5 dicas para maximizar seu SEO em pequenas empresas
5 dicas para maximizar seu SEO em pequenas empresas

Técnicas tradicionais de marketing online, como o trabalho de publicidade digital pago, mas os custos de publicidade deixaram pequenas empresas lutando para competir. Uma alternativa eficaz à publicidade paga é o SEO, que permite que sua pequena empresa se mantenha competitiva e mantenha os custos relativamente baixos. Tudo o que é preciso são as sementes de uma estratégia robusta, um pouco de trabalho duro, e tempo para que os frutos do seu trabalho se tornem realidade.  Você pode trabalhar com um consultor de SEO ou contratar uma Agência de SEO em Portugal ou no Brasil para ajudá-lo com o projeto.

O que é SEO e como funciona?

O SEO é uma técnica para melhorar a visibilidade orgânica de um site online. O objetivo é que sua página da web apareça o mais perto possível do topo da primeira página dos resultados de um mecanismo de busca (como o Google). SEO bem executado pode aumentar o tráfego para o seu site sem ter que pagar por um anúncio.

Muitos componentes podem contribuir para uma melhor visibilidade orgânica. Alguns que são os mais importantes incluem o conteúdo da página, direcionando as palavras-chave certas e backlinks. O bom SEO também depende de alguns aspectos técnicos, como velocidade do site e otimização móvel.

Antes de entrar em detalhes, aqui está um glossário de termos de SEO comuns:

  • Resultados de pesquisa orgânica: Isso também é chamado de Página de Resultados do Mecanismo de Busca (SERP). Quando um usuário de mecanismo de pesquisa digita uma consulta ou termo de pesquisa em um mecanismo de pesquisa como o Google, uma lista de resultados é gerada. Esta lista é composta das páginas mais relevantes para essa palavra-chave.
  • Classificação de palavras-chave: Esta é a posição exata da sua página na web nos resultados de pesquisa para uma palavra-chave específica. A maioria das pesquisas na Web resultam em centenas de páginas de resultados, e geralmente há dez ou mais resultados em uma página. Quanto mais perto você estiver de classificar como número um na primeira página, mais visitantes e, por sua vez, mais tráfego seu site receberá.
  • Pesquisa local/SEO local: Este aspecto do SEO é usado para promover um negócio local online. Por exemplo, se um usuário digitar “óleos essenciais Portugal” no mecanismo de pesquisa, os resultados de pesquisa listarão as propriedades da Web de qualquer loja de que venda óleos em Portugal que se classifique bem para essa palavra-chave. Isso é muito diferente de apenas digitar “oleos essenciais”, que provavelmente apareceria varejistas online não específicos a uma geografia.
  • Backlinks: Estes são links de outros sites para o seu.  O Link Building é um ótimo método usado pelas melhores agências de SEO em todo o mundo.  Backlinks podem ajudar a aumentar sua autoridade de página e classificação de palavras-chave. Mas se você não tomar cuidado, eles podem diminuir ambos e prejudicar o ranking do seu site. Verifique se você só tem backlinks de fontes respeitáveis que trazem tráfego para sua página. A cada dois meses, fique de olho em qualquer coisa que pareça spam e rejeite os links para evitar que eles derrubem seu ranking.
  • SEO técnico: O lado técnico do SEO, ao contrário do lado do conteúdo, garante que os mecanismos de pesquisa possam analisar e indexar seu site (significando “ler” seu conteúdo e saber como classificá-lo em conteúdo semelhante). O SEO técnico se concentra em informações de backend como seu código HTML, velocidade do site e otimização móvel (veja abaixo), seu sitemap e arquitetura do site.
  • Velocidade do site: Quanto tempo leva para o seu site carregar? Esta é a velocidade do seu site. O Google considera isso um fator importante ao classificar sites em resultados de pesquisa. O mecanismo de busca favorece sites que carregam de forma mais rápida e eficiente porque melhora a experiência do usuário. Se o seu site estiver atolado por imagens ou vídeos pesados, por exemplo, e não for projetado para carregar rapidamente, ele terá um impacto na pesquisa.
  • Otimização móvel: Como seu site é exibido em dispositivos móveis é outro fator importante no ranking de sites. Se você construiu sua página web em um desktop e não verificou se ele escala em uma variedade de dispositivos móveis, isso terá um impacto em seus resultados de pesquisa.

Cinco dicas para fazer o SEO de pequenas empresas direito

  1. SEO não é só para o Google. Como um negócio pequeno e em crescimento, seu site deve ficar bem no Google. Mas dependendo do seu público, outros sites podem ser igualmente valiosos (ou ainda mais), incluindo Amazon, Reddit, Yelp, YouTube, Instagram e outros que têm suas próprias estratégias de SEO. Descubra onde você quer gastar a maioria de seus esforços e comece por lá.
  1. A estratégia de SEO é eficaz, mas não instantânea.  Embora o SEO não seja gratuito ou instantâneo, ele é eficaz. Quanto tempo leva para o SEO funcionar depende de onde você começa. Se você está nos estágios iniciais da construção de sua estratégia de SEO, espere pelo menos seis meses para ver resultados – ainda mais se você estiver construindo um novo site. Lembre-se que o SEO é um processo contínuo e ele se constrói sobre si mesmo. A base que você estabelece durante esses primeiros meses facilitará o processo mais tarde. Quanto mais esforço você dedicar ao SEO, mais difícil será para seus concorrentes superá-lo.
  1. Dirija as palavras-chave certas.  Planeje seu conteúdo on-line com palavras-chave específicas para o seu negócio. Não sabe quais palavras-chave seguir? Use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como Ahrefs, SEMRush ou BuzzSumo; há alguns que não são muito caros. Isso ajudará o público certo a encontrar seu conteúdo e sites mais relevantes.
  1. Escreva para humanos primeiro, e para os mecanismos de busca em segundo.  Conteúdo de alta qualidade, envolvente e relevante que incorpore a palavra-chave direcionada atrairá as pessoas a permanecerem em seu site, ler por mais tempo e interagir com mais conteúdo. Se puder, considere responder a perguntas populares relevantes para o seu negócio. Mostrar soluções que seus clientes gostariam de ver. Por mais tentador que seja, não inclua palavras-chave irrelevantes e/ou conteúdo que seja recheado até a borda com a mesma palavra-chave. Seus leitores humanos não vão tolerar isso, e este conteúdo afetará negativamente sua visibilidade de pesquisa. Os mecanismos de busca levam isso em consideração ao determinar quais resultados exibir.
  1. Maximize a pesquisa local a seu favor. Seu pequeno negócio pode encontrar enorme sucesso visando pesquisas locais. Como as estatísticas provam, as pessoas que procuram localmente são potenciais clientes esperando para serem convertidos.  Setenta e dois por cento dos consumidores que realizam uma pesquisa local visitam uma loja dentro de cinco milhas de sua localização atual. Ao fazer a otimização de pesquisa local, certifique-se de reivindicar sua página do Google Business. Isso vai ajudá-lo a aparecer nos mapas do Google e nos resultados de pesquisa “perto de mim”. Para obter resultados mais localizados, misture sua cidade ou estado específico com sua palavra-chave de destino.