Tênis estampado

Ter uma loja de calçados, não é simples: é preciso ter o cuidado de satisfazer todas as necessidades e solicitações do consumidor.

Se pensarmos bem, não é possível tocar num sapato ou experimentá-lo online para ver se é confortável , ou se o calcanhar faz barulho quando caminhamos, ou simplesmente para vê-lo de todos os ângulos.

O que os consumidores podem fazer ao olhar a página de um produto é ver as imagens e a descrição do produto, ler as análises, ver um vídeo e depois ir ao YouTube para procurar um influenciador que está falando sobre aquele produto.

Antes de começar a vender é necessário aprender como fazer isso. Existem alguns livros que podem ensinar técnicas e metodologias reais para se obter excelentes resultados em poucos dias. 

Aqui está uma lista com os 8 maiores Best Sellers sobre vendas que vão alavancar seu negócio e levar você de um nível básico para um profissional de excelência.

A Bíblia de Vendas (Jeffrey Gitomer)

A Bíblia de Vendas, como já sugere o próprio nome, é uma obra consagrada como o melhor livro de vendas já publicado na história. Ele se tornou um best seller e traz alguns mandamentos do sucesso de vendas. 

O autor é uma grande autoridade em vendas e já conseguiu vender mais de um milhão de cópias de livros escritos. A Bíblia de Vendas é fundamental para qualquer vendedor que deseje crescer e obter bons resultados em seus negócios.

Alcançando a Excelência em Vendas – Spin Selling (Neil Rackman)

Nesta obra o autor fala sobre estratégias de vendas que são fracassadas, mas que continuam sendo utilizadas por muitos profissionais. Ele não só aponta este problema como também mostra uma solução brilhante.

Ele explica como funciona uma estratégia de vendas que criou na década de 80 e mostra como ela pode ser eficaz em vendas de grandes quantidades de produtos. Sua metodologia foi desenvolvida após uma ampla pesquisa mundial que apresentou resultados reais e que afirmam a eficácia da técnica.

A Máquina Definitiva de Vendas (Chet Holmes)

Este livro fala sobre como vale mais a pena trabalhar com inteligência do que trabalhar muito. Ele enumera 12 estratégias fundamentais e suficientes para que se obtenha resultados reais.

O autor mostra como é mais fácil seguir esse caminho e vender bem do que buscar vários métodos soltos que prometem resultados inalcançáveis e utópicos. Ele pode ser encontrado em forma física ou em E-book, o que facilita sua comercialização. 

As Armas da Persuasão (Robert Cialdini)

Este livro está em primeiro lugar em vendas e promete ensinar pessoas a influenciarem outras e a não serem influenciadas. Robert decidiu se aprofundar nesses estudos e lançar o livro após cair na lábia de muitos vendedores. 

A obra trata de seis princípios psicológicos básicos do comportamento humano na hora em que ele toma uma decisão. Esses conhecimentos podem ser usados como armas nas mão dos vendedores, e é justamente essa a ideia do autor. 

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie) 

Um dos maiores clássicos, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas se tornou um dos livros mais vendidos (16 milhões de cópias) e um grande aliado em estudos sobre relações interpessoais. 

O seu princípio básico é o de que devemos nos interessar verdadeiramente pelas pessoas com as quais pretendemos nos relacionar. Ele conta histórias reais e aplica exemplos práticos para ensinar sobre esse tipo de comportamento. 

Gatilhos Mentais (Gustavo Ferreira )

O livro de Gustavo Ferreira é mais uma obra que ocupa o topo do ranking de livros mais vendidos em todo o território nacional. Sua fama se deve principalmente à promessa que o autor faz de desvendar os segredos desses tais gatilhos e fazer com que sejam usados em favor do vendedor

Além dos gatilhos mentais, são desvendados gatilhos emocionais e lógicos. Além de todos esses gatilhos, o autor ainda fala sobre uma arma de Aristóteles para a persuasão. A obra é rica em informações e pode ser encontrada em qualquer livraria a um preço bastante acessível.

O Maior Vendedor do Mundo (OG Mandino)

O livro conta a história de um vendedor super bem sucedido chamado Hafid, que era dono do maior império comercial do seu tempo. Ele conseguiu alcançar isso após alguns segredos que encontrou escritos em um pergaminho.

O autor fala quais são as atitudes sábias de Hafid e ensina como os vendedores deste século podem alcançar o mesmo sucesso aplicando as mesmas técnicas e conhecimentos. Segundo o autor, o sucesso depende inicialmente de encontrar a sua verdadeira personalidade e trabalhar com ela. 

O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

Como sugere o próprio nome, O Poder do Hábito fala sobre como transformar hábitos pode modificar completamente a realidade de empreendimentos. Tudo é explicado com a ajuda de histórias onde pessoas trabalham em cima de padrões de comportamentos.

Uma história conta sobre um jovem que mudou totalmente sua vida, parando de fumar e correndo maratonas. Depois disso, alguns cientistas verificaram que alguns padrões em seu cérebro foram modificados. 

É na percepção desses padrões que está a chave para o sucesso das vendas, como ocorreu com publicitários que desenvolveram uma campanha baseada em padrões percebidos, numa história contada dentro do livro. 

Os 5 maiores livros sobre como vender online e E-commerce

Além de saber como vender, é necessário aprender a trabalhar com vendas online. Isso pode ser feito através de obras como:

  1. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho (Chris Anderson)
  2. Otimização de Conversão: a arte e a ciência (Khalid Saleh e Ayat Shukairy)
  3. As Novas Regras do E-commerce (Hiroshi Mikitani)
  4. De Zero a Um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício (Peter Thiel)
  5. Vai Fundo: o guru das mídias sociais ensina como ganhar dinheiro fazendo o que você gosta (Gary Vaynerchuk)

O vendedor na era digital precisa se reinventar e se adaptar aos novos mercados. Para isso, é necessário muito estudo e empenho. Do contrário, o e-commerce estará fadado ao fracasso antes mesmo de começar suas atividades.