Deficiência de Vitamina B12 – Sintomas e Nutrição

A vitamina B12 é uma das mais importantes para os nossos corpos. Ainda hoje mais e mais pessoas sofrem de falta, tanto que já estamos falando de uma epidemia invisível. E não é uma coisa pequena: essa vitamina contribui para nos manter saudáveis.

A deficiência de vitamina B12 tem sintomas entre os mais diversos: de tremores nas mãos, depressão, dor nos membros, até que você começa a doenças como a doença de Alzheimer, esclerose múltipla e Parkinson.

Como podemos resolver a deficiência de vitamina B12, quais alimentos preferimos naturalmente assimilar a vitamina e os riscos que corremos se sentimos falta dela?

Porque a Vitamina B12 é Tão Importante?

As vitaminas, são 13, e são essenciais para o nosso bem-estar. São de fato as substâncias que ajudam o corpo a realizar muitas tarefas, participando de reações químicas. Eles participam da formação de órgãos e tecidos, extraem energia dos alimentos, ajudam a eliminar toxinas, protegem-nos de infecções e permitem que as células se comuniquem umas com as outras.

Apesar de fazer tantas coisas incríveis, o corpo não é capaz de produzi-las sozinhas, por isso devemos fornecê-las a nós através da nutrição, então o corpo assimila formando os estoques. Quando os estoques começam a declinar, pelas mais diferentes razões, corremos o risco de encontrar uma deficiência vitamínica que se manifesta com os mais variados sintomas.

Vitamina B12 não é Produzida Pelas Plantas

A vitamina B12 é uma dessas 13 substâncias e é essencial para o corpo. E é também porque é o único que contém cobalto; um oligoelemento cujo nome científico é cobalamina. Além disso, é a única vitamina que não é produzida pelas plantas, mas nos intestinos dos animais. Por isso que, se quisermos assimilar a vitamina B12, devemos consumir alimentos de origem animal.

Não se diz, porém, que uma dieta puramente onívora nos protege de uma possível deficiência vitamínica. Na verdade, nem sempre, ao introduzi-la com alimentos, a vitamina B12 é assimilada. Como? Tudo acontece porque para ir da boca à corrente sanguínea a B12 segue um caminho complexo. Uma barreira em qualquer ponto desse caminho pode causar a falta de assimilação.

O Que é Necessário Para a Vitamina Fazer Efeito?

Para se separar das proteínas, utiliza-se uma enzima, a pepsina, que é produzida apenas se houver ácido clorídrico suficiente no estômago. O estômago então produz o fator intrínseco, uma proteína que sustenta a passagem de B12; ligando-se a ele no intestino e transportando-o para o íleo, a parte final do intestino delgado.

No entanto, se o fator intrínseco é produzido inadequadamente ou não; o B12 não pode ser transportado para o íleo, tornando-se de alguma forma inútil para o organismo, que não pode fazer nada além de eliminá-lo com os outros resíduos.

Também pouca produção de ácido clorídrico pode provocar uma deficiência de vitamina B12. Muitas vezes este défice é devido à presença de gastrite atrófica, uma inflamação da mucosa gástrica.

Esta condição provoca uma diminuição na produção de ácido clorídrico que, consequentemente; conseguirá quebrar uma menor quantidade de vitamina B12 das proteínas. Mesmo aqueles que usam inibidores de bomba de prótons ou antiácidos estão em maior risco de deficiência de vitamina B12 devido à falta de ácido clorídrico.

Fatores de Risco com a suplementação de B12

Suplementacao-vitamina-b12
Suplementacao-vitamina-b12

Enquanto existem categorias específicas de pessoas em risco de deficiência de vitamina B12; como os idosos e aqueles que apenas sofrem de gastrite atrófica; esse déficit agora afeta indiscriminadamente pessoas de todas as idades e doenças no local, tais como a doença de Crohn, doença celíaca, o síndrome de alça cega ou aqueles que abusam de álcool e tomam drogas contra; diabetes, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico.

Como mencionado, a deficiência de vitamina B12 pode provocar uma série de sintomas muito diferentes devido às suas características e gravidade. A deficiência de vitamina B12 pode imitar muitas outras doenças, por isso o médico assistente pode não o reconhecer apenas a partir dos sintomas.

E às vezes você nem mesmo a reconhece por exames de sangue. Uma alta concentração de ácido fólico, outra vitamina B, pode fazer com que o hemograma seja completamente normal apesar da falta dele.

