limpar a casa
limpar a casa

Todo mundo odeia limpar, mas todo mundo adora uma casa limpa. Existe a melhor maneira de limpar sua casa rapidamente?

A maioria dos novatos não tem certeza se deve tirar o pó ou aspirar primeiro. Eles se perguntam se devem limpar a cozinha antes do banheiro ou vice-versa.

Siga este guia passo a passo, baseado em anos de experiência conquistada com dificuldade, para aproveitar ao máximo o seu tempo e limpar sua casa rapidamente:

 

Dicas de limpeza rápida

1. Limpe toda a casa, não um cômodo de cada vez

A limpeza é muito mais eficiente se você escolher uma tarefa (tirar o pó, aspirar, esfregar) e fazer a mesma tarefa em todos os cômodos da casa, em vez de limpar a cozinha, os banheiros e os quartos. Fazê-lo dessa forma evita que você se sinta em um ciclo de limpeza sem fim, iniciando a mesma tarefa repetidamente.

empresa de limpeza
empresa de limpeza

2. Reúna todas as suas ferramentas de limpeza em um caddie

Seja um caddie, balde ou sacola, ter tudo que você precisa para limpar em um local portátil torna muito mais fácil fazer o trabalho. Você não perderá tempo procurando ferramentas enquanto limpa e não precisa se preocupar em recolhê-las antes da próxima vez.

3. Limpe a desordem

Antes mesmo de começar a limpar, vá de quarto em quarto e arrume a bagunça. Ao pegar cada item – revistas, livros de bolso bem lidos, tênis velhos – pense se você deve guardá-los, jogá-los fora ou doá-los.

4. Poeira e vácuo

Antes de começar a tirar o pó, certifique-se de que os ventiladores de teto estejam desligados. Concentre o pó na parte superior dos móveis e na parte inferior das prateleiras, em corrimãos, porta-retratos, bugigangas e telas de TV. Para áreas de difícil acesso, como persianas e prateleiras superiores, amarre um pano de microfibra na ponta de um esfregão ou vassoura. Troque os lençóis dos quartos antes de passar o aspirador.

OBS: Caso tenha problemas com limpeza que tal entrar em contato com uma empresa especializada em limpeza?

entre em contato com nossa empresa de limpeza e obtenha um orçamento totalmente gratuito.

Aproveite e veja também outros posts:

5. Limpe espelhos e vidros

Use um pano de microfibra úmido, seguido de um pano seco para limpar todos os espelhos e superfícies de vidro.

6. Desinfete bancadas e áreas de superfície

Passe por sua casa e limpe as superfícies duras – de bancadas, eletrodomésticos e armários a maçanetas, interruptores de luz, controles remotos de TV e telefones. Você deve desinfetar algumas dessas superfícies, especialmente aquelas que podem levar germes aos dedos e rostos das pessoas.

Faça uma solução desinfetante atóxica misturando um quarto a meia xícara de vinagre de cidra branco ou de maçã com um copo de água.

7. Concentre-se em banheiras, pias e vasos sanitários

Borrife o limpador na pia da cozinha e depois nas pias, banheiras e vasos sanitários. Deixe descansar por alguns minutos para que o limpador tenha tempo de dissolver a sujeira e as manchas. Em seguida, volte para a cozinha e comece a esfregar. Não se esqueça de limpar o interior do micro-ondas. Limpe os banheiros por último.

Enquanto estiver na cozinha, você também quer ter certeza de que o seu lixo está em boas condições. Se você não tiver certeza da melhor maneira de limpar um triturador de lixo, 

8. Varra e depois esfregue

Varra o chão da cozinha e do banheiro. Comece a limpar do canto mais distante da sala e mova-se para trás em direção à porta (ou seja, não se esfregue em um canto). Enxágue o esfregão toda vez que completar uma área de 4 por 4 pés.

9. Continue se movendo ao aspirar

Não se preocupe em obter todos os cantos e recantos ao aspirar. Continue se movendo pela casa, passando o aspirador em todos os cômodos acarpetados de uma só vez.

Algumas tarefas não precisam ser realizadas todas as semanas. Isso inclui encerar os móveis, limpar as janelas e lavar os tapetes e esteiras do banheiro. Inspecione esses acessórios e use seu próprio julgamento.

10. Não se esqueça de lavar rotineiramente suas ferramentas de limpeza

Uma parte frequentemente esquecida da limpeza da casa é a manutenção de suas ferramentas de limpeza. Usar um esfregão sujo ou aspirador com o saco cheio é muito menos eficaz e você acabará gastando mais tempo tentando limpar.

11. Faça da limpeza uma atividade em grupo

Fazer a limpeza em equipe é uma das melhores maneiras de limpar uma casa rapidamente. Agende com antecedência com sua família e atribua tarefas a cada pessoa. Trabalhar juntos pode adicionar um pouco de diversão à limpeza, e sua casa estará brilhando em nenhum momento.