Educação

Dicas para Ler Mais

Ler mais é o desejo de muitas pessoas. Porém, a maioria delas tem testemunhos de já terem falhado nessa missão. Seja por falta de tempo ou de organização, ou ainda por simplesmente “não conseguir se acostumar com a leitura”, certo é que poucos são os bravos que insistem e conseguem criar o hábito da leitura. No artigo de hoje, temos 5 dicas para ler mais que você pode colocar em prática hoje mesmo.

Segundo pesquisas recentes, metade dos brasileiros (52%) se declaram leitores. Porém, a média de livros lidos por ano no país fica em 5 por pessoa, sendo que metade (2,5) não são sequer lidos por inteiro.

Se você reforça essa estatística negativa e quer mudar essa situação, aqui estão 5 dicas práticas para começar a ler mais. Coloque-as em prática e, aos poucos, você vai criar gosto pela leitura, seja de ficções, histórias reais ou livros mais técnicos.

Crie sua rotina de leitura

É clichê, mas é verdade. Ter uma rotina de leitura bem definida é o passo mais importante para criar o hábito de ler mais. Faça testes para descobrir qual o seu melhor local e horário para ler com tranquilidade.

Será pela manhã, na cama, ao acordar? Ou quem sabe logo depois do almoço, no sofá?

“Colar” o hábito da leitura em outros hábitos diários, chamados de “hábitos angulares”, como a prática de exercícios, por exemplo, também é uma boa técnica para facilitar a sua rotina.

Outra definição importante é perceber em que tipo de objeto você se sente mais confortável para ler. Os livros físicos tem todo seu charme e há quem não os largue por nada. Por outro lado, há quem prefira o Kindle ou outros dispositivos de leitura, que permitem levar dezenas de livros para qualquer lugar.

Crie suas metas de leitura

Todo mundo gosta de um bom desafio. E desafiar-se a si mesmo pode ser uma excelente maneira de começar a ler mais. Contar para os amigos ou postar essas metas nas redes sociais também é uma forma de se comprometer com seus objetivos.

No entanto, suas metas de leitura não precisam – e nem podem – ser descabidas e muito arrojadas.

Por exemplo, se você não tem o costume de ler nada, não adianta definir de repente que agora você vai ler 100 páginas por dia. Isso não vai acontecer e você só vai se frustrar.

Defina metas modestas, pelo menos no início, e vá aumentando gradativamente. Isso, inclusive, nos leva à próxima dica.

Comece devagar, não tenha pressa

Esse conselho é uma continuação do anterior. De nada adianta você ler muitas páginas, muito rapidamente, se o conteúdo do livro não for bem aproveitado.

Se a leitura for algo mais técnico ou motivacional, há trechos que precisarão ser lidos mais de uma vez para que o conceito seja bem entendido.

Se você estiver lendo um romance ou uma biografia, as histórias merecem que você as leia pausadamente, criando as cenas em sua mente.

De um jeito ou de outro, ler devagar, “degustando” a obra, é a melhor forma de pegar gosto pelos livros.

Varie os temas

Assim como uma comida gostosa, que de repente pode não ser tão boa assim porque você já comeu demais, os livros também podem “saturar”. Se você optar por ler somente um tipo de obra, por exemplo, apenas livros de autoajuda, chegará o momento em que você não vai mais aguentar ler uma frase sequer de qualquer autor.

Variar os temas e, sobretudo, os estilos de escrita, é algo que vai te ajudar a fugir da “mesmice” em seu momento de leitura.

Experimentar novas categorias em meio a seus nichos favoritos pode trazer boas surpresas e te aprofundar ainda mais no hábito de leitura.

Não gostou? Desapegue

Esse problema é mais comum do que você imagina. Que problema? Não gostar de um livro e se sentir na obrigação de terminá-lo, só porque agora você já começou.

Muitas pessoas passam por isso e essa “dívida” acaba afastando muita gente dos livros, porque você impede a si mesmo de começar outra obra por não ter terminado aquela, que se torna um obstáculo.

Se um livro não era o que você esperava ou, por algum motivo, não está fazendo bem ao seu momento de leitura, desapegue sem pena. As obras que não te fisgaram precisam sair de cena para dar espaço àquelas que vão ganhar o seu coração.

Photo by Thought Catalog on Unsplash