Mindset descubra o seu guia completo

Por que uma pessoa age de certa maneira ou falou determinadas palavras? Por qual razão um amigo vê algumas situações de modo tão diferente de você? Já se fez essas perguntas? Isso ocorre por conta do mindset, ou seja, diferenças de programação mental.

Existem diferentes tipos de modelos mentais que afetam diretamente a vida das pessoas e podem evidenciar alguns padrões muitas vezes ignorados.

Veja alguns pensamentos que influenciam comportamentos, qual a importância deles para alcançar seus objetivos, tornando-os positivos. Confira esses e outros temas neste guia que preparamos para você.

Qual é o significado do mindset?

Esta palavra é originária da língua inglesa que, quando traduzida, significa mentalidade. Isso é, basicamente, o que inconscientemente determina nossas ações, pensamentos e comportamento.

O que é mindset?

É uma predisposição psicológica que cada grupo social apresenta. Ele determina, em grande parte, as ações das pessoas e o comportamento diante de ideologias e situações.

Segundo Carol Dweck, psicóloga, estudiosa da área e autora do livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, representa a nossa forma de enxergar a vida e como nos portamos diante das situações em que passamos.

Desta maneira, torna-se mais fácil entender o motivo de as pessoas possuírem formas tão diferentes de pensar, agir e ver o mundo. Cada um tem uma programação psicológica única, o que proporciona os mais diversos resultados e características.

Quais são os tipos?

Existe o mindset o fixo, também conhecido como crescente, e o de crescimento, similarmente chamado de progressivo. Suas definições são bem simples e de fácil compreensão.

Fixo

Quem tem este pensamento acredita que algumas capacidades são inerentes de determinadas pessoas e elas não mudam. Crê-se que será assim por toda a sua vida (com bondade, limite de inteligência ou conhecimento, entre outras características).

Alguns pensamentos de quem se identifica com esta mentalidade são:

  • Eu sou bom nisso ou não.
  • Isso é quem eu sou.
  • Se não tentar, não falharei.
  • Isso não está ao meu alcance.

Estas concepções são, em parte, limitantes e chamadas de fixas porque muitas vezes não permitem o desenvolvimento do indivíduo.

De crescimento

Ao contrário do anterior, traz a ideia de movimento, seja progresso ou não. Neste modo de pensar, acredita-se que as capacidades humanas podem ser continuamente desenvolvidas, de acordo com sua vivência, e que estão em constante construção, se assim a pessoa desejar e agir.

Pessoas com mindset crescente tendem a gostar de novos desafios, pensar mais “fora da caixa” e têm ideias, como:

  • Com esforço e dedicação, posso fazer o que eu quiser!
  • Estou em constante aprendizado e evolução.
  • O erro é parar de tentar.
  • Mesmo que não consiga agora, eu ainda posso tentar!

Dentro deste pensamento, outras mentalidades atrelam-se à ele, potencializando resultados e tornando o indivíduo ainda mais suscetível ao sucesso.

O que é mindset positivo?

Encaixa-se ao perfil de pessoas otimistas, sendo mais uma ramificação deste tema, podendo também estar associado à Psicologia Positiva (área que estuda os aspectos que tornam a vida mais feliz e plena). 

Elas não ignoram os fatores desfavoráveis em que se deparam, mas mantêm a lucidez e conseguem ver as circunstâncias temporárias. São capazes de analisar, absorver a dor, compreender, superar e continuar ainda mais fortes.

Está diretamente ligado à questão da resiliência, da capacidade de recomeçar diante de dificuldades e de se reerguer perante adversidades.

O que é mindset progressivo?

Como o próprio nome sugere, tende a progredir nos âmbitos pessoais e profissionais em sua vida. São indivíduos que aceitam fácil e abertamente críticas.

Possuem a capacidade de compreensão sem dar vez à raiva, mágoa ou rancor em momentos de correção. Desta forma, esta postura permite aprendizados com seus erros e a aplicar melhorias por meio de ações. Portanto, reconhece a relevância de feedbacks.

Qual é a importância do mindset?

A mentalidade que o indivíduo possui é determinante para o seu sucesso. Desta forma, estudar e buscar o aprimoramento da sua consciência é necessário se seu objetivo é evoluir.