Aqui, então, explicou a grande epidemia de B12 que estamos experimentando.

Os Principais Sintomas da Deficiência de Vitamina B12

Dada a importância desta vitamina, uma deficiência pode causar muitos sintomas. Deve-se dizer que, como esse é um distúrbio progressivo, pode levar anos até que ocorram. Aqui estão os principais, cuja lista não é absolutamente exaustiva:

  • irritabilidade,
  • apatia,
  • sonolência;
  • mudanças de personalidade,
  • depressão (incluindo depressão pós-parto),
  • perda de memória,
  • demência,
  • deterioração mental,
  • alucinações,
  • comportamento violento,
  • em crianças, atraso no desenvolvimento e / ou comportamento autista,
  • sensações anormais (dor, formigamento e / ou dormência nas pernas, braços, tronco ou outras áreas),
  • diminuição das sensações táteis, dor e / ou febre, fraqueza (pernas, braços, tronco ou outras áreas),
  • tremor,
  • doença da artéria coronária,
  • infarto do miocárdio,
  • insuficiência cardíaca congestiva,
  • palpitações,
  • trombose venosa profunda,
  • falta de ar,
  • fraqueza geral,
  • fadiga ou fadiga crônica,
  • perda de apetite / peso ou anorexia,
  • dor epigástrica (dificuldade de digestão, sensação de plenitude e inchaço após refeições pequenas ou normais),
  • problemas gastrointestinais (diarreia, constipação),
  • osteoporose, maior predisposição a infecções,
  • zumbido (assobio ou zumbido nos ouvidos),
  • vitiligo (manchas brancas na pele) ou, pelo contrário, hiperpigmentação da pele,
  • calvície prematura.

Desempenha Um Papel Importante na Saúde

Não é de admirar que a deficiência de vitamina B12 por si só cause tantos sintomas. O motivo é simples, B12 realiza muitas atividades e desempenha um papel importante na saúde dos nervos, cérebro, sangue e sistema imunológico; bem como na formação de DNA.

Como resultado, a deficiência de vitamina B12 pode prejudicar a funcionalidade de quase todas as partes do corpo.

Em particular, a deficiência de vitamina B12 frequentemente afeta o sistema nervoso, causando danos à mielina, uma substância macia e gordurosa que cobre e protege as fibras nervosas.

Mielina, em outras palavras, desgasta, como com um cabo eléctrico, e isto provoca problemas neurológicos misteriosa e alarmante, dá entorpecimento, formigueiro e grossos braços e pernas, perda de equilíbrio e visão, impotência ou incontinência.

Efeitos Psicológicos da falta de B12

Como o cérebro e o sistema nervoso controlam nosso estado mental, a desmielinização causada pela deficiência de vitamina B12 também pode induzir perda de memória, confusão mental, alteração de personalidade, depressão e até psicose ou demência.

Em uma criança, o dano pode ser ainda pior, porque um cérebro jovem deve completar o treinamento e requer doses adequadas de B12 para crescer de forma normal.

À medida que a deficiência de vitamina B12 progride, o sistema imunológico também é vítima desse distúrbio porque não consegue mais produzir células brancas do sangue suficientes para combater as doenças. Como resultado, torna-se mais fácil direcionar infecções virais e bacterianas.

Mesmo o trato gastrointestinal, o útero e o ovário, assim como o sistema cardiovascular, podem causar sérios problemas se a deficiência não for preenchida.

Patologias Que Promovem a Deficiência de Vitamina B12

No caso de doenças já implantadas, é bom fazer um teste B12, pois elas podem causar uma deficiência, mas também podem ser causadas pela própria deficiência. Aqui estão as patologias:

  • demência – doença de Alzheimer,
  • esclerose múltipla,
  • autismo,
  • qualquer distúrbio neurológico,
  • qualquer distúrbio psiquiátrico,
  • neuropatia periférica (ligada a diabetes ou outros distúrbios),
  • qualquer forma de anemia,
  • síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS),
  • neurite ou atrofia óptica,
  • degeneração macular,
  • insuficiência cardíaca congestiva (ICC),
  • hiper-homocisteinemia,
  • diabetes mellitus dependente de insulina (diabetes tipo 1),
  • tonturas,
  • fibromialgia,
  • síndrome de fadiga crônica,
  • espondilose cervical,
  • impotência.

Além disso, não é incomum que ocorra deficiência de B12 em vários membros da mesma família, portanto, se você for diagnosticado com esse distúrbio, informe seus parentes.

