Concentração é a capacidade de conduzir a atenção focando em um ponto, ação, atividade ou pensamento. Com a loucura do dia a dia, é difícil manter o foco, mas existem algumas estratégias para se concentrar melhor.
Assim como qualquer habilidade, a concentração pode e deve ser exercitada, por isso, caso perceba que você não tem foco, não pense “não tem o que fazer, eu sou assim”.
Com treinamento e prática, é possível melhorar essa aptidão, tão importante para garantir que as coisas sejam bem feitas.
Com isso, confira algumas dicas para melhorar a concentração!
7 Estratégias para se concentrar melhor e elevar sua produtividade
Se você acha que não consegue ser tão produtivo quanto gostaria, sem conseguir render no trabalho ou nos estudos, seu grande problema pode ser a falta de foco. Por isso, é difícil conseguir os resultados esperados.
O problema disso é que por causa da falta de concentração, você se sente improdutivo, gerando desmotivação e aumentando ainda mais seus problemas. Dessa forma, a melhor forma de evitar toda essa bola de neve é exercitando o foco.
Confira estratégias para se concentrar melhor, aumentando sua produtividade e motivação.
Controle sua ansiedade
Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS), revelou que mais de 18 milhões de brasileiros são ansiosos. Se antes da pandemia da Covid-19 o brasileiro já era ansioso, imagine agora.
A ansiedade atrapalha seu foco, por isso, procure ajuda psicológica, caso sinta sintomas de ansiedade, como preocupação excessiva, tensão muscular, problemas para dormir, crises de pânico entre outros sintomas.
Além disso, procure estratégias para se acalmar quando se perceber ansioso (a).
Isso inclui controlar sua respiração, contando lentamente até dez mais de uma vez, relaxar os músculos e o maxilar.
Planeje seu dia
Reserve um tempo de seu dia para pensar no dia seguinte, suas atividades e o tempo que usará para completar cada uma delas. Se gostar de escrever, use uma agenda para se organizar, estipulando horários para começar e terminar as tarefas.
Outro ponto importante é fazer pausas periódicas. Ainda que você pense que fazer todas as atividades o mais rápido possível pareça a melhor solução, fazer pausas entre cada tarefa aumenta sua produtividade e reduz seu estresse, melhorando a capacidade de concentração.
Se possível, em suas pausas curtas, tenha contato com a natureza, indo a um parque, praça ou jardim. Segundo um estudo da Universidade de Michigan, Estados Unidos, descansar em ambientes naturais reduz muito a fadiga e reduz o estresse.
Tenha um ambiente organizado
A mente reflete seu ambiente. Se sua mesa é um caos, sua mente também é um caos pelo simples fato de ter que lidar com o excesso de informações.
Para melhorar seu foco, uma estratégia para se concentrar melhor que é bem simples de se colocar em prática é a arrumação diária do ambiente de trabalho ou estudos.
Antes de começar suas tarefas, tire as distrações da vista, arrumando seu local.
Meditação e mindfulness
Considere aderir à prática do mindfulness, que consiste na “atenção plena”, concentração apenas no presente. A atenção é desenvolvida através da prática da meditação, melhor forma de treinar a concentração, desapegando de pensamentos desnecessários.
A ciência já comprovou que a meditação, mesmo que seja apenas 15 minutos diários, é uma excelente forma de aumentar sua concentração, exercitando-a. A prática também ajuda a reduzir o cansaço e a ansiedade.
Pratique exercícios físicos
A prática de exercícios físicos, assim como a meditação, ajuda a melhorar o rendimento cognitivo. Praticar qualquer tipo de exercício reduz o estresse, ansiedade e depressão, fazendo com que você chegue no “modo foco” mais rápido, quando precisar.
Ademais, você pode aproveitar o tempo das atividades físicas para praticar a dissociação de pensamentos não relacionados ao momento.
Por exemplo, ao andar de bicicleta, descarte qualquer pensamento sobre o trabalho e se concentre no movimento de suas pernas e em sua respiração.
Deixe anotações para si mesmo (a)
Se você ainda sente que está o tempo inteiro pensando em outros assuntos, que atrapalham sua concentração, pegue um papel e escreva lembretes para si mesmo (a).
Mensagens como “Foco nos estudos”, “Arrume a postura, respire lentamente e relaxe os músculos”, podem te ajudar a se desfazer de outros pensamentos e voltar à tarefa. É importante se auto-orientar para voltar ao estado de foco, combatendo a ansiedade.
Aposte em autoconhecimento
A melhor estratégia para se concentrar melhor é aquela que funciona para você. Mas, você só encontra o método certo para você quando se conhece.
Por isso, o autoconhecimento é a chave para o avanço e melhora do foco. Não tenha medo de se conhecer e saber o que dá certo ou não para você, criando suas próprias estratégias, caso ache necessário.
Já tentou alguma dessas estratégias? Compartilhe com um amigo que precisa conhecer essas técnicas.