instalação de ar condicionado
instalação de ar condicionado

Você acabou de comprar um aparelho de ar condicionado ai vem a dúvida: é obrigatório que a instalar seja com uma empresa ou profissional credenciado?

A resposta é não. Você pode é livre para fazer essa instalação com quem quiser. Mas, saiba as implicações que podem ocasionar. Confira nossas dicas:

Empresa de instalação de ar condicionado credenciada

As empresas credenciadas fornecem nos aparelhos de ar condicionados uma garantia legal, que te ampara por 90 dias após a compra.

instalação de ar condicionado
instalação de ar condicionado

Se a instalação for executada com uma empresa ou profissional credenciado, está garantida poderá ser estendida por um período um pouco maior. Essa garantia de tempo pode variar de acordo com cada fabricante. 

 

 

 

Sem empresa ou profissional credenciado

Porém, se o usuário optar pela instalação de ar condicionado com um profissional não credenciado a garantia não será estendida, ou seja, terá apenas os 90 dias que são determinados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Instalação de Ar condicionado – Garantias de Instalação

Algumas empresas oferecem garantia pelo serviço prestado, então, prefira profissionais que emitam nota fiscal. Nesta garantia de instalação está incluso todo o procedimento além da mão de obra, o uso de peças como, fiação, drenagem e canos.

Se o aparelho por alguma razão apresentar algum problema nesses três meses de garantia após a instalação de ar condicionado, faça o seguinte:

  • Contate novamente a empresa que executou o serviço para que repare o problema. Se o defeito for decorrente da instalação, o profissional encarregado procederá conforme o acordo na hora que foi feito o serviço sem recorrer ao fabricante, se ele não for um credenciado da marca.
  • Se for um defeito de fabricação, entre em contato com o fabricante do aparelho. A empresa poderá enviar um profissional credenciado para analisar esse defeito. Se a origem for de fábrica, a empresa providenciará a substituição ou o conserto.

Se o defeito aparecer após os 90 dias da aquisição e instalação de ar condicionado e não for credenciado, veja o que acontecerá:

  • a verdade é que você não tem a garantia estendida do fabricante, porque não fez a instalação com um profissional autorizado. Então, você precisa ver se ainda está na garantia de instalação junto a empresa que fez o procedimento da instalação.

Já viu alguns de nossos outros posts?

Perguntas e respostas  mais frequentes:

 

É confiável contratar uma empresa que não seja credenciada para instalar meu aparelho?

R: você pode até contratar, mas é importante prestar bastante atenção! Primeiro você precisa procurar por uma empresa que ofereça garantia da instalação com emissão de nota fiscal.

Eu já fiz a instalação com uma empresa não credenciada não emitiu nota fiscal. Se houver algum defeito com o ar condicionado eu posso solicitar a assistência técnica da autorizada da marca?

R: Pode. Ela enviará um técnico para realizar uma visita no aparelho para certificar se foi um defeito na instalação ou de fabricação.

Se for um problema de fábrica e não estiver na garantia, a fabricante do produto cobrará pela visita técnica e também pelo serviço.