Tendências das roupas de crochê

Se você gosta de moda e de ficar por dentro de todas as tendências, com certeza, já percebeu que o bom e velho crochê está de volta. Pois é, está em alta e nos mais variados modelos e estilos, virando o novo queridinho das fashionistas.

Presença certa nas araras de todas as lojas, o crochê agora ganhou ares de peça fashion, não é para menos que, volta e meia, vemos alguma celebridade desfilando algum modelito todo trabalhado no crochê.

Portanto, se achava que crochê só combinava com passatempo de vovó para fazer as capas de eletrodomésticos e capas de botijão de gás… é melhor voltar duas casas, pois ele promete ficar em cena ainda por muito tempo.

Assim, pulando de passa tempo das vovós para um dos hobbies da geração Z, o crochê retorna com tudo em tops, vestidos, calças, peças de moda praia, e só o céu é o limite para tantas possibilidades.

Ok, se formos ver pelo lado social, a própria pandemia, como isolamento social, deu uma forcinha para essa moda, com as pessoas buscando uma moda mais confortável, e no melhor estilo faça você mesma, dos anos 70, aliás, época do boom do crochê.

Mas é isso, principalmente, em se tratando de moda, tudo o que vai, volta, e hoje ainda se recicla. E então, quer ficar por dentro dessa fofa tendência? Continue lendo!

Como Saber Meu Estilo de Roupa Masculino?

Como combinar roupa de crochê?

Apesar de estar em alta, muita gente ainda se sente inseguro na hora de criar produções com crochê, achando que ele só combina com gorros ou casaquinhos quando, na verdade, fica bem em todas as peças, do biquíni ao vestido.

Mas, para ajudar você que também é fã dessa moda, mas não sabe como combinar a peça com outros elementos e montar looks bem bacanas, resolvemos criar esse artigo com algumas dicas para você arrasar com essa tendência. Confira!

1. Considere o clima

É preciso considerar o clima e o material apropriado para poder usar uma peça de crochê. Por exemplo, o verão pede peças com linhas mais leves, até mesmo com uma certa transparência – que são opções fresquinhas e confortáveis no calor. É possível encontrar, inclusive, modelos lindos de biquínis e saídas de praia.

Já, o inverno, pede peças em fios mais grossos, como lã, por exemplo, que ficam perfeitos em casacos, coletes e cardigans.

2. Considere o estilo

Vale se basear no mood do visual na hora de montar um look. Por exemplo, se prefere uma produção mais minimalista e básica, a dica é optar por roupas de crochê em tons neutros, como bege, cinza, branco ou preto, que ficam perfeitos em produções com jeans ou peças de alfaiataria.

Já, quem gosta de produções mais alegres e coloridas, nesse caso, a dica é apostar nas cores e procurar brincar com estampas e padronagens. 

Confira como usar algumas peças em crochê

Cropped

Croppeds, tops e blusas de crochê estão ganhando, cada vez mais, destaque nas principais vitrines, até porque elas são peças básicas e essenciais no verão, combinando com, praticamente, tudo e possibilitando incríveis produções.

A dica, no entanto, é combinar tops mais justos com peças de baixo mais fluidas, e mais soltinhas, podendo ser saias, calças wide ou pantalonas, que além de ajudarem a destacar a silhueta, garantem um look mais moderno.

Vestido

Perfeito para usar no verão, até mesmo em piscinas ou praias, o vestido de crochê deixa o look descontraído e sensual, e geralmente, são vazados ou transparentes, podendo ser usados por cima de maiôs ou biquínis.

Também ficam um charme em vestidos mais longos, para aquele passeio no calçadão no fim de tarde, ou ida à um barzinho ou sorveteria. A dica é combiná-los com sandálias e rasteirinhas. 

Saia

Mesmo não sendo muito comuns, assim como os vestidos, as saias de crochê são peças incríveis para serem usadas nas estações mais quentes.

Para não errar no look, a dica é usá-las com partes de cima mais justas ao corpo, como os bodys, croppeds, tops, e até maiôs, que são ótimos para ajudarem a definir a silhueta. 

Conjunto de crochê

Um conjunto de crochê é para quem curte o look boho, no melhor estilo romântico, descontraído e divertido. 

Quem quer uma produção mais despojada, a dica é investir em um conjunto que brinca com cores, listras e texturas. Por outro lado, quem prefere looks mais sóbrios, a dica é se jogar em conjuntos monocromáticos.

Para fechar com chave de ouro ambas as produções, a dica é apostar em sandálias de salto, rasteirinhas ou sliders. 

Biquíni de crochê

E não tem como hoje falar em crochê sem falar em biquíni de crochê, que virou o hit da última estação, sendo visto em todas as it-girls do planeta.

Para fazer bonito com a peça, no entanto, a dica é se certificar de que a peça possui algum tipo de forro, assim como se é feita de material sintético, que costuma ter maior resistência a todo tipo de temperatura e à água. 

Chapéu de crochê

Certamente, o chapéu de crochê não iria ficar de fora dessa lista. Ele que enfeitava as cabeças dos hippies dos anos 60, voltou com tudo e, os mais atentos perceberam que, no

E sabe o que é melhor? Não há regras de como usar o chapéu de crochê, o que só comprova a sua versatilidade e praticidade, super combinando tanto com os dias mais quentes, como com os mais frios.

Portanto, se jogue nos chapeuzinhos de crochê!

Como cuidar das roupas de crochê

Como, geralmente, as peças são feitas à mão, é preciso muito cuidado para conservá-las por mais tempo. Confira abaixo algumas dicas de cuidados:

Cuidado com os acessórios: ao colocar brincos, colares, pulseiras e anéis é preciso ter cuidado para não acabar puxando os fios e estragando a peça. Esse mesmo cuidado é preciso ter com aviamentos, como zíper e botões.

Cuidado ao lavar: evite lavar a peça por completo, procure limpar manchas ou sujeiras localmente, com um pano úmido. 

Lave à mão: se precisar lavar totalmente, evite máquinas de lavar e secadoras, lave a peça à mão.

Jamais torça e estique, se precisar lavar, ao terminar, jamais torça os fios, retire o excesso de água apertando suavemente a peça.

Nunca pendurar no varal: se não quer que a peça fique deformada, não pendure-a  no varal, até os prendedores podem fazer com que sua peça estique e deforme. Seque-a em uma superfície.

Guarde a peça corretamente: sempre guarde a peça de crochê em um lugar seco, ventilado e livre da umidade. Se estiver muito tempo guardada, deixe-a respirar fora do guará-roupa antes de usá-la.

Tendências de Cores Moda Verão 2020