Conheça a estratégia direcionada ao envio de propostas ao seu cliente ideal
Conheça a estratégia direcionada ao envio de propostas ao seu cliente ideal

Saiba qual estratégia adotar para alavancar seus lucros com a realização de um curso de Account Based Marketing ou Marketing baseado em contas. A maneira mais direta e mensurável de entender quem são os seus clientes ideais e como aplicar métodos práticos para obter resultados incríveis. Continue lendo para mudar hoje os rumos do seu negócio.

 

Entenda o Account Based Marketing (ABM): estratégia direcionada ao seu cliente ideal

O Account Based Marketing (ABM) é uma estratégia que visa produzir campanhas bem pensadas para clientes de uma empresa através da identificação das contas, geração de listas, criação de ofertas personalizadas bem como o planejamento de campanhas para mensurar os resultados finais.

Nessa estratégia é importante procurar cursos sobre o tema, principalmente se você não conhece muito de segmentação de atuação, ciclo de vendas, ticket médio, receitas, entre outros.  

 

Como funciona a estratégia para seleção de clientes em potencial?

A estratégia utilizada em um curso de Account Based Marketing visa sempre a busca pelo seu cliente ideal através da qualidade do produto e não pela quantidade ofertada. Donos de empresas ou profissionais de Marketing que almejam melhorar seus investimentos em campanhas de sucesso devem apostar nesse tipo de ação.

 

Essa estratégia funciona para empresas que vendem produtos ou serviços complexos. A estrutura dela se divide em três pilares principais: indo de quem produz para quem consome.

É feita uma divisão em pirâmide com o objetivo de personalizar o conteúdo oferecido para empresas específicas. De baixo para cima nessa pirâmide temos a relação: um para muitos, onde há automação de campanhas de marketing com muitos clientes em escala.

Temos uma relação: um para poucos, onde há criação e execução de programas semi-personalizados de um grupo seleto e a relação: um para um, que é a criação e execução de programas customizados para contas individuais.

 

O que é a ABM?

O Account Based Marketing ou Marketing Baseado em contas (ABM) é um tipo de estratégia de marketing focado em serviços personalizados para empresas exclusivas. O objetivo principal nesse tipo de posicionamento é ofertar produtos e serviços para possíveis compradores no intuito de atender suas necessidades.

Em um curso de Account Based Marketing, é recomendado definir estratégias visando seu ROI (Return over Investment), ou “Retorno sobre Investimento”. Ou seja, usar essa métrica para validar investimentos realizados em campanhas específicas.

 

Quais seus benefícios

Devido a rápida mudança no mercado, os benefícios para profissionais que fazem cursos de Account Based Marketing é visível com pouco tempo de aplicação. Vamos saber quais as vantagens por trás dessa estratégia.

Mais eficiência e menos desperdício: por haver um foco específico em clientes ideais, a chance de prejuízo de investimentos é menor.

Maior qualidade e menor quantidade: o trabalho acaba se tornando mais eficiente, uma vez que será da competência do time de vendas o volume de produtos/serviços produzidos, assim como o ROI acaba sendo maior.

Mais proatividade e menos reação: devido a estratégia de Account Based Marketing ser vista como uma busca direta para clientes certos, a empresa não precisa esperar que eles venham até ela, a empresa por si só busca essa tomada de decisão.

 

ABM e Inbound Marketing: quais as diferenças

A principal diferença entre o que é Account Based Marketing e Inbound Marketing é que no ABM o foco será na qualidade do produto/serviço, enquanto no Inbound Marketing o objetivo será na quantidade, uma vez que esta estratégia foca em atrair o máximo de pessoas para o negócio e gradualmente passar a afunilar esses “clientes”.

Já no Marketing Baseado em contas fixa-se em qualificar suas campanhas e ter um posicionamento mais assertivo com seus futuros clientes.

 

Como realizar um curso Account Based Marketing?

Existem diversos cursos de ABM no mercado e a forma mais correta de se começar é analisando se esse tipo de estratégia funciona para o seu tipo de negócio. O curso de Account Based Marketing propõe que equipes de vendas e marketing trabalhem coletivamente na criação de mensagens personalizadas para cada conta em potencial.

Agora que você já sabe como a estratégia de Account Based Marketing funciona, reúna-se com sua equipe, proponha uma estratégia piloto, idealize uma campanha e depois mensure os resultados.