Tecnologia

Qual a Diferença entre Iphone e Android?

Sabe qual a diferença ente Iphone e Android, caso seja um amante dos smartphones? Disputas entre aparelhos Android e iOS sempre vão existir, afinal esses são os dois maiores sistemas operacionais. E é justamente essa briga que faz com que eles continuarem evoluindo, então nada melhor do que entender as diferenças.

Leia Também: Vantagens do PABX Virtual

Qual a Diferença entre Iphone e Android?

diferenças entre aparelhos Android e iOS
Diferenças entre Smartphones Android e iOS

No nosso artigos, será avaliado qual a diferença entre Iphone e Android dentre aparelhos mais conhecidos do mercado. Lembrando que, mesmo que haja uma prevalência de um sobre o outro, existe um ditado que fala que “gosto não se discute”. Falo isso para você não abandonar seu aparelho atual e ir em busca de outro só porque leu esse artigo,ok?

1) Personalização do Aparelho

Não tem forma melhor do que começar essa discussão falando do grande ponto alto do Android pelo fato de você conseguir personalizar praticamente tudo que você quiser. Por enquanto, não entraremos no mérito dos diferentes sistemas operacionais que cada fabricante possui, até porque no geral é possível decidir por si só qual dos diferentes launchers e add-ons disponíveis

Sem muita gambiarra, você consegue adicionar funções por gestos, atalhos e toques duplos. É possível também instalar vários pacotes de ícones estilosos, definir a disposição de como eles ficam na tela e ainda alterar os seus widgets. Com dois ou três aplicativos instalados você consegue sair de uma interface totalmente normal e comum para algo customizado e otimizado para suas necessidades.

Para quem gosta de mudar de aparelho, levar as configurações do aparelho antigo para o novo com facilidade através do backup é uma verdadeira mão na roda, fora sua intuitividade e rápidez.

Aos poucos as fabricantes vêm incluindo funções que permitem cada vez mais personalização, mas o fato é que basicamente qualquer dispositivo Android consegue ser alterado a gosto do cliente em maior ou menor escala, algo quase impossível no iOS.

2) Liberdade na (Des)Instalação

O próximo ponto é pra mim uma faca de dois gumes, a liberdade de instalar qualquer aplicativo via APK, essa característica é associada à liberdade de instalar qualquer coisa em um PC windows, mas também traz os seus malefícios e perigos.

Logo de cara o sistema não te permite sair instalando ou desinstalando qualquer coisa, mas com poucos cliques já tá tudo liberado. Apesar de nem todos terem conhecimento suficiente para fazer algumas dessas funções com segurança, mas só de existir a possibilidade de você instalar qualquer aplicativo, seja ele em desenvolvimento com alguma modificação da versão oficial ou um aplicativo que por algum motivo não está ou foi banido da play store, com isso já abre muitas possibilidades de uso.

Na época que o Pokémon Go estourou, alguns smartphones não tinham acesso oficial jogo pela falta de alguns sensores. Pouco tempo depois o aplicativo caiu no APK Mirror e foi possível instalar o jogo em praticamente qualquer batata. Esse tipo de liberdade é só encontrado nos aparelhos Androids.

Por outro lado, no iOS para fazer qualquer coisa parecida é quase impossível. Isso em grande parte funciona porque é bem mais fácil conectar um Android com qualquer PC e gerenciar os arquivos pasta a a pasta. Tal função facilita também o transporte de arquivos através do smartphone, principalmente nesses modelos mais atuais que tem um espaço enorme de armazenamento.

3) Gerenciamento de Arquivos

O Android tem também um gerenciamento de arquivos, algo que para o Iphone é necessário trabalhar manualmente. Por ter essa maior liberdade do que instalar, existem diversos repositório de aplicativos além da Play Store, a loja principal.

Tá, mas por que usar isso? Você não vai depender de uma conta do google para download dos aplicativos, com isso você tira um pouco da força da grande empresa, entrega menos informação do que você vem usando pra eles e claro pode encontrar aplicativos que não estão na loja principal.

4) Possibilidade de Incremento de Tecnologia

Diferente do iPhone, que é lançado anualmente com layout que geralmente se repete por alguns anos, no mundo Android temos milhares de dispositivos diferentes, lançamentos semanais e bastante experimentação de novas tecnologias.

Enquanto a Apple está pensando e trabalhando para lançar uma função nova, alguma empresa chinesa já lançou em quatro aparelhos e está indo para a segunda geração do dispositivo. Essa grande variedade ajuda também a modelos mais baratos aparecerem para compor a linha inteira de produtos de uma empresa.

Enquanto, de novo, a Apple faz três smartphones, mais uns dois tablets por ano, a Samsung sozinha lançou só aqui no Brasil modelos que nenhum iPhone sonhou ter, fora os incrementos de bateria, variedades de tela em Quad HD e tecnologia super AMOLED, por exemplo.

Novidades Nunca Param de Acontecer

Não dá para dizer que cada uma dessas tecnologias já chega totalmente madura, mas a ânsia de ser diferente, de aparecer e de trazer algo novo anda colocando modelos Android na frente nos últimos anos em grande parte das tecnologias de hardware. Associado a isso temos a experiência com cada um dos sistemas operacionais adaptados.

Cada uma das principais fabricantes adiciona funções próprias, como é o caso da OneUi da Samsung, a ZenUi da Asus e a MuUi da Xiuaomi. Elas podem ser diferentes a ponto de você realmente se sentir perdido ao mudar de uma empresa para outra.

Cada um desses sistemas operacionais podem trazer funções novas antes da versão padrão que o Google implementa todos os anos e temos exemplos de funcionalidades específicas como o modo Dex na Samsung ou aquela função que transforma o smartphone em um computador de mesa.

O gerenciamento de pastas, que também já falei e que ajuda pra caramba, apareceu antes em outros modelos. O modo de jogo está aparecendo cada vez mais em outros aparelhos, mas só algumas marcas tinham. A duplicação de aplicativos apareceu cada vez mais. Então é isso, cada empresa tem um foco.

A OnePlus possui o sistema que é provavelmente mais otimizado para a velocidade. A Motorola sempre se dá bem com bateria e claro, você pode de novo escolher qual é melhor pra você. Ainda em software, você pode meio que instalar o que você quiser, então dá pra driblar a falta de atualizações em smartphones antigos.

Conclusão

Acho que para resumir tudo o que eu falei por aqui sobre qual a diferença entre Iphone e Android. Fica claro que o Android é melhor por suas possibilidades de hardware e software, bem como pela liberdade que você tem ao poder realizar alterações. Ter mais negócios que utilizam o mesmo sistema, permite ser mais barato e trazer mais inovações.

Claramente esse tipo de descentralização é bastante benefício, mas o iOS com seu sistema super fechadinho e dominado por uma única empresa, também tem os seus próprios pontos altos. Caso você acredite que há outras vantagens não mencionadas, deixe aqui no comentário.