Vantagens do curso online

Para aqueles que desejam crescer profissionalmente, não há outra coisa a ser feita a não ser estudar. Atualmente, com a internet como grande aliada surgiram ainda mais oportunidades com os cursos online.

Há uma grande quantidade de cursos cuja finalidade é auxiliar no crescimento e na qualificação de qualquer profissional.

Muitos profissionais ficam na dúvida se é melhor fazer curso online ou presencial, mas será que há como mensurar qual das suas modalidades seria a melhor? Isto que esse artigo objetiva responder.

As principais vantagens dos cursos online 

Uma das vantagens oferecidas pelos cursos online é um oferecimento de uma maior acessibilidade. O conceito de Acessibilidade é a inclusão de pessoas com qualquer tipo de dificuldade.

Isso significa que pessoas com qualquer tipo de dificuldade motora, por exemplo, podem fazer um curso online sem a necessidade de sair de casa. Ou ainda o uso de podcasts para deficientes visuais ou o de legenda para auxiliar deficientes auditivos.

A maioria dos cursos online também não exigem que as pessoas possuam computadores em casa. No geral, eles podem ser realizados apenas através de um aparelho celular. Além disso, os cursos online oferecem uma flexibilidade muito grande, o que geralmente não costuma ser possível nos cursos presenciais.

Pelo contrário, nos cursos presenciais o aluno precisa estar no dia e horário agendado para a aula. 

A escolha do horário pelo aluno oferece uma facilidade muito maior. Esse é um dos grandes diferenciais dos cursos online, pois muitas vezes o profissional precisa pedir liberação da sua chefe imediata para realizar curso presencial. Na modalidade online isso já não se faz necessário.

Outra grande vantagem dos cursos online é a variedade de metodologias utilizadas durante o curso, por exemplo, grupos de estudo, conferências, vídeos, infográficos, podcasts e até jogos digitais. 

Isso tudo graças ao processo evolutivo da educação que demonstrou que aprendizagem vai muito além de um professor à frente da turma entregando uma infinidade de informações, que nem sempre os alunos conseguem assimilar.

Essa diversificação de metodologias gera uma qualidade maior do aprendizado, além de alunos com maior senso crítico e maior autonomia. Além de reforçar no aluno o senso de responsabilidade, visto que ele vai ser totalmente responsável por organizar o seu tempo de estudo.

 O curso online oferece uma interação e uma participação maior dos alunos, visto que há sempre discussões nos grupos de estudo. 

O aluno, em qualquer momento, pode rever aulas, textos, fóruns, permitindo assim tirar dúvidas e explorar o aprendizado de todas as formas.

Os cursos online também minimizam os riscos da falta de foco, por exemplo, as conversas paralelas em meio à sala de aula. Por estar em horário escolhido por ele, o aluno sabe que aquele é o momento de concentração. Sendo assim, ele foca no que realmente é necessário, o conteúdo da aula. 

Isso aproxima o aluno do tema estudado e aumenta o índice de aproveitamento, levando assim a uma evolução real.

 Como escolher a modalidade ideal? 

Mesmo o curso online oferecendo diversas vantagens, somente o aluno pode dizer qual a escolha melhor lhe caberá. Isso porque cursos online exigem dedicação, disciplina, foco e concentração. Muitas pessoas, por não ter uma obrigação de presença física, esquecem de separar um espaço no seu dia para se dedicar a aprendizagem.

O curso online exige a disciplina de separar o horário para entrega de trabalhos, assistir aulas ou fazer avaliações na data correta. E ainda, a maioria dos cursos estabelece um prazo para a conclusão do processo. 

Se nenhuma dessas coisas for problema, certamente vale muito a pena fazer um curso online.

A escolha da Plataforma de Ensino 

Outro ponto importante é a escolha da plataforma de ensino. Ela deve ser sempre uma plataforma com credibilidade e experiência. Por isso, sempre que for escolher um curso online, procure conhecer as suas referências. Busque conhecer as metodologias e qual o conteúdo programático de cada curso.

Credibilidade e qualidade não significam um preço alto. Há inúmeros cursos de qualidade que cobram um preço menor ou até mesmo são oferecidos gratuitamente. O que importa é que o conteúdo trará um diferencial de aprendizado e condiz com o valor cobrado.

O ensino a distância é capaz de promover um contato ininterrupto com a aprendizagem, e sempre de forma rápida e simples. Todos as informações e conhecimentos estão sempre à disposição, a qualquer momento, bastam algumas horas por dia para que se possa crescer profissionalmente.