seo para jornalistas
Dicas de SEO para Profissionais da Comunicação

Caso seja um profissional da comunicação, aprender SEO para jornalistas é de suma importância para o futuro do seu ofício, ainda mais se o seu cotidiano é escrever artigos em portais e/ou sites de clientes.

SEO significa Search Engine Optimization em inglês, o que quer dizer otimização do mecanismo de busca. É uma técnica utilizada para que conteúdos sejam encontrados mais facilmente em sites de busca, como o Google, Bing ou Yahoo.

Elas funcionam da seguinte forma: por conta de determinadas características de materiais publicados, eles aparecem mais facilmente depois de algumas procuras nesses sites. Isso faz com que sejam textos muito mais divulgados e acessados, o que é benéfico para você e para seu site.

Existem maneiras diferentes para que você consiga divulgar seus materiais e, por conta disso, é preciso entender como cada uma delas funciona. Você pode apostar na utilização de palavras-chave, mas também pode investir no engajamento dos leitores dos seus conteúdos. Busque conhecer as técnicas de SEO e aplicá-las para obtenção de melhores resultados.

Dicas de SEO para Jornalistas

search engine optimization para jornalistas
Práticas de Search Engine Optimization para Profissionais Jornalistas

Hoje em dia, você, como jornalista ou como redator freelancer, precisa conhecer como utilizar as palavras-chave ao seu favor, atingindo um público melhor e mais qualificado. O ideal é atingir seu público-alvo com mais facilidade, e as técnicas de SEO são perfeitas para que você consiga esse resultado.

Nesse sentido, existem algumas dicas que podem facilitar seu conhecimento na área de SEO para aprender a destacar as publicações, fazendo com que elas apareçam quando os conteúdos relacionados a ela são procurados na internet.

Confira, a seguir, cinco dicas importantes de aplicação de SEO para jornalistas ou redatores freelancer.

1) Defina suas Palavras-Chave

É crucial que você defina as palavras-chave do seu conteúdo para que ele apareça com destaque em mecanismo de busca. Por conta disso, é muito mais simples definir quais serão as palavras-chave antes mesmo de escrever seu artigo ou de publicar seu material.

É importante utilizar essas palavras várias vezes, mas de forma natural. Se você tentar utilizar as palavras-chave a qualquer custo, você pode se encaixar no keyword stuffing, reconhecido pelos sites de busca.

2) Use Palavras-Chave de Cauda Longa

Além de definir suas palavras-chave antes de escrever o conteúdo, é essencial que elas sejam longas e específicas. Se você decidir por vocábulos muito simples ou abrangentes, será mais difícil ainda de otimizar o seu conteúdo para os mecanismos de busca.

Por conta disso, busque escolher palavras-chave que tenham uma relação mais clara com seus materiais e que especifiquem bem o assunto sobre o qual você vai tratar.

3) Verifique seus Concorrentes

Antes de escrever seu próprio conteúdo e publicá-lo, faça uma busca e perceba as palavras que se destacam. Com base nisso, será mais fácil decidir um foco para seus próprios artigos e materiais.

4) Melhores suas URLs

As URLs são o endereço das páginas, os links. Alguns sites e produtores de conteúdo criam URLs muito longas que ficam desorganizadas e não chamam atenção. No seu site ou blog, é imprescindível otimizar as URLs, fazendo com que elas fiquem mais curtas, sucintas, claras e organizadas.

Além disso, lembre-se de que, quando você já definiu uma URL e a divulgou dessa maneira, o adequado é mantê-la para que o seu site fique com a credibilidade estabelecida.

5) Divulgue seu Site

Se você tem conteúdos interessantes, artigos legais e artes que valem a pena ser vistas, não as deixe restritas apenas para você. Divulgue seu site e faça com que as pessoas interajam nele para mais destaque do seu material.

Uma palavra que está muito em pauta é o ENGAJAMENTO, ou seja, os comentários, curtidas e compartilhamentos dos indivíduos nas redes sociais. Invista no engajamento como maneira de otimizar a busca do seu conteúdo em sites de busca e, consequentemente, aumentar os seguidores do seu site.

Lembre-se, portanto, de investir na divulgação e no uso das palavras-chave de forma natural e sensata, mas consistente. Citar esses vocábulos algumas vezes durante os materiais é suficiente, não é necessário repetir a mesma palavra sem necessidade e fora do contexto.

É importante apostar na interação e também na otimização das buscas, para que seus conteúdos se tornem mais constantes e frequentes na busca através dos mecanismos.

Conclusão

Hoje em dia, o Google domina a questão dos mecanismos de busca. Por conta disso, é interessante que você tenha conteúdos adaptados ao SEO para jornalistas para que apareçam, de fato, nesse site (e em outros), popularizando o seu site e os seus materiais publicados.

Em uma busca orgânica, é fundamental que você garanta que o seu site estará ocupando uma das primeiras posições, chamando leitores e internautas para que leiam e interajam com as publicações.

Não esqueça de fazer uma combinação de todas as técnicas acima, utilizando-as concomitantemente para que você atinja melhores resultados, tanto em quantidade de visitantes quanto em ganhos financeiros.

Além disso, manter a organização e a qualidade dos artigos publicados, por exemplo, mesmo com as palavras-chave, é essencial, já que isso vai garantir a continuidade do consumo dos conteúdos que você posta.