10 estratégias para aprender qualquer coisa mais rápido!
10 estratégias para aprender qualquer coisa mais rápido!

Descubra agora 10 estratégias para aprender qualquer coisa mais rápido! Minha intenção é que você conheça um pouco mais sobre o seu cérebro, o que ele pode fazer e como funciona, para que seja mais fácil aprender algo mais rápido e com menos esforço. Tire vantagem de todo o seu potencial em situações de aprendizagem!

1 . Faça um bom planejamento

Muitas pessoas, às vezes por causa do tempo ou da falta de complexidade da tarefa, subestimam a importância do planejamento mental. A estratégia mais importante para aprender qualquer coisa com mais rápido é este estágio inicial: Planejamento. Se conseguir organizar bem o seu trabalho, definir prioridades e medir adequadamente o esforço que deve realizar em cada tarefa, obterá um melhor desempenho e uma maior capacidade de resolução de problemas. É normal que no início custe um pouco mais para planejar bem, mas não se desespere, essa capacidade cognitiva é melhorada com a prática. Esta é a mais importante das estratégias para aprender qualquer coisa mais rápido.

Como posso aprender algo mais rápido?

1º- Recolha todas as informações necessárias, investigue e prepare todos os materiais que pensa que terá de utilizar. É importante que você execute essa tarefa antes de começar a trabalhar, pois a coleta de todas as informações o ajudará a planejar com sabedoria. 2º- Um teste escrito não é o mesmo que um teste: Selecione seus objetivos. 3º- Brainstorming. Procure por caminhos diferentes que podem levá-lo ao seu objetivo. 4º- Leve em consideração o número de horas que você tem, os prazos, possíveis contratempos, o tipo de material … e faça um plano de estudos. 5º – Criar metas intermediárias e objetivos diários para “queima de etapas”.

2 . Use um método de estudo durante as estratégias para aprender qualquer coisa mais rápido

É aconselhável seguir um esquema ou plano de ação; existem diferentes  técnicas de estudo e memorização. Um dos métodos com os quais os melhores resultados são obtidos é o clássico PQRST (sigla em inglês que significa antecipar, questionar, ler, resumir, conferir). Tem dado bons resultados tanto em alunos normais quanto em pessoas com dificuldades de aprendizagem, como dislexia, TDAH, etc …

Qual método pode me ajudar a aprender mais rápido?

O método clássico consiste em 5 passos:

1º- Procure a ideia geral do texto ou tema que deseja aprender, por exemplo a partir de um resumo ou uma introdução ao tema, leia informações sobre o autor… 2º- Gerar perguntas sobre o que você espera pela leitura antes de começar. 3º- Leia o texto, veja os tutoriais, etc … e tente responder as questões objetivas. 4º- Escreva um resumo com as ideias principais. 5º- Reveja o material estudado para fortalecer sua memória.

estudar

3. A curiosidade ativa seu cérebro

Por que é que, quando nos contam uma história, assistimos a um filme ou lemos um romance interessante, somos capazes de lembrar sem esforço muitos dados? A resposta é muito simples: a curiosidade, que junto com a emoção, é a chave do aprendizado.

Lembro de um artigo, que defende que a expectativa que um sujeito produz em nós ativa nosso cérebro de tal forma que podemos aprender e reter qualquer tipo de informação. Ter curiosidade sobre algo ativa o sistema de recompensa de nosso cérebro, liberando dopamina, uma substância relacionada aos sistemas de prazer.

Sem dúvida, os seres mais ávidos por aprender e com maior curiosidade pelo mundo que podemos conhecer são os “pequeninos”.

Como aprender mais rápido?

Imagine que você é uma criança cheia de curiosidade em aprender e absorver tudo. Pergunte a si mesmo com paixão o que você vai estudar. O que é? O que você sabe sobre o assunto? O que você acha que vai aprender? Como você pode aplicá-lo à vida real? Será muito difícil? Para quem você pode contar? Como isso se relaciona com outras coisas que você está aprendendo? …

4 . Atenção Plena é uma das estratégias para aprender qualquer coisa mais rápido

A prática da atenção plena ou atenção plena aumenta a função dos processos cognitivos superiores. Essa técnica inclui vários exercícios, como a varredura corporal, a vivência do momento presente, o controle da ansiedade e a regulação das emoções ou a concentração na respiração.

Como integrar a prática da atenção plena durante a aprendizagem?

Por exemplo, você pode tentar sincronizar sua respiração (inspirar-expirar) com as sacadas dos olhos (pular) durante a leitura, para estar presente durante a tarefa.

