Os veículos movidos a gás natural veiculares são cada vez mais comuns em toda a Europa. Seguindo essa tendência, várias grandes cidades estão se tornando verdes em relação às frotas municipais (como ônibus).
No entanto, a Bélgica se destaca de outros países que estão participando dessa mudança verde. Em apenas alguns anos, a Bélgica conseguiu aumentar sua rede de estações para veículos a gás natural (GNVs) em cinco vezes.
Neste artigo, aprenda mais sobre a distribuição de gás natural para veículos na Bélgica e como Quebec pode se inspirar nisso.
Veja também: O GNV é o combustível com a menor pegada ecológica?
A popularidade dos veículos a gás natural na Bélgica
Os veículos a gás natural estão se tornando cada vez mais populares na Bélgica para mobilidade sustentável. Na verdade, em 2018, foram vendidos cerca de 5.000 veículos a gás natural (1.000 veículos pesados de mercadorias e 4.000 automóveis de passageiros), em comparação com 3300 carros elétricos.
Essa popularidade pode ser amplamente explicada pelo custo menos volátil do gás natural para veículos em comparação com o preço da gasolina ou diesel tradicional. Uma gama cada vez mais variada de veículos também incentiva os particulares a comprar veículos a GNV na Bélgica.
A rede pública de postos de abastecimento de GNV na Bélgica está crescendo
Este aumento na demanda por gás natural impulsionou vários projetos de estações de abastecimento na Bélgica nos últimos anos.
A província de Flandres estava um pouco à frente da Valônia em termos de abastecimento com 25 postos em abril de 2015, mas esta está se recuperando lentamente. O Walloon Air Climat Energy Plan visa implantar 220 estações de GNV e 25 estações de GNL em seu território até 2030. Nos últimos quatro anos, 25 estações foram inauguradas na Valônia. Cerca de cinquenta outros projetos de estação estão em andamento desde 2019, como parte do plano belga.
Como outros países podem se inspirar no exemplo da Bélgica?
Por enquanto, a maioria dos veículos a GNV nas estradas de Quebec por exemplo são pesados ou utilitários Já no brasil é o oposto.. No entanto, Quebec poderia se inspirar na Bélgica para aumentar a consciência pública sobre as vantagens do GNV como uma alternativa aos combustíveis tradicionais, como seu preço atraente e respeito ao meio ambiente, expandindo sua rede de postos de abastecimento .
Outro avanço positivo é que algumas montadoras norte-americanas, como Ford, Chevrolet e GMC, estão desenvolvendo novos modelos de veículos leves movidos a GNV . Portanto, podemos esperar um aumento desses veículos , como pode ser visto na Bélgica.
No caso de nosso Brasil fica evidente que precisamos de políticas a nível de cidades pois no Rio de Janeiro já vejo um ótimo movimento de incentivo a veículos no uso de GNV , como desoneração de impostos etc.
Porém em outros estados ainda vemos uma boa resistência fazendo com que não surja um consenso nacional da valorização dos veículos verdes, esperamos sempre mudanças para o lado positivo.
A maior rede de postos de abastecimento de GNV do Canadá
Em suma, o investimento no desenvolvimento de gás natural para veículos permitiu à Bélgica desenvolver uma impressionante rede de postos de abastecimento em todas as suas províncias. A popularidade dos veículos movidos a GNV continua a crescer, especialmente para particulares.
A rede de postos públicos de abastecimento de GNV da EBI é a maior do Canadá. com o objetivo de democratizar o uso de gás natural .