Compreender o que é empréstimo pessoal é um passo fundamental para quem espera realizar esse procedimento de maneira adequada. Além disso, os empréstimos pessoais são a maneira mais fácil e prática de obter crédito.
O empréstimo proporciona um alívio financeiro para quem busca essa alternativa, pois ela oferece acesso mais fácil do que outro serviços bancários, além disso, permite boas negociações e outras condições de pagamento.
Entretanto, apesar da facilidade, há coisas importantes a serem pontuadas. Entenda a seguir algumas informações básicas sobre esse tipo de empréstimo e para o que ele serve.
Do que se trata o empréstimo pessoal?
Muitas pessoas vêm desejando cada vez mais aprimorar a sua condição financeira para se livrar de dívidas, sair das dívidas, voltar a controlar seu orçamento e até mesmo realizar seus sonhos, como comprar imóveis de valor, estudar e realizar viagens, etc.
Mas e então do que se trata esse procedimento? O empréstimo pessoal é uma quantia em dinheiro que uma pessoa recebe de uma instituição financeira e que pode e deve ser devolvida após um certo tempo com juros acumulados.
Por ser uma transação sem confusões ou dificuldades, ela pode ser feita facilmente. Entretanto, você precisa estar atento a alguns cuidados.
Como ele funciona?
No caso do empréstimo pessoal, a instituição disponibiliza o dinheiro a uma pessoa física que possua documentos de identidade válidos no país. De modo que o uso desse valor não precisa ser declarado, basta que as obrigações contratuais sejam negociadas, como o número de pagamentos e a taxa de juros.
Em seguida, após reunir e conferir os documentos necessários, a instituição faz uma análise de crédito da pessoa que está solicitando, para averiguar se ele tem condições de pagar a dívida. Nesta fase, são analisadas dívidas, questões de consumo e outros documentos.
No caso de tudo estar correto, a confirmação é muito rápida e o valor pode ser recebido no mesmo dia.
Empréstimo pessoal e financiamento: Se tratam da mesma coisa?
A diferença fundamental entre empréstimo ou financiamento é que, o empréstimo pessoal disponibiliza uma quantia especifica em dinheiro para o cliente, já o financiamento banca a compra de um bem diretamente.
Conhecendo a finalidade de cada um, fica mais fácil compreender quais são as principais diferenças entre os dois.
Finalidade
Na realidade, essa é basicamente a maior diferença porque o financiamento é um tipo de empréstimo, mas sua finalidade é mais específica e ele é geralmente utilizado para atingir uma meta já definida conforme o banco.
Ao contrário do que é realizado no pessoal, o banco não precisa ser informado sobre isso, mas isso não significa que você não saiba para que está usando o empréstimo. O valor do empréstimo é exatamente o que será pago pelo item, veículo ou imóvel.
Praticidade
Pelo seu objetivo, o financiamento irá ser mais burocrático. Você deverá provar como cogita gastar o dinheiro. Portanto, há muita papelada envolvida e pode demorar um pouco mais. Dessa forma, um empréstimo particular se torna mais útil.
Juros
Os juros é algo que favorece muito o financiamento e que basicamente justificará todos os processos e a burocracia. Devido um objetivo claro, o interesse financeiro é reduzido em comparação com um empréstimo privado do mesmo valor.
E aí, conseguiu entender o que é o empréstimo pessoal e quais as diferenças entre ele e um financiamento? Se você curtiu, compartilhe!