O que significa marketing de conteúdo?
O que significa marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é um serviço que fornece ativos de conteúdo valiosos e relevantes que fazem parte de uma estratégia geral de marketing.

Uma forte estratégia de marketing de conteúdo combinará a criatividade e a experiência de sua equipe com os objetivos estratégicos de negócios que você definiu para sua organização e ajudará a atrair novos clientes para sua marca.

Processo do marketing de conteúdo para SEO

O processo perfeito de marketing de conteúdo usará técnicas de SEO, relações públicas digitais e criatividade, além de conhecimento específico do setor e do público.

Para muitas empresas, especialmente aquelas que estão começando, o marketing de conteúdo simplesmente envolve um site, um blog e qualquer perfil de mídia social que eles tenham criado.

Se isso lhe soa familiar, você não está sozinho; muitas empresas estabelecidas e líderes de mercado estão tratando o conteúdo da mesma maneira.

Os blogs são importantes para a criação de classificações positivas para as principais palavras-chave no SERPS, mas o marketing de conteúdo tem um escopo muito mais amplo do que simplesmente produzir um blog escrito regular.

De fato, refere-se a qualquer informação que é apresentada a um público fora da sua empresa.

Aqui está uma lista restrita que você pode usar para considerar as opções para sua próxima campanha de marketing de conteúdo, se estiver com dificuldades para olhar além do blog:

  • Infográficos e imagens
  • Vídeos
  • Planilhas para download
  • Cursos de treinamento
  • Posts em redes sociais, GIFs e memes
  • Ferramentas e jogos interativos
  • Podcasts
  • Estudos de caso e depoimentos
  • E-books, livros e audiolivros

Descobrir o leque de opções disponíveis para você pela primeira vez pode ser empolgante se você é novo no marketing digital.

Sempre que um cliente não pensa nas opções acima e além de um blog básico, é ainda mais emocionante capturar sua imaginação com abordagens ao marketing de conteúdo que talvez nunca tenham pensado antes.

Qual é o objetivo do marketing de conteúdo?

Agora que temos uma coleção de novas táticas e abordagens a considerar, precisamos entender o objetivo do seu marketing de conteúdo, se você deseja obter resultados tangíveis.

Normalmente, o objetivo do seu marketing de conteúdo é entregar uma ou várias das seguintes metas para sua empresa:

Para conseguir isso, seu marketing de conteúdo deve incluir uma variedade de técnicas personalizadas para você, sua empresa e, o mais importante, seu público.

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida

Todos queremos criar estratégias bem-sucedidas de marketing de conteúdo e destacar os nomes de nossos clientes, recebendo os elogios que merecem. Mas como isso é possível?

Na verdade, não é um alvo inacessível; requer apenas uma grande quantidade de preparação e dedicação, e é aí que algumas empresas ficam perdidas.

Antes de iniciar sua campanha, reserve um tempo para definir claramente as principais metas.

Essa será a espinha dorsal de sua estratégia e ajudará a garantir que seus esforços de marketing de conteúdo sejam direcionados para uma meta final.

Seja para aumentar a conscientização da marca, aumentar o tráfego, a aquisição de links ou os compartilhamentos sociais, estabelecer objetivos definitivos ajudará você a alcançá-los.

Vendendo seus serviços de Marketing de Conteúdo

Quando seu cliente entrar pela primeira vez, marque uma reunião para conversar sobre a atual estratégia de marketing de conteúdo e estabelecer o que funcionou e o que não funcionou no passado. Isso economizará tempo quando você chegar ao estágio de ideação mais tarde.

Depois de estabelecer os principais objetivos de sua campanha, é hora de pensar em seus objetivos.

Esses são os objetivos individuais que você deseja que cada conteúdo que você crie atinja. Seu conteúdo não será o mesmo, assim como seus alvos.

Seus objetivos principais e micro precisam se encaixar na sua estratégia geral, portanto, verifique sempre se o seu conteúdo está vinculado à visão geral.

Antes de começar a criar seu conteúdo incrível com o objetivo de obter sucesso, você precisa estabelecer quem é seu público.

Esse pode ser um grupo demográfico específico, mas, na maioria dos casos, seu público será composto por vários grupos de pessoas.

Uma maneira prática de segmentar seu público-alvo é definindo suas características e posição social. Sites como o YouGov Profiles são uma ferramenta eficaz para isso.

Ao estabelecer os grupos de indivíduos em seu público, você pode incluir conteúdo adaptado a eles em seu plano de Marketing de Conteúdo. Isso garante que seu conteúdo ressoe com as pessoas certas.

Caso contrário, você está apenas criando conteúdo e esperando o melhor – e seus clientes merecem mais do que isso.

Trabalhe o SEO corretamente

O SEO na página não é algo que você deve evitar. Ao usar ferramentas como a Übersuggest, você pode fortalecer sua cópia, ajudar a apoiar a estratégia de SEO e tornar seu conteúdo mais direcionado.

Übersuggest é uma ferramenta de palavras-chave gratuita que fornece sugestões direcionadas com base em um termo base.

É um recurso eficaz se você está lutando para criar títulos fortes ou apenas precisa de alguma inspiração para tópicos de conteúdo.

Quando se trata de criar seu conteúdo, a abordagem testada e comprovada pode funcionar para você, mas vale a pena tentar métodos alternativos.

Por exemplo, partes maiores de conteúdo podem oferecer uma grande quantidade de valor que você pode ter dificuldade em alcançar no mesmo período com partes menores de conteúdo.

Ahrefs é outra ferramenta fantástica à sua disposição. Além da análise de backlink que você pode executar, o software também permite pesquisar as 10 principais partes de conteúdo mais compartilhadas por tópico.

Portanto, é ótimo para ter uma ideia do que seus concorrentes estão criando e dos tópicos nos quais seu público-alvo está interessado.