? Faça exercícios físicos

Estudos descobriram que o exercício é ótimo para ganhar mais memória e pensamento. Os benefícios do exercício vêm diretamente de sua capacidade de reduzir a resistência à insulina e estimular a liberação de fatores de crescimento: substâncias químicas no cérebro que afetam a saúde das células cerebrais, o crescimento de sangue novo nos vasos do cérebro e até mesmo a abundância e sobrevivência de novas células cerebrais.

 

3. Música clássica

Anos atrás, baseava-se apenas em evidências anedóticas de que a música clássica é boa para o cérebro. No entanto, recentemente foi demonstrado que ouvir música clássica alimenta a mente, especialmente o final de Beethoven para a Sinfonia nº 4. Como melhorar o raciocínio lógico para concursos? Ouça Beethoven!

 

4. Socialize

Más notícias se você é um indivíduo introvertido e tímido que odeia a socialização: comunicar-se fisicamente com os outros é realmente benéfico para o seu cérebro. Uma vida social saudável é importante para manter uma mente saudável.

 

5. Debates

Os debates são eficazes para um cérebro em declínio. Debates filosóficos, políticos ou científicos são excelentes para o cérebro porque forçam a mente a pensar, analisar e lembrar um ponto-chave de informação para combater um argumento feito pelo oponente. Hoje é difícil fazer isso, considerando que todos usam seus dispositivos móveis para encontrar dados.

 

6. Como melhorar o raciocínio lógico para concursos? Criatividade!

As habilidades criativas são inerentes a cada um de nós. Quando éramos jovens, pintávamos, desenhávamos, escrevíamos e construímos coisas. No entanto, à medida que avançamos rapidamente para o presente, dificilmente fazemos coisas criativas, principalmente por medo do fracasso. Se você deseja melhorar seu poder cerebral, participe de algo criativo novamente.

 

7. Idioma

Se você aderir ao velho ditado de que um cão mais velho não pode aprender novos truques, esqueça o mesmo o tirando da sua vida. Aprender um novo idioma melhora seu cérebro em qualquer idade, mesmo que você não consiga recitar poemas em alemão ou em francês.

De acordo com estudos, as pessoas que aprendem um novo idioma têm melhor concentração e se saem bem nos testes. Tire uma hora do seu dia ou semana e aprenda mandarim, alemão ou holandês. Caso queira melhorar seu currículo no campo profissional, então o mais indicado realmente é o inglês, língua universal no mundo dos negócios e que melhora o currículo profissional de qualquer pessoa.

 

8. Matemática

Você sofre de fobia em matemática? Alguma vez você realmente se destacou em álgebra ou geometria? Não importa mais se agora você está um pouco mais velho e em uma carreira que não exige habilidades matemáticas intensas (ou que você não será repreendido por seus pais por tirar uma nota 3 em sua prova de matemática). Dito isso, ainda é prudente resolver problemas de matemática de vez em quando à medida que você envelhece. Pense na matemática como um exercício cerebral.

Mesmo que você não consiga fazer essas atividades, você ainda deve experimentá-las pelo menos uma vez. Pesquise por exercícios na web, estude vídeos no YouTube sobre matemática ou coisas do tipo, exercite seu cérebro com lembranças matemáticas do seu tempo de escola.

No mundo atual de encontrar informações instantaneamente onde quer que você esteja e não confiar realmente em seu cérebro, é mais importante do que nunca alimentar sua mente com uma variedade de tarefas complexas, buscando assim melhorar o seu raciocínio lógico. Até a próxima!