Como fazer canteiros de flores para o jardim
Como fazer canteiros de flores para o jardim

Como fazer canteiros de flores para o jardim? Nem sempre todos que possuem um jardim aproveitam ao máximo essa possibilidade. No artigo de hoje, explicamos como criar canteiros de flores para o jardim, buscando assim obter um espaço exterior dos sonhos.

O jardim é um ambiente doméstico versátil e flexível. Um espaço ao ar livre, de fato, oferece muitas possibilidades de arranjo: quem aprecia a presença de um pequeno jardim pode tomar o almoço ao ar livre, deitar-se ao sol enquanto lê um livro ou mesmo organizar aperitivos com os amigos em total liberdade.

Para estar no melhor de cada uma dessas possibilidades, no entanto, um jardim também deve ser bem cuidado. Se negligenciado, de fato, o ambiente ao ar livre de uma casa pode dar a toda a casa uma aparência horrível.

Uma maneira de obter uma imagem curada do seu jardim é criar pequenos canteiros de flores dentro dele. Ter um polegar verde não é algo para todos, mas com alguns pequenos truques você pode facilmente deixar um pouco do jardim colorido florescer. Então, vamos descobrir juntos como fazer canteiros de flores para o jardim. Leia conosco e saiba como fazer canteiros de flores para o jardim. Vamos lá!

 

Como fazer canteiros de flores para o jardim?

Marque os espaços

Ter pequenos canteiros de flores pode recriar a atmosfera certa dentro do seu espaço ao ar livre. Flores coloridas e borboletas esvoaçantes sempre reconstruíram a imagem de um pequeno oásis terrestre.

Não se preocupe, é possível cercar seu jardim com botões coloridos. Basta seguir algumas orientações importantes. A primeira coisa que é importante saber é que seus canteiros de flores precisarão do espaço certo para crescerem livres e independentes.

O que isto significa? Será necessário colocá-los bem longe de outras plantas ao ar livre, que podem tender a sugar toda a água que nossas florzinhas precisarão. Para criar sua área verde muito pessoal, você precisará circunscrevê-la com um meio-fio.

 

Fazendo o meio-fio

Um meio-fio é a chamada borda que delimita o canteiro de flores. Fazer um meio-fio é muito simples. O que você vai precisar é do material certo. A este respeito, você pode escolher entre concreto, pedra, porcelanato ou até cerâmica.

Aconselhamos que você escolha os mais baratos, para que o concreto funcione bem. Depois de ter esculpido um sulco no chão, coloque as pedras nele.

  • Leia também: O que é traço de concreto e como ele influencia na concretagem? | Massa para concreto da forma correta!

 

Limpe o chão

Outro passo de como fazer canteiros de flores para o jardim perfeito é, obviamente, limpar o chão. Depois de cavar bem, você precisa remover qualquer pedra ou planta que esteja dentro dela.

Às vezes também pode ser necessário proceder com fertilizantes, especialmente se à base de sulfato de potássio. Então você precisa cavar buracos, para dar aos bulbos a oportunidade de crescer.

 

A fertilização da terra

Neste ponto, você terá que fertilizar o solo para finalmente plantar as plantas bulbosas. Aconselhamos, nesta fase, a dar preferência às sazonais, buscando evitar desequilíbrios devido à época de sementeira. Na verdade, as plantas bulbosas devem ser mudadas de estação para estação.

Você pode seguir diferentes desenhos e cores, mas para obter um efeito mais elegante, os jardineiros preferem uma cor sólida de diferentes tonalidades.

 

Como cuidar do jardim no inverno?

Preparação

Uma das melhores maneiras de garantir um jardim bem cuidado é preparar o solo. Antes que o inverno chegue com suas temperaturas ferozes é, portanto, necessário fortalecer o solo com o uso de fertilizantes adequados.

Para isso recomendamos um fertilizante que tenha uma alta ingestão de ferro e potássio. Nesta fase também é útil limpar o jardim, arrancar as ervas daninhas e podar as plantas que delas necessitam.

 

Cuidados com as flores

Se você tiver flores para proteger, recomendamos envolvê-las em poliestireno e usar folhas de papel para manter a umidade afastada. Outra dica útil é usar cobertura morta para canteiros de flores e manter plantas de vaso cobertas, que podem ser transportadas para dentro de casa nos meses mais frios.

 

Controle do solo

O estado de saúde do solo deve ser devidamente verificado mesmo no inverno. O segredo é garantir luz e água durante todo o inverno, para prepará-la para a primavera. Portanto, é importante remover as folhas caídas com um ancinho e instalar um bom sistema de irrigação, se necessário, especialmente quando as chuvas são escassas.

 

Cuidados com a ferramenta

O inverno é o momento certo para se dedicar à manutenção de ferramentas e um verdadeiro amante da jardinagem sabe disso! Afiar as lâminas de cisalhamento e verificar o funcionamento das máquinas é de fundamental importância.

Tomemos o exemplo de um cortador de grama: se não for usado por muito tempo, pode nos apresentar surpresas desagradáveis ao ser reutilizado. Portanto, é uma boa ideia dar uma nova partida no motor de vez em quando e verificar se tudo está indo bem. Esperamos ter ajudado você a entender a como fazer canteiros de flores para o jardim e decorá-lo no inverno. Até a próxima!