Já ouviu falar da Manteiga Ghee
Já ouviu falar da Manteiga Ghee

Com as novidades da tecnologia e da ciência estamos aprendendo cada vez mais sobre o que é ter um estilo de vida saudável e principalmente se alimentar de maneira saudável. E mesmo que hoje o mundo seja extremamente industrializado estamos vendo uma invasão de produtos mais naturais e sem muita industrialização nas prateleiras dos mercados.

Vamos conhecer agora um alimento milenar usado na antiga tradição ayurvédica não só como alimento mas também como remédio e que agora está sendo redescoberto e caindo no gosto do público; vamos conhecer a manteiga ghee e seus benefícios para saúde!

 

O que é e quais são os benefícios da Manteiga Ghee?

A manteiga ghee é um alimento há muito conhecido pelo povo hindu e é utilizado pela medicina ayurvédica (tradicional medicina indiana). A manteiga ghee tem raízes muito importantes na tradição hindu que chama o alimento derivado de leite de vaca, animal sagrado para os indianos, de “ouro líquido”: apelido também justificado pela aparência da manteiga ghee.

A manteiga ghee é nada mais que manteiga clarificada. Quando derretida e levada a um ponto de fervura a manteiga irá perder todos os seus resíduos sólidos e possíveis toxinas. Uma vez derretida a manteiga se tornará 100% gordura saudável de origem animal.

Como dito, a vantagem mais imediata da clarificação da manteiga é limpá-la de seus resíduos tóxicos, impurezas e toda matéria sólida do leite se tornando assim uma manteiga que pode ser consumida até por intolerante à lactose. 

A manteiga ghee é ricas em vitaminas, tem 0 níveis de sódio, auxilia na digestão, tem ácidos graxos (que diminui o colesterol), tem ação anti-inflamatória e anti-oxidante.

 

Manteiga Ghee: alimentos naturais culinários e terapêuticos

Embora comece a se popularizar no Brasil e no mundo, a manteiga ghee não é nenhuma novidade. Na verdade a manteiga faz parte de uma tradição antiquíssima e ainda praticada na Índia, e por médicos e terapeutas especializados no Brasil e no mundo.

A medicina ayurvédica se utiliza de alimentos e tratamentos naturais como medicação e prevenção de diversas enfermidades e cada vez mais há um intercâmbio entre a medicina moderna e essas versões milenares de tratamentos de saúde.

 

Como é realizado o preparo da Manteiga Ghee?

A manteiga ghee é feita fervendo em banho maria a manteiga tradicional. Após a fervura começar uma espuma se levantará da manteiga líquida, essa espuma deve ser retirada porque é nela que há as impurezas e toda parte sólida da manteiga.

 

Quais são os nutrientes na Manteiga Ghee?

A manteiga ghee é rica nas vitaminas A, D, E, e K, em ácidos graxos que combatem o mau colesterol e segundo a medicina tradicional ayurvedica há benefícios espirituais no consumo da manteiga.

 

Como fazer a Manteiga Ghee em casa?

É muito fácil produzir a manteiga ghee em sua casa:

Tenha um recipiente de vidro que aguente altas temperaturas.

Coloque o recipiente de vidro em uma panela ou forma com água e aqueça em fogo baixo.

O recipiente de vidro com a manteiga irá aquecer e derreter a manteiga. Fique atento e retire toda a espuma que subirá da fervura da manteiga e descarte.

Repita o processo até sobrar um líquido bastante claro e sem resíduos.

Agora é só colocar novamente a manteiga no refrigerador para solidificar. A manteiga caseira pode ser guardada por três meses na geladeira.

 

Ingredientes da Manteiga Ghee

A manteiga ghee tem a mesma base da manteiga comum. Ela só é fervida e depurada.

 

Como pode ser consumida a Manteiga Ghee de forma saudável?

A manteiga pode ser consumida como a manteiga normal. Também pode ser usada em receitas ou mesmo líquida.

Só temos que tomar cuidado com os níveis de gordura que são levemente maiores na manteiga ghee que também contém um pouco mais de calorias do que a manteiga tradicional.