Cuidados Especiais Durante a Gravidez

Tenha especial cuidado se estiver grávida: a maioria dos casos de deficiência de B12 em bebês e crianças é devida a déficits nas mães durante a gravidez e/ou amamentação. Se este for o caso, pergunte ao seu médico para verificar os valores de B12.

Mesmo se você estiver querendo ficar grávida e está com dificuldades para conseguir; verifique a vitamina B12. De acordo com estudos recentes, os problemas de infertilidade masculina e feminina podem ser ajudados por uma deficiência de vitamina.

Outros médicos relataram pacientes considerados inférteis, mas que completaram com sucesso a gravidez após uma terapia destinada a combater a deficiência de vitamina B12.

A conexão entre a vitamina B12 e a fertilidade é tão próxima que alguns médicos concluíram que seria importante “medir os níveis de B12 em cada paciente submetido a testes para infertilidade ou abortos recorrentes espontâneos”.

Segundo os pesquisadores, isso é especialmente importante hoje em dia; porque as mulheres em idade fértil recebem doses abundantes de ácido fólico graças a suplementos e alimentos enriquecidos, porque altos níveis desse nutriente podem mascarar a deficiência de vitamina B12.

Esses testes de diagnóstico podem ajudar muitas mulheres a engravidar e proteger muitas crianças dos efeitos devastadores da deficiência de B12 no útero, que pode causar defeitos do tubo neural, anormalidades neurológicas que podem levar ao retardo mental e até mesmo ao autismo.

Quem Tem Mais Risco de Ter Deficiências de Vitamina B12

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode desenvolver uma deficiência de vitamina B12. Algumas pessoas, no entanto, têm um risco maior de deficiência. Alguns autores de livros fazem uma lista bem definida:

  • vegetarianos, veganos e pessoas que seguem dietas macrobióticas,
  • pessoas com idade igual ou superior a 60 anos,
  • pessoas que foram submetidas a cirurgia gastrointestinal, incluindo cirurgia bariátrica para perda de peso,
  • pessoas que tomam regularmente inibidores, antagonistas dos receptores H2, antiácidos, metformina e medicamentos antidiabéticos similares ou outros medicamentos que possam interferir na absorção de vitamina B12,
  • Quem se submetem a cirurgia ou procedimentos dentários envolvendo óxido nitroso, ou que abusam desta substância para fins recreativos; pessoas com história de transtornos alimentares (anorexia ou bulimia),
  • com histórico de alcoolismo,
  • com história familiar de anemia perniciosa,
  • indivíduos diagnosticados com anemia (incluindo doença sidero pênica e falciforme e talassemia),
  • pessoas com doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, doença celíaca ou qualquer outra síndrome que cause má absorção de nutrientes,
  • indivíduos com doenças autoimunes (especialmente da tiroide e a doença de Graves), diabetes do tipo 1, vitiligo, lúpus, a colite ulcerosa, a infertilidade, adquirida agamaglobulinemia ou uma história familiar de estes distúrbios,
  • mulheres com história de infertilidade ou repetidas interrupções espontâneas da gravidez,
  • crianças nascidas e/ou amamentadas por mulheres com sintomas ou com risco de deficiência de vitamina B12.

O que fazer diante desta triste lista de sintomas e doenças e não se arriscar a se tornar uma das pessoas que tem risco de deficiência de vitamina B12? Sem dúvida, preencha a escassez, que é um dos distúrbios mais fáceis de curar. Por exemplo, com a fonte de alimentação correta.

Onde Encontramos Vitamina B12

Como mencionado, a única maneira de introduzir vitamina B12 em nosso corpo é através de alimentos de origem animal. Mais comumente vitamina B12 é encontrada em:

  • fígado,
  • amêijoas,
  • cavala,
  • caranguejo,
  • atum,
  • salmão,
  • truta,
  • sardinhas,
  • carnes vermelhas,
  • leite,
  • queijos,
  • iogurte,
  • ovos,

Depois, há alimentos de origem vegetal que contêm uma forma de B12 inativa e uma biodisponibilidade mais baixa. Entre eles estão:

  • produtos à base de soja,
  • Espirulina e Clorela,
  • cogumelos,
  • alguns alimentos fortificados, como cereais,
  • fermento fortificado,
  • leite vegetal fortificado.

Faça uma consulta com seu médico se achar necessário ou se a carência de vitaminas permanecer por alguns dias.