A eletricidade é freqüentemente apontada como a alternativa mais ecologicamente correta à gasolina tradicional. No entanto, um estudo recente mostra que não é esse o caso: este título prefere ir para o gás natural veicular.
Ao longo de todo o seu ciclo de vida, os veículos a GNV têm um melhor equilíbrio de gases do efeito estufa do que todos os tipos atuais de motor. Esta afirmação é surpreendente à primeira vista, mas faz todo o sentido ao comparar o CNG com outras opções.
Veículos a GNV, uma escolha ecológica
O que faz com que o gás natural veicular tenha um equilíbrio ecológico melhor do que outros combustíveis? Em primeiro lugar, o uso do GNV reduz quase completamente a emissão de resíduos da combustão (partículas finas nocivas). Isso é especialmente uma vantagem no caso de caminhões pesados , que geralmente geram uma grande quantidade de caminhões .
Além disso, o uso do GNV emite até 25% menos gases de efeito estufa do que a combustão do diesel, que é o combustível mais consumido pelos caminhões. A transição para o gás natural comprimido é, portanto, uma solução que está se mostrando ecologicamente correta para as empresas que empregam uma frota de caminhões.
Produção de GNV, processo com baixa pegada ecológica
O gás natural está frequentemente associado à extração de gás de xisto, um processo muito prejudicial ao meio ambiente, o que lhe dá má reputação. No entanto, essa não é a única forma de se obter gás natural.
O biogás , processo utilizado pela EBI para produzir gás natural, é um processo totalmente renovável que não emite gases de efeito estufa. O método consiste em transformar materiais orgânicos em biogás, armazenando-os em ambiente livre de oxigênio, sob condições controladas.
Os resíduos orgânicos se transformam em biogás durante o processo de fermentação, que depois é refinado em gás natural pronto para ser usado como combustível. Esse método permite a produção de gás natural totalmente renovável, já que a matéria-prima é praticamente inesgotável.
Veja também: Como Criar Link para Whatsapp
A pegada ecológica dos veículos elétricos é tão baixa quanto é reivindicada?
Embora os veículos elétricos não emitam gases de efeito estufa, sua fabricação deixa uma pegada ecológica muito significativa. De fato, de acordo com um estudo recente do ADAC , a poluição causada pela produção de baterias para veículos elétricos os torna um veículo muito menos ecológico do que se possa imaginar.
Na verdade, a ecoavaliação dos veículos elétricos só se tornaria mais favorável do que a dos veículos a gasolina ou diesel após 8 a 14 anos de uso. Nessa perspectiva, o gás natural comprimido atualmente possui o melhor equilíbrio ambiental de todos os combustíveis comuns.
Entre em contato com a nossa empresa
Sua empresa emprega veículos industriais e gostaria de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, optando por uma solução econômica de combustível? A conversão para gás natural comprimido é provavelmente uma opção que se adapta bem à sua situação.
Também realizamos processo de reteste gnv no rio de janeiro.
Para uma transição para o GNV com preços competitivos, entre em contato com a nossa empresa. Teremos o prazer de discutir com você as opções de transição de energia ideais para sua empresa.