Como desentupir encanamento
Como desentupir encanamento

Desentupir encanamento nem sempre é missão fácil, no entanto, saber como desentupir encanamento é algo que pode facilitar o dia a dia de qualquer um. 

Tem muitos fatores que causam o entupimento do encanamento, ainda assim é importante saber e entender a causa de cada situação, para dessa forma obter um melhor resultado. 

Além disso, há muitas maneiras de solucionar esse entupimento, de acordo com o que causou o problema e o local, por exemplo, se é o encanamento da cozinha, banheiro.

Por que o encanamento está entupido? 

O encanamento pode ter seu entupimento por diversos fatores, e esses possuem solução e grande parte das vezes pode ser evitado. Confira agora algumas das causas do entupimento do encanamento, para ajudar em como desentupir encanamento

  • Jogar óleo de cozinha na pia. Em decorrência da gordura ficar endurecida quando chega no encanamento, ela não permite que a água e outros resíduos passem de forma certa, ocasionando o entupimento do encanamento. 
  • Despejar sobras alimentares em locais que possuem acesso a tubulações. Essa ação pode causar um entupimento, devido a alguns alimentos conterem grande parte de gordura, que se fixa nas laterais dos canos, causando dificuldade para a passagem de água. 
  • Jogar fios de cabelo na privada, ralo de banheiro, lavatório. Realizar essa atitude pode ocasionar um entupimento do encanamento, isso porque os fios formam uma certa teia, que faz com que a água tenha dificuldade para escorrer. 
  • Jogar papel higiênico no vaso. Esse costume pode dar muito errado, isso porque o papel vai se acumulando no encanamento e a água não consegue derreter, causando uma obstrução. 
  • Descartar utensílios de higiene pessoal (absorventes externos, fio dental, cotonetes) podem colaborar no entupimento. Isso ocorre porque, o absorvente por exemplo, possui sua composição de algodão e plástico, dessa forma é uma massa de difícil eliminação. Ainda mais, o fio dental também ocasiona obstrução, porque quando acumulado causa dificuldade para a passagem de água. 
  • Falta de higienização. Se os ralos, pias, lavatórios não forem limpos com frequência podem ocasionar o entupimento. 

Como desentupir encanamento entupido? 

O entupimento do encanamento pode ter vários meios de ser solucionado, e saber qual a melhor maneira de como desentupir encanamento, pode auxiliar muito. Por isso, confira agora algumas das maneiras de desentupir um encanamento. 

  • Despejar detergente e água quente na pia. Para fazer essa etapa é necessário que a pia esteja 100% seca e sem água dentro do encanamento. Após fazer a verificação, jogue o detergente e espere uns minutos e em seguida jogue a água. Isso irá agir quebrando as partículas de gordura, dessa maneira desobstruindo o encanamento. 
  • Usar água quente e sal. Nesse método, pode-se colocar uma xícara de sal para dois litros de água quente. 
  • Colocar água quente e bicarbonato. Para isso, é necessário jogar bicarbonato dentro do encanamento e em seguida jogar toda a água. É preciso que se espere a mistura agir por alguns minutos, após esse tempo deve-se jogar água para empurrar a o que está obstruindo. Ademais, outra solução que pode ajudar é substituir a água quente por limão quente, algo que pode até intensificar o efeito. 
  • Utilizar bicarbonato de sódio e vinagre. Para esse processo, é preciso usar duas colheres de bicarbonato de sódio e despejar dentro do encanamento, seguindo com o vinagre. Depois de realizar as etapas anteriores, tem que se tapar com um pano. Em resumo, após cerca de vinte e cinco minutos despeje água quente dentro do cano. 
  • Se não tiver resultado, pode se utilizar soda cáustica. Essa se usa em última hora. Se colocar uma xícara de soda e em seguida um litro e meio de água quente, deixe agir. 

Contudo, se nenhuma das opções foram eficazes deve-se entrar em contato com uma desentupidora