Empreendedorismo

Quanto ganha um piloto de drone profissional?

Ser um piloto de drone é uma profissão com futuro. De acordo com dados de um relatório de Pesquisa e Mercado, a previsão de crescimento do setor nos próximos 8 anos é de 51%. Mas a dúvida é, quanto ganha um piloto de drone profissional?

Pilotos profissionais de drones trabalham em diferentes setores: audiovisual, agricultura, turismo, topografia, logística, emergências, etc.

Você gostaria de fazer parte de um setor empolgante? Neste artigo, trouxemos quanto ganha um piloto de drone profissional.

Quanto ganha um piloto de drone profissional?

De fato, o valor que um piloto de drone ganha depende muito do setor em que atua. Veremos abaixo alguns dos principais setores.

Além disso, ele pode abrir uma empresa e trabalhar para si mesmo. Trabalhar como piloto de drone para si mesmo entra na categoria pequenas empresas e grandes negócios.

Quais setores o piloto de drone profissional pode atuar?

O uso de drones no setor audiovisual

Entre as vantagens que os drones trazem para o setor audiovisual, destacamos:

  • Economia de tempo para filmar. Como o drone é capaz de filmar uma área muito grande, você certamente irá economizar muito tempo. Além disso, ele pode filmar e tirar fotos de coisas muito grandes.
  • Versatilidade ao fazer planos. O drone permite que você grave uma infinidade de planos diferentes daqueles que seriam feitos com outros dispositivos.
  • Qualidade das imagens capturadas. Em um nível técnico e criativo.

O uso de drones no setor agrícola

As vantagens do uso de drones no setor agrícola são:

  • Controle e medição do status da cultura. Graças aos dados obtidos, podemos diagnosticar necessidades e antecipar possíveis doenças e pragas.
  • Economia de custos e mão de obra. Graças aos drones agrícolas, você pode obter maiores rendimentos e menor consumo de produtos fito farmacêuticos, para aumentar a precisão e a eficiência por hectare.
  • Minimize o risco à saúde dos trabalhadores. Como o operador não está perto do tratamento fitossanitário, o risco de comprometer o trabalhador é minimizado.

O uso de drones no setor de emergência e resgate

Em situações de emergência, o uso de drones traz diferentes vantagens nas tarefas de resgate:

  • Localização de pessoas e resgate. Graças à versatilidade da configuração dos drones, podemos equipá-los com câmeras de visão noturna, infravermelho e termográficas que facilitam o trabalho de resgate.
  • Vigilância e controle. Para eventos com altas concentrações de massa, os drones oferecem grande ajuda quando se trata de proteger e monitorar o perímetro para controlar se não há distúrbios.
  • Ele ajuda a combater incêndios. Existem drones especializados capazes de controlar e medir a situação do incêndio, além de ajudar a extingui-lo.

O uso de drones no setor de construção

Cada vez mais, mais e mais tarefas com a necessidade de drones estão sendo vistas no setor da construção, o que significa mais ofertas de emprego para pessoas que sabem como usar um drone. Alguns dos benefícios do drone na construção são:

  • Recreação da terra: Para os arquitetos, o uso de drone permite que ele recrie a terra por meio de infográficos, mapeamento do ambiente, a fim de coletar todas as informações e ajudar a equipe de forma mais rápida e eficiente.
  • Monitore o estado da construção.

A busca por soluções alternativas em um mercado tão competitivo significa que novas tarefas aparecem todos os dias para serem realizadas com drones e isso leva ao surgimento de novas oportunidades de carreira para pilotos de drones.

O uso de drones em tarefas de segurança, controle e inspeção

Empresas dedicadas à vigilância de grandes instalações estão incorporando frotas de drones e pilotos para tarefas de controle.

Uma visão aérea facilita a detecção de intrusos de forma mais rápida e eficaz. Quanto ao setor industrial, as usinas de energia usam drones com câmeras técnicas para detectar pontos de calor e possíveis falhas em suas instalações: painéis solares, linhas de energia, moinhos de vento…

Requisitos para ser um piloto profissional de drone

Em primeiro lugar, para trabalhar como piloto profissional de drones, é necessário ter o treinamento e a experiência necessários.

Para fazer isso, é necessário fazer um curso de piloto de drone e ter um mínimo de horas de voo credenciadas em um diário de bordo. Com esses requisitos, é possível acessar ofertas de pilotos de drones.

No entanto, se você quiser optar por ofertas de emprego que exijam pilotos de drones especializados, é necessário ter concluído um treinamento específico ou até mesmo um certificado.

Por exemplo, para pilotos de drones em agricultura de precisão, é aconselhável fazer o curso de especialização e, se, além disso, você for um engenheiro agrônomo, poderá optar por ofertas para trabalhar em armazéns, a aplicação de produtos fito farmacêuticos, etc…

Contudo, um curso inicial poderá fazer você entrar no mercado de trabalho, pois existe muita demanda por pilotos de drone.