como surge o dente siso
Saúde e Bem Estar

Como Surge o Dente Siso?

O dente siso é um dos terrores de muitas pessoas, que sofrem com antecedência com o medo do que este dente pode causar.

Muitas vezes sua extração nem é tão dolorida, mas sempre deve ser feita pelo dentista. Ainda existem casos de pessoas em que esses dentes nem nascem.

E por isso trouxemos neste texto algumas informações para te ajudar a ficar mais tranquilo quanto ao dente siso.

O que é o dente siso e como ele nasce?

Estes dentes são os últimos molares e também os últimos dentes a nascerem, normalmente isso ocorre entre os 16 e 20 anos de idade. E geralmente quando nascem não há espaço suficiente para acomodá-los na boca.

O que pode causar a inclusão deles, ou ainda que fiquem presos embaixo do tecido da gengiva por outros dentes ou osso, o que causa a dor e inchaço da boca. Por nascerem mal posicionados, eles podem causar apinhamento e outros problemas na boca.

Quando nascem antes dos 20 anos de idade eles possuem raízes menores e mais fáceis de serem removidas. É recomendado que pessoas entre 16 e 19 anos que possuírem o dente siso, os examine para verificar uma possível extração.

Quando devo extrair meu dente siso?

Sempre que perceber dor, dificuldade na mordida, inchaços e desalinhamento dos molares ou desconforto, você deve procurar o dentista. Somente o profissional poderá avaliar quando existe a real necessidade de extrair o siso.

Nos casos em que os pacientes possuem mandíbulas maiores, esses podem comportar os quatro dentes em sua boca e não exigirem a extração. E existem muitas pessoas que passam por essa fase de nascimento do siso sem queixa de dores.

Apesar de na maioria dos casos ele ser realmente um processo muito doloroso, existem os casos de pessoas que nem sequer sabem que possuem os dentes sisos. Para evitar esse incômodo e melhorar sua saúde e bem estar é aconselhável procurar o dentista ainda na fase da adolescência.

Quanto antes eles forem extraídos, menores são as chances de sofrer problemas com eles. Como mencionamos, existem casos em que o nascimento deles passa despercebido, sendo descoberto somente quando causam problemas.

Aqueles que esperam motivos para extraí-lo, correm o risco de sofrer inflamações, dores ou até mesmo efeitos que causem o desalinhamento dos outros dentes.

Existem ainda alguns outros fatos que se ouve a respeito do dente siso, mas nem todos são verdadeiros. Pensando nisso, separamos aqui quais deles são verdades e quais são mitos.

Verdades sobre os dentes sisos

Esses dentes podem ser motivo de muita apreensão entre as pessoas, ainda mais porque existem muitas histórias a respeito dele. E muitas nem sempre são verdades, ou ainda podem ser verdadeiras, mas não acontecem com você.

Cada um de nós é diferente e reage de forma diferente às coisas que acontecem com o corpo, por isso não use a experiência dos outros como uma regra geral, nem sempre porque aconteceu com sua prima que vai acontecer com você também.

Algumas pessoas nem sequer nascem com os dentes sisos, ou ainda podem ter ele, mas não precisar fazer sua extração.

Outra verdade que você já deve ter ouvido sobre o dente siso, é que após sua extração é necessário cumprir o repouso. Ou ainda que o dente siso possui células tronco, esses são exemplos de boatos verídicos sobre esses dentes.

Mitos sobre os dentes sisos

Quem descobre que possui o dente siso já fica preocupado pensando no que ele pode causar e na dor que vão sofrer para o retirar da boca. Mas esse pode ser um processo tranquilo e sem muita dificuldade.

Aquelas conversas de que o do siso podem entortar os outros dentes, ou ainda que quando ele é extraído, todos os outros também devem ser retirados, é um dos mitos que somente servem para colocar mais medo em quem os possui.

Ainda existem aqueles familiares que dizem que o dente do siso pode ter cárie antes mesmo de nascer, que é preciso esperar que eles nasçam para serem retirados ou que ele é maior do que os demais dentes do fundo.

Isso tudo não é verdade, e apesar de jurarem ter acontecido você não deve acreditar.

É preciso também tomar cuidado ao realizar a cirurgia de extração converse com seu dentista para saber quais são as recomendações, o que pode e o que não pode fazer após retirar o siso, como por exemplo escovar os dentes normalmente depois da cirurgia ou comer alimentos normalmente.

Muito pelo contrário, você precisa tomar muito cuidado, afinal de contas é um processo cirúrgico e que exige cuidados e precauções a serem tomadas. Quando você não toma esses cuidados, os riscos de ocorrerem problemas e até doenças graves são grandes.

Pois, após a cirurgia os buracos onde os sisos estavam ficam expostos na boca e a cicatriz ainda está em processo de recuperação, ou ainda você pode acabar causando a abertura dos pontos se fizer um esforço muito grande.