Nos dias de hoje, muitas pessoas estão procurando adquirir carros, casas e até terrenos em leilões. No entanto, muitas vezes os valores atrativos fazem com que as pessoas deixem de lado o bom senso. Sendo assim, acabam por não notar alguns pequenos detalhes e caem em golpes de leilões.

Esses golpes atualmente estão rondando o mercado, e falsos vendedores estão se passando por representantes de empresas de leilões. Por isso, recomenda-se seguir algumas dicas e se precaver em relação a estes golpistas baratos.

No entanto, infelizmente, as pessoas são pressionadas por estes estelionatários, que se aproveitam da oportunidade e da boa fé de algumas pessoas. Sendo assim, fazem falsas promessas, além do preço baixo, pressionando o pagamento mediante perda da oportunidade.

Mas o pior de tudo é que os vilões desta história, os estelionatários, estão procurando desenvolver métodos online para fazer as pessoas caírem em golpes. Estão fazendo páginas fake ou phishing, semelhante a de empresas sérias do mercado, e com isso, fazendo com que muitas pessoas de boa fé sejam lesadas.

Como ocorrem os golpes de leilão?

Infelizmente, essa corja de golpistas está cada vez mais se modernizando. Existem até investigações na polícia federal em relação a facções ligadas a esses golpes. E, hoje, eles estão usando vários meios para poder enganar as pessoas, e vamos te apresentar alguns deles:

Falsos Representantes por Whatsapp

O estelionatário acha em alguma base de dados, ou até mesmo estuda o perfil das pessoas na rede social antes de atacar, por exemplo. Ele procura sempre pessoas que são de classe média-alta, e portanto, entra em contato para dar o golpe.

Se dizem representantes de alguma empresa de leilão do mercado brasileiro, e com isso, enviam uma série de materiais. As pessoas que estão sendo vítimas desse golpe, não procuram a empresa para saber se realmente aquela pessoa é representante.

Acontece que, muitas das vezes, esses golpistas procuram desenvolver sites, blogs ou até mesmo usam CPNJ sérios para se passarem por verídicos, por exemplo. Ademais, procuram sempre sanar todas as dúvidas do usuário com informações semi verídicas.

Apresentam dados falsos, mídia kits, e até mesmo vídeos apresentando o carro, terreno ou imóvel supostamente objeto de leilão. Esses estelionatários estão cada vez mais antenados em usar a tecnologia a favor do golpe deles.

Falso Leilão de Casas

Um dos maiores sonhos de todas as pessoas é ter sua casa própria. Há famílias que juntam dinheiro durante anos para realizar este sonho. Elas procuram na internet e acabam por cair em sites falsos ou até encontram em redes sociais falsos representantes.

O mau-caratismo é tão grande desses golpistas que às vezes eles chegam até a visitar a casa do usuário para mostrar toda uma documentação (falsa), para fechar negócio. Há deles que alugam imóveis e levam as vítimas do golpe até o local.

Eles procuram mostrar o imóvel supostamente objeto de leilão e fazem toda a documentação falsa do objeto supostamente em questão. Portanto, esperam as pessoas depositarem o dinheiro e depois somem do mapa.

Falso Leilão de Veículos

Esse é um dos que mais está ocorrendo no mercado atualmente, o falso leilão de carros. Muitas das vezes as pessoas caem neles ao encontrar supostamente representantes em sites como OLX e outros. Os estelionatários procuram marcar um local com a pessoa para apresentar o carro.

Há casos em que eles marcam o local, levam o carro, a pessoa olha, e para as vítimas, é apresentada toda uma falsa documentação do carro. E com isso, acabam por depositar valores na conta destes golpistas que somem em seguida.

Recentemente foi noticiado na TV, que golpistas alugavam locais para apresentar os carros objetos de um suposto leilão. Marcavam de levar muitas pessoas ao local, e faziam ali um falso leilão na hora. As pessoas vítimas acabavam por depositar os valores.

Só que eles não liberavam o carro no momento, pediam alguns dias para poder resolver supostos problemas de documentação e com isso sumiam do mapa. Infelizmente, muitas pessoas leigas acabaram por ser vítimas de supostos golpes.

Mas, vale lembrar que eles não se limitam só aos meios físicos. Muitos dos golpes estão sendo dados por via online. Então, procure averiguar direitinho se a pessoa em questão realmente é representante daquela empresa ou se ela realmente existe.

O que fazer se cair em golpes de leilão?

Infelizmente essa é a parte ruim… Caso você tenha sido vítima de um golpe em leilões de alguma natureza, você deve tomar algumas atitudes. Dentre elas, o que você deve fazer é:

  • Procure registrar um boletim de ocorrência;
  • Colete de informações e abra um processo judicial;
  • Denuncie no fraudeemleiloes.com;
  • Em seguida, aponte o crime nos anúncios em comentários;
  • Feito isso, procure fazer a divulgação do golpe e dos golpistas;
  • Se possível for, faça um informe público na região onde ocorreu;
  • Procure por outras pessoas que caíram no mesmo golpe e façam denúncias coletivas.

Se você procura uma empresa série de leilões, você poderá contar com a e-leilões, e não terá essas dores de cabeça.

Infelizmente, muitas pessoas acabam por não saber o que fazer neste momento. Sendo assim, siga as dicas apontadas acima para reverter a situação e fazer com que os culpados sejam punidos.