5 . Aplique várias estratégias para aprender qualquer coisa mais rápido

Estratégias são atividades que servem para melhorar o desempenho e dar controle sobre a tarefa. O uso de estratégias de aprendizagem é um fator que influencia diretamente no desenvolvimento da memória.

Quais tipos de estratégias para aprender qualquer coisa mais rápido?

1. As estratégias associativas são as mais simples. Seu objetivo é revisar o material por meio de repetição: revisar, copiar, sublinhar, repetir em voz alta, etc. 2. As estratégias organizacionais permitem que o material de estudo seja agrupado por seu significado (“pedaços” de informação). Os principais são categorias e mapas conceituais. 3. Estratégias elaborativas requerem uma maior compreensão do texto de sua parte: diagramas, resumos, uso de palavras-chave … 4. Estratégias meta cognitivas planejamento, monitoramento, avaliação e revisão servem para obter controle e consciência do processo de estudo.

livros de estudos

6 .  Melhor do que aprendizagem distribuída contínua

Quer você estude duas, quatro ou oito horas por dia, a distribuição do tempo e do material de aprendizagem será um fator chave.

Como posso aprender com mais rapidez e eficácia?

Por exemplo, o estudo intensivo do mesmo assunto por 5 horas é pior do que a repetição espaçada a uma taxa de 1 hora. / 5 dias.

7 . Pausas são sagradas

Pesquisas na psicologia da atenção indicam que a capacidade de manter a concentração em uma tarefa começa a diminuir após 20/25 min. Beba água nas pausas, um cérebro hidratado é essencial para manter uma boa concentração e atenção.

Como posso aprender mais rápido?

Este método de aprendizagem baseado em repouso foi desenvolvido pelo neuropsicólogo Francesco Cirillo. Ele usou um relógio de cozinha (em forma de tomate) para marcar tempos de estudo de 20 minutos. seguido por uma pequena pausa. Em cada intervalo, o aluno realiza uma atividade reconfortante como conversar, comer, checar e-mail … e voltar a estudar.

8. Emoção positiva, experiência positiva

As emoções são fundamentais durante a aprendizagem. Um estado emocional positivo melhora o desempenho da memória e facilita o aprendizado. Esta mentalidade positiva é uma das mais importantes que você deve ter para aplicar as estratégias para aprender qualquer coisa mais rápido.

Como posso aprender mais rápido por meio de emoções positivas?

Tente evitar uma atitude negativa em relação ao assunto a estudar, mesmo que seja muito longo ou difícil. Sinta-se bem consigo mesmo e com o que está fazendo. Você verá como uma ativação emocional positiva e moderada favorece o estudo.

moça estudando

9. Use recompensas pessoais sempre que alcançar uma conquista

Reforços positivos tornam a atividade mais agradável.

Como aplicar uma auto-recompensa para aprender mais rápido?

Eles são aplicados imediatamente após / como consequência da tarefa. O reforço pode ser verbal ou físico: Desde algumas palavras de parabéns pela tarefa realizada até uma recompensa como um sorvete, ou um lanche (é aconselhável selecionar alimentos que ajudem a cuidar do seu cérebro ), ou ligar para um amigo … .

10. Esteja confiante no que você faz. Você vai conseguir!

Você tem que parar de pensar negativo. Visualize seu objetivo quando estiver desenvolvendo uma tarefa difícil, confiar em você é essencial para alcançar o que nos propomos a fazer. Descubra essas dicas para melhorar sua autoestima .

Como confiar em você mesmo pode ajudá-lo a aprender mais rápido? Como estudante, durante um ano repeti um mantra para me encorajar e me concentrar. “Confie em si mesmo e seja feliz.” Ele repetia de todas as formas e sentidos, falado ou cantado: “Confie”, “Confie em si mesmo”, “Confie em si mesmo”, “Seja feliz”, “Você, você, você, confie” … Você tem uma ideia de como funciona, certo?

Os processos cognitivos podem ser simplificados e aprimorados por meio do treinamento. Atualmente, existem diferentes ferramentas neurocientíficas que podem ajudá-lo a medir com precisão e melhorar suas funções cognitivas. Se você deseja se aprofundar neste campo e treinar seus processos cognitivos de forma profissional, você pode descobrir mais sobre Você é tão livro, o programa líder de avaliação e estimulação cognitiva. Não é apenas um treinamento cerebral qualquer, é uma ferramenta validada usada pela comunidade científica, faculdades, universidades e vários grupos da população em todo o mundo. Você é tão livro é feito sob medida para suas necessidades específicas de aprendizagem.

Gostou do nosso artigo sobre as 10 estratégias para aprender qualquer coisa mais rápido? Boa sorte no seu aprendizado!