Marketing de influência

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 97% das pessoas buscam informações e opiniões na internet antes de qualquer aquisição.

Um fenômeno interessante é o impacto dos influenciadores digitais na decisão de compra dos usuários na internet. Segundo o Youtube, 6 a cada 10 usuários da rede compraram algo por indicação dos influencies e criadores de conteúdo que eles seguem. 

É um número muito alto que atesta uma realidade: quando se sentem próximos dessas pessoas, acompanhando tudo que postam, os usuários são influenciados pelas indicações e recomendações.

Qual o motivo de tanto sucesso? Bons influenciadores são profissionais despojados e criativos que conseguem ter novas ideias diariamente para ajudar, entreter ou indicar algo aos seus seguidores de forma divertida, real e próxima das pessoas. Pelos números apresentados, percebemos que isso dá certo! 

Consequência do sucesso dos influenciadores

Com a revolução/sucesso dessas estratégias, surgiu um novo mercado, o qual promete alavancar os resultados das empresas nas redes sociais: o marketing de influência. Essa solução permite que empresas procurem por influencies para que possam divulgar produtos e serviços.

De fato, é algo eficiente e muito vantajoso para os negócios. A questão é que por ser um método relativamente novo, muitos empreendedores e até mesmo equipes de marketing, não sabem como desenvolvê-lo.

Ao contrário do que muitos pensam, marketing de influência não é apenas enviar “recebidos” e “mimos” para os influencies na esperança de que eles divulguem sua marca. Então, o que de fato é essa estratégia? Como criar uma campanha de marketing de influência? Confira as respostas para essas e outras dúvidas sobre o tema ao longo deste conteúdo!

Campanhas com influenciadores são eficientes? Sim, se feitas corretamente!

Quem nunca acompanhou algum influenciador mostrando seus “recebidos” ou “mimos”? Enviar produtos para os influencies divulgarem para seus seguidores é uma estratégia comum das empresas. 

É um bom método, mas não é a melhor estratégia para trabalhar com os influenciadores. Os resultados podem ser muito maiores se o profissional mostrar que usa o produto e atestar seus resultados, por exemplo, ao invés de apenas mostrar que recebeu algo. 

Deu pra ver que as campanhas de marketing de influência vão muito além do seeding, certo? Envolvem pesquisa, análise e uma certa relação com os influenciadores que de fato vão trazer resultados.

As campanhas com influenciadores digitais precisam ter propósito, roteiro e objetivos bem claros (como awareness ou conversão). São ações pensadas estrategicamente que podem fazer a diferença a longo prazo para as marcas.

Como realizar essas campanhas?

Simplificando, o processo é o seguinte: o primeiro passo para realizar essas campanhas é traçar um plano estratégico de acordo com os objetivos e necessidades da empresa. Então, é preciso encontrar os influencies mais adequados para atingir essas metas.

Neste momento, é possível fazer o “seeding” (ou seja, enviar os mimos), mas a empresa também pode optar por uma ação com influenciadores, na qual possam produzir e postar uma certa quantidade de publicações sobre o produto – que podem ser feitas no feed,stories, reels, lives, publipost, menções no Twitter, Youtube ou qualquer outra rede social do profissional. 

Vale lembrar que cada um desses serviços tem valores diferentes, é claro. Tudo depende da quantidade de seguidores e do engajamento que o influenciador tem com seu perfil. 

Caso os estudos da empresa ou assessores responsáveis por conduzir tais ações indiquem que enviar mimos ou mídia kit para os influenciadores é uma boa opção, o ideal é enviar um presente personalizado, contar um storytelling para chamar a atenção do influenciador e interessá-lo a ponto de divulgar a marca. 

Isso porque esses profissionais não são obrigados a postar sobre o que receberam. Sendo assim, é importante atraí-los e fazer com que tenham interesse no que foi enviado – bem como um apreço por sua marca.

Veja bem, não queremos dizer que essa estratégia é inadequada. Nosso intuito é apenas mostrar que existem outras diversas possibilidades dentro do mercado de marketing de influência que podem trazer  mais resultados para as empresas.

Como fazer?

O mais indicado é procurar por agências especializadas em marketing de influência. São profissionais extremamente capacitados nesse novo segmento e, por isso, conseguirão traçar estratégias assertivas – sem desperdiçar investimentos da sua empresa.

Além disso, especialistas em marketing de influência são as melhores pessoas para indicações de contratos, meios de pagamento e métricas que de fato funcionam.