Infelizmente é muito comum ver acidentes de trabalho em obras. A construção civil é um dos ramos que mais empregam no país. É um setor em constante mudança e crescimento. Isso é visto ao caminhar nas ruas, pois sempre há uma casa ou prédio em reforma ou construção.
Sabemos ainda que a construção civil envolve muitos produtos e atividades perigosas, com produtos químicos e corrosivos, excesso de peso ou trabalho em altura.
Por isso, hoje existem inúmeros equipamentos de proteção individual (EPI), usados para diminuir os riscos do trabalhador e garantir sua segurança e proteção. Além disso, também deve ter planejamento e treinamento dos trabalhadores.
Por isso, hoje vamos falar sobre como reduzir acidentes de trabalho em obras. Então se você possui interesse nesse tema, venha com a gente conferir.
Quais os tipos de acidentes de trabalho em obras mais comuns?
De acordo com o Ministério Público do Trabalho, em 2021 ocorreram 446.881 acidentes de trabalho no Brasil. Um dos tipos de acidentes de trabalho em obras mais comuns é a queda durante um trabalho em altura.
Lesões e ferimentos provocados por instrumentos de trabalho também são muito comuns. Elas podem ser cortes, fraturas, lacerações e outros.
Choques elétricos e lesões causadas por equipamentos perigosos seguem como alguns dos tipos de acidentes mais comuns. Fiações improvisadas ou sem manutenção e profissionais sem o EPI adequado causam várias lesões nos trabalhadores da construção civil, bem como equipamentos perigosos como soldas e até cimento, podem machucar os olhos.
Desse modo, a construção civil apresenta vários riscos ao trabalhador. Mas como diminuir esses riscos? Vamos te contar, por isso continue a leitura.
Prevenção a acidentes no trabalho em altura
O trabalho em altura é uma das atividades que mais causam acidentes de trabalho em obras, pois o profissional trabalha com grandes riscos de queda. Se isso acontecer, pode causar dolorosas fraturas, machucados e até mesmo levar à morte do trabalhador.
Para diminuir os riscos no trabalho em altura, foram criados vários equipamentos de proteção individual. Esses equipamentos são regulados pela NR-35, que prevê os principais equipamentos que os profissionais precisam usar.
Equipamentos como a ancoragem, cinturão de segurança, talabarte, escadas, trava-quedas, absorvedor de energia e luvas de segurança garantem mais proteção ao trabalhador. Eles impedem que o profissional chegue ao chão caso ocorra uma queda, bem como servem de apoio para a realização das atividades em altura.
Por isso, ao realizar um trabalho em altura, devem ser colocados todos os EPIs necessários. Eles vão garantir mais segurança e proteção ao trabalhador.
Dicas para diminuir os acidentes de trabalho em obras
Algumas dicas vão te ajudar a diminuir os riscos dos acidentes de trabalho em obras. O treinamento dos trabalhadores, com orientação sobre a necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual é muito importante. Pausas no horário de trabalho também se mostram eficazes para evitar acidentes ocorridos por excesso de cansaço.
Além disso, treinamentos, planejamento da obra e equipamentos de proteção são muito importantes para diminuir os riscos.
Treinamentos
É muito importante que os trabalhadores estejam treinados para evitar os acidentes de trabalho em obras. Eles devem conhecer as normas que regulam o uso dos EPIs e os riscos de cada atividade. Também é importante que esses trabalhadores saibam usar e armazenar os equipamentos de segurança de forma correta.
Os profissionais também devem ser treinados para um bom uso das máquinas e instrumentos de trabalho. Isso vai aumentar a segurança durante a obra e a produtividade do trabalhador.
Por fim, é importante que todos os profissionais da obra saibam sobre os procedimentos de emergência para, caso ocorra um acidente, consigam evitar danos mais graves.
Planejamento da obra
O planejamento da obra também é muito importante. Nessa fase, devem ser observados os riscos do canteiro de obras e o que pode mudá-lo. Além de treinar os profissionais e fornecer os EPIs, é importante analisar as condições de trabalho e do ambiente.
Também devem ser avaliadas as condições das máquinas e instrumentos. Por sua vez, o ambiente deve ser adequado para aumentar a segurança. Para isso deve planejar uma iluminação correta e uma boa sinalização.
Equipamentos de proteção
O uso dos equipamentos de proteção é a principal forma de diminuir os riscos de acidentes de trabalho em obras. Esses equipamentos devem estar em bons estados de uso e ser usados por todos os trabalhadores. Além disso, deve considerar a atividade exercida por cada profissional.
Por exemplo, atividades com muitos ruídos, precisam de fones abafadores. Já as atividades com soldas, precisam de óculos de proteção com lentes escurecidas. Atividades em alturas, precisam de equipamentos que vão evitar a queda do profissional.
Dessa forma, antes de realizar qualquer atividade, devem ser analisados os riscos e qual equipamento usar. Também é importante que os equipamentos de proteção sejam guardados em locais adequados e realizada a sua manutenção periodicamente.
Conclusão
Dessa forma, essas dicas de como diminuir os acidentes de trabalho em obras são muito importantes para aumentar a segurança e proteção do profissional. Assim, você deve planejar a obra, analisar os riscos, o ambiente, as condições de trabalho, materiais e equipamentos.
Também deve realizar o treinamento e capacitação dos trabalhadores e fornecer os EPIs adequados. Esperamos que você tenha gostado do texto. Até mais!