O licopeno se destaca quando falamos em compostos pigmentados por possuir alto poder antioxidante e atuar na manutenção da saúde de diferentes formas. É um carotenoide que pode ser encontrado facilmente em alimentos do cotidiano e deve ser consumido preferencialmente com uma fonte de gordura saudável por ser lipossolúvel.
Essa substância é considerada um carotenoide inativo, pois possui apenas atividade antioxidante e corante. Alguns outros carotenoides são capazes de converter-se em vitamina A no organismo e recebem o nome de carotenoides pró-vitamínicos. Saiba mais sobre o licopeno e como ele pode ser um grande aliado na saúde do homem.
O que é o licopeno?
O licopeno é um carotenoide, ou seja, ele faz parte da família de compostos pigmentados, sendo responsável pelas colorações vermelho, amarelo e laranja de vários organismos, inclusive os vegetais. Os carotenoides são lipossolúveis (solúveis em gorduras e óleos), e possuem ação antioxidante e fotoprotetora. O licopeno está disponível em abundância no tomate, mas também em frutas como goiaba e melancia.
Vale destacar que não é um composto produzido naturalmente pelo nosso organismo, por isso sua ingestão é tão importante para garantir os seus benefícios para a saúde, que veremos com mais detalhes adiante.
Para que serve?
O licopeno atua na proteção das células contra a ação dos radicais livres, devido a sua ação antioxidante. Isso reduz significativamente o risco de doenças crônicas, inclusive o câncer. Em comparação aos outros carotenoides, essa substância se destaca por ser capaz de retirar da circulação sanguínea elementos oxidantes, que são prejudiciais ao organismo.
A biodisponibilidade do licopeno é aumentada após o cozimento, por isso o consumo do molho de tomate é a melhor alternativa para o seu aproveitamento. Ele pode ser feito de forma caseira, sendo ainda melhor quando utilizado tomates maduros livres de agrotóxicos. Outra excelente fonte desse carotenoide é a cenoura, que possui cerca de 5mg de licopeno.
Quais os benefícios do licopeno para o homem?
Como dito anteriormente, o licopeno é muito eficiente na prevenção de doenças crônicas, e entre elas é possível destacar o câncer de próstata, o segundo câncer com maior ocorrência em homens. As causas desse tipo de câncer estão relacionadas a fatores genéticos, avanço da idade e excesso de gordura corporal. Porém, alguns fatores ambientais também podem acarretar no surgimento da doença. O licopeno possui ainda outros benefícios, tendo em vista o seu alto poder antioxidante:
● Fortalece a imunidade;
● Controla os níveis de LDL (o colesterol “ruim”);
● Diminui o envelhecimento precoce;
● Previne o Alzheimer;
● Evita a osteoporose;
● Evita doenças oculares.
Dessa forma, torna-se importante o consumo de alimentos ricos em licopeno a fim de obter os benefícios mencionados. A seguir veremos quais são as principais fontes desse carotenoide para que seja possível incluir os alimentos certos na sua dieta com o objetivo de manter-se saudável.
Quanto tempo o licopeno começa a fazer efeito?
O tempo para o licopeno começar a fazer efeito pode variar de pessoa para pessoa, e também da quantidade ingerida e ele também pode ser encontrado associado ao selênio, um mineral que auxilia na produção hormonal da tireoide. Recomenda-se consumir diariamente alimentos que contem com a presença do carotenoide para garantir os benefícios a longo prazo.
Outra forma é buscar por suplementos de qualidade. O suplemento ideal pode ser encontrado na Nature Center, um e-commerce focado em promover uma melhor qualidade de vida aos seus clientes. São suplementos confiáveis e de qualidade, que fornecem os resultados esperados e oferecem os mais diversos benefícios ao organismo.
Como o licopeno age na próstata?
O carotenoide age na próstata de diferentes formas. Ele é capaz de proteger as células contra os danos oxidativos, que podem levar ao desenvolvimento do câncer de próstata. Ele também diminui a proliferação de células cancerígenas, o que tende a induzir a morte celular programada (apoptose).
O magnésio também desempenha importante papel quando se trata do câncer de próstata. É um mineral que age fortalecendo a ligação entre as células de defesa e as células cancerígenas. Estudos também comprovam que o magnésio é essencial no funcionamento correto do sistema imunológico.
Quais são as principais fontes de licopeno?
Como dito anteriormente, o licopeno é encontrado principalmente em alimentos de coloração vermelha, amarela e laranja. Abaixo listamos os principais alimentos que possuem esse carotenoide e qual a quantidade de miligramas encontrada em cada um deles. Vale lembrar que após o cozimento essa quantidade aumenta.
● Tomate seco: 45,9mg;
● Molho de tomate (caseiro): 21,8mg;
● Goiaba: 5,2mg;
● Cenoura: 5,0mg;
● Melancia: 4,5mg;
● Tomate cru: 2,7mg
● Mamão: 1,8mg.
Como vimos, o licopeno age de diferentes formas no nosso organismo, além de ser especialmente benéfico para a saúde do homem. Incluí-lo na sua alimentação com certeza trará benefícios, seja por meio dos alimentos mencionados ou através da suplementação. Em caso de dúvidas, é válido buscar ajuda profissional para receber a orientação correta.