Inside Sales ou vendas internas é um método que surgiu no final dos anos 80 com os serviços de telemarketing. No entanto, existem diferenças entre o telemarketing e venda interna e uma dessas diferenças é que as Inside Sales são consultivas, ou seja, o vendedor também faz o papel de consultor.
O serviço de vendas internas atual pode ser realizado por qualquer pessoa, desde um micro empreendedor até uma grande empresa. Atualmente os vendedores internos conseguem atingir lucros altos com o modelo de vendas internas e desde 2020 vem surgindo lojas que adotam o modelo de Inside Sales.
O que é a venda interna?
O vendedor interno é um profissional que busca aprimorar os processos de vendas por meio de tecnologias, utilizando ferramentas digitais como o WhatsApp ou e-mail para fazer a venda de seu produto. Como as vendas são feitas à distância, o modelo se popularizou nos últimos anos sendo pela sua praticidade e a qualidade dos produtos.
Este conceito também é chamado de Inside Sales e vem se tornando uma prática comum por suas vantagens de trabalho, como as reduções de custos como o CAC e o aumento de produção.
Para que serve?
As Inside Sales são feitas de dentro da empresa, isto é, o vendedor vende seu produto à distância por meio de videoconferência, WhatsApp ou e-mail. Esse modelo se popularizou na pandemia do covid-19 onde começou a se intensificar de forma acelerada, sites como Amazon e Shopee foram os principais desse modelo a se popularizar.
Atualmente existem diversas lojas com esse modelo devido aos baixos custos e pelo grande lucro que se pode obter com as vendas. Também há o autosserviço, onde o cliente escolhe o produto e conclui a transação desse produto, ou seja, não há necessidade de falar diretamente com o vendedor para realizar a compra.
O que faz um vendedor interno?
Existem diversos cargos, que se dividem para cada etapa do processo comercial desse modelo, onde existe um tipo de vendedor interno diferente. Em geral, os vendedores internos são procurados para tirar dúvidas sobre o produto, a partir daí o vendedor irá transformar o cliente em consumidor desse produto.
Além disso, existe um conceito chamado Funil de Vendas que consiste na trajetória dos clientes até a marca onde são divididos em três fases. Os vendedores também participam dessas etapas: no topo do funil é onde o cliente é atraído pela empresa, o meio é o momento de gerar as oportunidades dessas vendas, e o fundo do funil é quando o cliente finaliza a compra, tornando-se de fato um consumidor.
Diferença entre vendas internas e externas
A diferença entre vendas internas e externas é que a primeira modalidade não requer a ida até uma loja ou a visita ao cliente pessoalmente, já na interna tudo é feito remotamente. Há pouco tempo, o Field Sales (vendas em campo) era muito mais comum do que é atualmente, mas com os avanços do Inside Sales, aos poucos tem se tornando obsoleto embora ainda seja muito presente em alguns campos.
A era digital permite que os processos das vendas se torne algo mais prático e de forma remota, sem se deslocar para outro lugar, utilizando e-mails, ligações e chats para realizar
uma compra ou fazer negócios complexos de forma online.
Como fazer uma venda interna?
Primeiramente, o vendedor interno precisa conhecer o produto que irá vender para tirar dúvidas caso o cliente as tenha. O processo é feito em reuniões online e com isso o cliente irá entender e poderá fazer questionamento a respeito do que lhe é ofertado.
Produzir conteúdos para o funil torna as vendas mais eficientes, onde cada estágio do funil é trabalhado com um foco específico trazendo matérias relevantes para chamar a atenção. Ademais, se adequar às novas ideias e ao mundo digital é de extrema importância para aperfeiçoar as vendas.
Quais as vantagens da venda interna?
O vendedor interno que adota o modelo de vendas internas busca duas coisas: diminuir os custos e vender mais e com maior eficácia. Em uma operação de venda interna, os vendedores ficam dentro da empresa e utilizam aparelhos como celulares ou computadores para fazer videoconferência com seus clientes e isso acaba sendo mais eficiente, reduzindo os custos em comparação com a field sales.
Segundo um artigo de Harvard “the growing power of inside sales”, a redução desses custos é de 55% comparado com a field sales. O CAC (custo de aquisição do cliente) também é reduzido e este inclui os investimentos para o marketing que visa atrair o cliente, como o corte do custo das viagens para visitar esses clientes, o que resulta em mais lucro.
Portanto, vendas internas são o futuro do comércio que será totalmente online e com maior alcance e performance, que tende a crescer de forma rápida trazendo oportunidades para pequenas empresas.