Como Vender mais atraves do WhatsApp
Como Vender mais atraves do WhatsApp | Créditos: Canva PRO

Para quem é vendedor, empreendedor ou possui um negócio, é muito importante possuir uma conta do WhatsApp para seu empreendimento, através da plataforma WhatsApp é possível manter uma comunicação com diversos usuários de qualquer localidade sem depender apenas de clientes que passam por seu negócio físico, se caso possuir uma loja.

Pequenos ou grandes empreendedores, vendedores que possuem um local de venda para seus produtos e não possuem uma conta comercial do WhatsApp para divulgar o seu negócio estão perdendo muitos clientes e inevitavelmente muitas vendas, pois estão dependendo apenas da divulgação local para quem passa por seu local comercial ou sua loja.

Muitas pessoas que moram em lugares um pouco mais distantes, como por exemplo em outros bairros, não sabem da existência de seu negócio pelo simples fato de não passarem no local onde se encontra sua loja, mas existe uma forma de contornar isso e captar mais clientes através do aplicativo WhatsApp.

Atualmente todo negócio necessita se adequar à era digital, como podemos ver que muitos possuem apenas lojas virtuais e suas vendas são através de plataformas sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram, sem a necessidade de possuir uma loja física, então por este fato falamos da importância de uma empresa ou um negócio se adequar à era digital.

Veja mais: Acompanhe aqui dicas de Marketing Digital

WhatsApp ou WhatsApp Business, qual o melhor para vender?

Se pretende mostrar mais profissionalismo com o seu negócio, mesmo que seja apenas venda, o ideal é utilizar o WhatsApp Business por ser uma conta comercial especialmente para empreendedores, este oferece recursos que facilitam a comunicação entre empresa e cliente.

Dito isto, se deseja seguir com sucesso de vendas na plataforma mostrando ser mais profissional, use o WhatsApp Business, desta forma os clientes verão que é uma conta comercial e se trata de um negócio, este seria o ideal e melhor para seu empreendimento do que a versão normal do WhatsApp Messenger.

Porque devo vender pelo WhatsApp?

O aplicativo WhatsApp Messenger é uma das plataformas de comunicação mais utilizadas do mundo e o app de conversas preferido dos brasileiros, então sabemos que podemos encontrar diversos usuários nesta plataforma.

Praticamente todos que possuem um aparelho móvel, possuem o aplicativo WhatsApp instalado para se comunicar com amigos e também é uma maneira muito mais fácil de encontrá-lo.

Então, com muitas pessoas utilizando o WhatsApp como seu principal meio de comunicação, não podemos ignorar a oportunidade de conseguir mais vendas e mais clientes através desta plataforma, muitas empresas atualmente possuem uma conta no WhatsApp para facilitarem a comunicação com clientes ou novos clientes, essa é uma maneira de chegar em usuários bem distantes de seu negócio e quem ignora o uso do aplicativo está perdendo muito com isso.

Como vender mais através do WhatsApp

Utilizar o WhatsApp para vender não é algo tão complicado como pensamos, mas para isso é necessário usar a versão que seja apropriada para isso, como o WhatsApp Business que traz funções próprias e foi desenvolvido especialmente para empreendedores.

Vamos conhecer algumas formas de realizar mais vendas através do aplicativo WhatsApp.

Use a versão WhatsApp Business

A versão WhatsApp Business foi desenvolvida especialmente para quem possui um negócio, ela traz as melhores ferramentas para você exibir seus produtos e opções para facilitar a comunicação com seus clientes.

Veja mais: Fique por dentro no nosso acervo de Finanças

Peça autorização de seus clientes

Nunca envie mensagens para pessoas que não conhecem seu negócio, um motivo de ser invasão de privacidade, isso é uma péssima forma de tentar vender algo, muitos utilizam esta tática de comprar lista de contato de pessoas desconhecidas para tentar a sorte oferecendo algo.

Existem outras maneiras de obter muitos contatos de diversos clientes através das plataformas sociais e de forma legal e consciente.

Use as plataformas sociais

Um ponto muito importante é utilizar as plataformas sociais a seu favor, já que nelas existem uma grande movimentação de usuários diariamente e nada melhor que aproveitar toda essa gente para realizar muitas vendas.

Facebook e Instagram são as principais plataformas sociais depois do WhatsApp, e você utilizando essas 3 plataformas em sincronização, poderá alcançar bem mais clientes e realizar muitas vendas.

Crie um perfil no Instagram para seu negócio e vincule seu contato de WhatsApp para que os clientes achem você, faça a mesma coisa com o Facebook, crie uma página de seu negócio e adicione seu contato, e sempre faça publicações nestas plataformas diariamente.

Utilize o status do WhatsApp

Uma excelente forma de chamar atenção de seus clientes que possuem o seu contato, sempre que precisar oferecer algo novo, utilize o status de seu WhatsApp, ele é uma espécie de storie, como o Instagram e Facebook possuem.

Para utilizar é muito simples, pegue uma imagem do que deseja exibir, faça uma edição bem legal e adicione uma descrição que chame atenção de seus clientes e publique.

Possua um número de contato profissional

Para que seu negócio seja visto de maneira mais profissional é bom possuir um contato especialmente para seu negócio.

Desta forma você não precisará exibir seu número de contato pessoal, até porque não é o ideal misturar seus contatos pessoais com profissionais.

Estabeleça um horário de atendimento para seus clientes, e dentro desse horário você estará disponível para atendê-los.

Utilize o catálogo de produtos do WhatsApp Business

O WhatsApp Business possui uma ferramenta muito útil para quem pretende anunciar seus produtos ou serviços.

O catálogo de produtos é uma opção na qual você pode adicionar todos seus produtos e cada um com uma pequena descrição e seus preços, desta forma o cliente poderá navegar entre a lista e visualizar todo seu acervo de produtos e escolher a vontade.

Para baixar o app você pode ir direto na Google Play Store ou baixar o APK e instalar direto a partir de sites como Aplicativos Brasil, Malavida ou Baixaki.