serviço de reboque
Segurança ao dirigir em estradas não pavimentadas

Cerca de trinta e cinco por cento de todas as estradas não são pavimentadas, consistindo em cascalho e terra em vez de asfalto.

Dirigir em estradas não pavimentadas pode ter efeitos prejudiciais para os veículos, embora seja mais difícil de realizar do que dirigir em estradas normais. Aqui está um guia para dirigir com segurança em estradas não pavimentadas.

Preparação

serviço de reboque
serviço de reboque no Rio de Janeiro

Se você nunca fez essa rota antes, certifique-se de ter um mapa atualizado, direções preparadas e, possivelmente, um dispositivo GPS antes de embarcar em sua viagem.

Além disso, certifique-se de verificar todos os pneus e a pressão dos pneus (incluindo o estepe) e certifique-se de que tem gasolina suficiente para chegar aonde está indo.

Não faria mal levar comida e água extra e certifique-se de avisar as pessoas que você está indo em sua jornada, caso não haja serviço de telefone celular do outro lado da estrada.

Veja também alguns de nossos outros artigos:

Dirija devagar

As estradas não pavimentadas podem ser suaves ou muito rochosas. Certifique-se de frear e acelerar lentamente para avaliar a suavidade com que seu carro pode lidar com a diferença no terreno pavimentado e sempre mantenha uma velocidade que permitirá que você pare com facilidade e segurança para quaisquer veículos, animais, pessoas ou perigos na estrada que passam.

Esteja com o telefone da sua empresa dê reboque de confiança

Caso venha acontecer algum tipo de problema no meio da sua viagem é importante você contar com a empresa de reboque e guincho para te ajudar a sair do sufoco, é importante que essa empresa atue 24 horas com serviço de reboque assim você pode ficar tranquilo caso haja imprevisto basta ligar e seguir os procedimentos de segurança.

Esteja ciente de quaisquer curvas ou quedas

Estradas não pavimentadas geralmente contêm depressões e curvas que podem alterar sua visibilidade, o que pode impedir que você veja outros veículos ou perigos.

Certifique-se de desacelerar gradualmente ao se aproximar de quaisquer curvas ou depressões e fique do lado direito da estrada enquanto estiver o mais seguro possível.

Certifique-se de diminuir as distrações, incluindo conversas e música alta para que você possa ter mais facilidade prestando atenção a quaisquer sinais de tráfego próximo, como o som de um motor ou poeira no ar e, novamente, sempre certifique-se de viajar a uma velocidade que irá permitem que você pare facilmente, se necessário.

Esteja ciente das superfícies soltas

Cascalho, sujeira ou areia podem estar soltos – e aparecem de forma imprevisível, então certifique-se de dirigir devagar, dirigir com cuidado e suavidade e, tanto quanto possível, evite acelerar repentinamente ou frear.

Certifique-se de estar ciente da distância livre de seu veículo – os carros com material rodante baixo precisam ter muito cuidado ao dirigir em terrenos rochosos ou irregulares – e preste atenção ao clima, pois só precisa de um pouco de chuva para fazer uma estrada de terra bastante enlameado, de fato.