Muitas pessoas gostam de formas naturais de lidar com seus problemas, por isso é ideal entender quais ingredientes são ótimos para isso. Um dos exemplos é o cumaru, que produz o xarope de cumaru para tosse. Mas muitos se questionam ‘xarope de cumaru para quê serve’? É isso que vamos ver no artigo de hoje!
Antes de entender a resposta para a questão ‘xarope de cumaru para quê serve’, é bom compreender o que é o cumaru em si. Sendo assim, podemos dizer que cumaru, com seu nome científico de Dipteryx odorata, é de origem brasileira sendo encontrada em várias regiões do Brasil e em quase toda a América.
A planta por ser de fácil dispersão é muito popular, além de conhecida por vários nomes tais como camaru-ferro, cambaru, cambaru-ferro, champanha, cumaru-amarelo, cumaru-da-folha-grande, cumaru-escuro, dentre vários outros. O cumaruzeiro é uma árvore de grande porte que leva esses frutos!
Quer saber então sobre ‘xarope de cumaru para quê serve’? Continue lendo e entenda quais são os benefícios de consumir xarope feito com esse fruto. Além disso, entenda se esse fruto é seguro ou não.
Artigos em Gastronomia
- Como fazer chantilly com creme de leite?
- Conheça as tábuas que promovem maior eficiência no churrasco
Xarope de cumaru para quê serve? Descubra de uma vez por todas!
O xarope de cumaru é uma opção natural que pode ser perfeita para quem quer viver melhor. Por isso, é bom entender para quê esse elemento serve e quais são seus principais benefícios. Sendo assim, continue lendo e descubra!
Fonte de boas gorduras
O cumaru é rico em ácidos graxos dos tipos ômega 3, 6 e 9. Assim, ele pode ajudar a controlar os níveis de colesterol e a glicemia. Isso pode ajudar a emagrecer e a melhorar a saúde do coração, prevenindo doenças cardíacas.
Contém muito ferro
Por ser uma boa fonte de ferro, o xarope de cumaru pode ajudar no tratamento e prevenção da anemia. Além disso, o ferro melhora a circulação sanguínea, fazendo com que os nutrientes e o oxigênio circule melhor por todo o corpo.
Alivia a dor no corpo
Por ser um bom anti-inflamatório, o cumaru pode aliviar vários tipos de dores, incluindo a dor de cabeça e as cólicas menstruais, por exemplo. Além disso, o seu óleo tem propriedades sedativas que ajudam a acalmar e amenizar a dor.
Possui ação anti-inflamatória
O xarope de cumaru tem um excelente efeito anti-inflamatório e antioxidante que pode ser útil no tratamento de diversas condições, inclusive a dor de ouvido, as aftas, a garganta inflamada e a gripe.
Ele também exerce um efeito broncodilatador que melhora a respiração e diminui o reflexo de tosse e outros sintomas gripais como o acúmulo de secreções. Desta forma, o cumaru pode aliviar sintomas de asma, bronquite e sinusite, por exemplo. Essa é uma das muitas respostas para a questão ‘xarope de cumaru para quê serve’
Ajuda a aumentar o libido
Algumas pessoas usam o cumaru para aumentar o desejo sexual devido às suas supostas propriedades afrodisíacas. No entanto, isso não é comprovado cientificamente, por isso é ideal optar por outros meios para aumentar seu desejo sexual.
O xarope de cumaru é seguro? Quais cuidados tomar?
Já sabemos a resposta para ‘xarope de cumaru para quê serve’, mas será que é sempre seguro optar por esse remédio natural? Existem alguns cuidados que devem ser tomados antes de consumir.
Além de reduzir a absorção de cálcio, o cumaru pode ser tóxico se ingerido em grandes quantidades. De fato, o xarope feito a partir dessa planta pode prejudicar a função do fígado e do sistema nervoso central. Alguns efeitos colaterais que podem ser observados são a náusea, o vômito, a tontura, a diarreia e a insônia.
Por conta disso e devido à falta de estudos que atestem a eficácia e segurança do cumaru, crianças, idosos, pessoas com problemas no fígado e mulheres grávidas ou lactantes devem evitar o seu consumo. O ideal é que um doutor seja consultado antes de optar por usar o xarope de cumaru por si só!
Agora que viu sobre xarope de cumaru para quê serve, compre hoje mesmo esse xarope e aproveite os benefícios que um remédio natural como esse pode oferecer para o seu corpo.