O que compõe a sala de cirurgia? Conheça os equipamentos principais
O que compõe a sala de cirurgia? Conheça os equipamentos principais
Saúde e Bem Estar

O que compõe a sala de cirurgia? Conheça os equipamentos principais

A composição de uma sala cirúrgica é cuidadosamente planejada, desde sua infraestrutura até os equipamentos hospitalares, como é o caso dos aparelhos fixos, os móveis e armários hospitalares. 

Esse planejamento é essencial para garantir um local seguro, eficiente e estéril para os profissionais da saúde, que passam o dia nesses ambientes, e para os pacientes, que precisam de conforto e extremo cuidado nos procedimentos. Por isso, a Endocommerce explica tudo sobre o assunto, confira!

Como é uma sala de cirurgia?

A sala de cirurgia precisa estar em uma área do hospital que apresente segurança às técnicas assépticas e, a recomendação é que o centro cirúrgico esteja próximo das unidades de terapia intensiva (UTI), das unidades de internação e do pronto-socorro. Dessa forma, há um menor fluxo de pessoas, que também contribui para a intervenção imediata nos casos. 

Segundo a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.º 307/2002, as salas cirúrgicas são classificadas em pequenas, para áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia, médias, para área geral e gástrica, e grandes, para cirurgias neurológicas, ortopédicas e cardiovasculares. Já a estrutura física deve ser:

●     Portas com mecanismo “vai e vem”, para não ser necessário o uso das mãos;

●     Piso com superfície lisa e resistente a agentes químicos, além de ser impermeável, resistente ao choque e de fácil limpeza;

●     Paredes resistentes com cores que evitam a fadiga e com cantos arredondados;

●     Teto resistente com sistema de segurança;

●     Rede de gases, sendo eles oxigênio, ar comprimido, vácuo clínico, óxido nitroso e nitrogênio;

●     A iluminação deve evitar o excesso de calor e eliminar os reflexos e sombras, além de ser necessário uma iluminação de emergência. 

Essas são as recomendações para a estrutura física que as salas de cirurgias devem seguir, de acordo com a NR-17, da portaria n.º 3214/78, por NBR 5413/92, da ABNT, além das exigências da NBR n.º 7256/82, NBR n.º 6493/94, NBR n.º 12188, e claro, da RDC n.º 307/2002.

O que compõe a sala de cirurgia? Principais equipamentos.

Todo ambiente hospitalar possui uma lista de equipamentos, fixos e móveis, que são obrigatórios para que os procedimentos sejam realizados de forma eficiente e segura para os profissionais e para os pacientes. Confira abaixo a lista de equipamentos hospitalares fixos: 

●     Foco Central;

●     Negatoscópio, para leitura de exames de imagem;

●     Ar-condicionado Central;

●     Canalização de ar e gases;

●     Prateleiras. 

Agora, os móveis são aqueles que podem ser transportados dentro do Bloco Cirúrgico (BC), para atender o roteiro do ato cirúrgico conforme o procedimento que será realizado. Saiba quais são os equipamentos móveis obrigatórios dentro da sala de cirurgia: 

●     Mesas auxiliares;

●     Mesa cirúrgica;

●     Mesa de instrumentos;

●     Monitores de pressão e batimentos cardíacos;

●     Foco Cirúrgico Portátil;

●     Bisturi Elétrico;

●     Aspirador de secreções;

●     Aparelho de anestesia;

●     Estrado;

●     Hamper (cesto para transportar roupas infectadas);

●     Coletores de materiais perfurocortantes;

●     Armários hospitalares

Além dos instrumentos posicionados na mesa de instrumentos que também compõe a sala de cirurgia, sendo eles: bisturis, pinças, tesouras, afastadores, espátulas, fios absorvíveis e não absorvíveis, porta agulhas, agulhas de sutura, grampos, fitas e vários outros. Com isso, os profissionais conseguem realizar um procedimento seguro e eficaz.

Quais os principais membros da equipe médica?

Os principais membros da equipe médica são dois auxiliares de enfermagem (um para o anestesista e outro para o instrumentador), enfermeiro que podem entrar e sair da sala quando necessário, o instrumentador, o qual é o braço-direito do cirurgião, o anestesista e o cirurgião. 

Todos esses profissionais formam equipes para que as atividades da unidade de cirurgia sejam seguras. Pois, caso algum problema ocorra, a equipe é apta para resolver e fazer com que os pacientes recebam o melhor cuidado possível durante e depois dos procedimentos.

Onde comprar equipamentos hospitalares?

Você pode encontrar equipamentos hospitalares em lojas de itens cirúrgicos, mas para conseguir um produto de qualidade excepcional e com preços ótimos, entre no site da Endocommerce e garanta já os melhores equipamentos e instrumentos cirúrgicos do mercado. 

A Endocommerce é pautada no respeito ao profissional e à qualidade de vida dos pacientes, além de ter produtos de qualidade, possuem um laboratório moderno com profissionais responsáveis, que garantem um serviço de qualidade. Visite o site da Endocommerce e compre os produtos ideais para você!