Buscar otimizá-lo pode ajudar em diversos âmbitos da vida:

  • Ser positivo quanto à rotina profissional aumentará sua produtividade no trabalho. 
  • Encarar as adversidades de forma realista diminui o estresse e a ansiedade, protegendo sua saúde mental.
  • Ser paciente e relevar certas situações aumentará a qualidade do seu relacionamento interpessoal.

É importante sempre ter em mente o quanto a forma de pensar e encarar uma situação da vida pode influenciar nos resultados futuros, tanto a longo quanto a curto prazos. A maneira de pensar e ver as coisas são aspectos que somente você pode mudar, aprimorar ou apurar.

O que é uma mudança de mindset?

Rever comportamentos é possível! Quando se altera a forma de compreender e praticar alguma coisa que você viu que não se aplica mais à sua pessoa, isso é uma alteração de mindset. 

Por exemplo, antes você não aceitava que alguém mudasse de opinião sobre algo. Hoje, você entende que as pessoas estão em um contínuo processo de construção e evolução. Esta nova perspectiva demonstra a mudança de mentalidade que você teve em determinado período.

Não há certo ou errado, são questões de progresso e vivência. Algo que era correto e agora  não é mais. Parecia ruim, mas hoje parece bom. As percepções que temos podem ser variáveis, não necessariamente voláteis, mas baseadas em experiências.

Descubra qual é o seu tipo de mindset

Visto que já compreendemos o conceito e suas variações, fica mais fácil perceber qual é o seu mindset.

Quem possui um pensamento fixo tende a ver a inteligência como algo estático. Pensa que habilidades e personalidades são coisas naturais e imutáveis, na qual cada indivíduo já nasce com talentos e peculiaridades natas. Elas não podem ser alteradas ou desenvolvidas por quem não as possui.

Quem tem característica do tipo crescimento tende a crer em evolução e mudança. Está sempre em busca de aprimorar ou de desenvolver novas habilidades, acreditando que nada é inalterável.

Desenvolver um  mindset correto é essencial para obter sucesso, tanto na carreira profissional quanto na vida pessoal. Avalie o seu perfil e alinhe o que for necessário para chegar lá.

Como melhorar o seu mindset?

Entendi como é a minha mentalidade e quero aprimorá-la, tem como? Claro que sim! Esteja disposto e determinado a realizar este progresso. Tome a decisão, apesar de outras circunstâncias, e seja positivo!

Comece por pequenas ações. Aos poucos, faça iniciativas maiores, será mais fácil desta forma. Estabeleça metas diárias e valorize seu esforço mesmo quando errar.

Como ter um mindset vencedor?

É importante manter a motivação e a dedicação. Ao fazer isso, você desenvolverá maior autoconfiança. Desta maneira, será mais fácil arriscar, colocar projetos em prática e ir atrás do que você almeja.

Como ter um mindset milionário?

Visto que o mindset está diretamente ligado à psicologia e à configuração da mente, se você tem o objetivo de ser milionário, possua a mentalidade de um! 

Tenha um pensamento empreendedor e construa seu próprio patrimônio. Estude, planeje e crie! Saia da rotina usando a mente a seu favor. Trace planos e idealize coisas novas, por exemplo.

Pense grande, seja “fora da caixa”, busque se libertar de suas militâncias. Não seja escravo delas, em vez disso, faça com que sejam úteis para sua vida!

Uma dica interessante de leitura é o livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, que aborda conceitos científicos atrelados ao entendimento do mindset.

O livro conta também com experiências de pessoas que mudaram drasticamente suas vidas, substituindo crenças limitantes e pontos de vista prejudiciais por outra forma de pensar. Ajustando sua forma de encarar a vida, elas obtiveram resultados inimagináveis.

Se você identificou alguma mudança necessária, não perca tempo. Busque aprender, entender e ajustar sua consciência para aquilo que você realmente quer para sua vida. Não se limite! Qualquer mudança começa na sua própria mente. 

Já sabe qual é o seu mindset? Compartilhe conosco por meio dos comentários e, se desejar mudá-lo, como fará isso. Salve esse conteúdo para consultar sempre que precisar.