A importância de uma equipe médica no seu evento

Os organizadores de eventos precisam levar em conta vários fatores na hora de planejar um evento, uma delas e contar com uma equipe médica

Um elemento que não pode ser deixado de lado é a equipe médica e empresa de aluguel de ambulância disponível para realizar o atendimento necessário em diversas situações, como pessoas passando mal ou acidentes envolvendo o público.

A fim de garantir o melhor atendimento para o público é reconhecer a importância de ter uma equipe médica de prontidão, preparamos algumas dicas que produtores de eventos costumam ter no que diz respeito a importância deste serviço para diferentes tipos de eventos.

Quando um evento precisa ter uma equipe médica?

O ideal é que todos os eventos tenham uma equipe médica devidamente capacitada e preparada com veículos de remoção próprio ou através do aluguel de ambulância para resolver os problemas relacionados ao comprometimento da saúde dos participantes dos eventos.

Em razão disso, é fundamental contratar um serviço de atendimento médico de qualidade e que garanta as melhores condições para que o evento ocorra de modo que o público que necessitar de socorros imediatos tenha condições de serem atendidas.

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina anunciou algumas regras ligadas na atuação de equipes médicas para grandes eventos realizados em território nacional.

Segundo essas normas, que foram publicadas no Diário Oficial da União, qualquer entidade organizadora de eventos que precisem de assistência médica precisa inscrever o serviço no Conselho Regional de Medicina (CRM), com a definição do diretor técnico e do corpo clínico.

 

Qual tipo de evento precisa contar com uma equipe médica?

 

Essas regras são destinadas para eventos artísticos, sociais, e competições e treinamentos esportivos.

Produtores de eventos precisam ser rigorosos quanto à assistência médica, pensando na infraestrutura, no material usado para atender ao público, nos veículos de remoção que podem ser próprios ou por meio do aluguel de ambulância e até na contratação de médicos estrangeiros caso tenha a presença expressiva de pessoas de outros países.

Cada porte de evento requer um serviço específico e uma estrutura específica para a quantidade do público.

A quantidade de equipes médicas para um evento grande precisa considerar o número de ingressos ou convites disponíveis para venda.

Além disso, o CRM precisa saber com antecedência a quantidade de equipes, para inspecionar os postos de atendimentos e outras instalações antes do evento.

Veja também alguns de nossos outros posts:

Consultório fixo com uma equipe médica 

A assistência médica precisa apresentar um posto médico em local fixo com um consultório para cada médico, assim como uma sala de enfermagem e procedimentos médicos e uma empresa de aluguel de ambulância  com unidade de suporte avançado onde os motoristas precisam conhecer as rotas de fuga e os caminhos alternativos até os hospitais mais próximos.

Há muitas empresas que oferecem uma cobertura distinta, que oscila de acordo com o porte e o tipo de evento.

A assistência médica para cada evento varia de acordo com o tempo de duração, a localização, se é em local aberto ou fechado, a quantidade de pessoas, a faixa etária, a distribuição de bebidas alcoólicas, entre outros fatores.