Livros
EmpreendedorismoMarketing DigitalNegóciosResenha Livros

Trabalhe conosco: Livrarias aceitam currículo?

Além de serem procuradas para compras de livros, sejam eles quais forem, as livrarias também reúnem profissionais que trabalham para que sua experiência seja satisfatória. Ainda hoje, existem espaços aceitando currículos no mercado literário.

Já imaginou fazer o que você ama? Muitos booklovers (amantes de livros) sonham em trabalhar lendo, recomendando, ajudando na pesquisa e organizando best-sellers em suas categorias favoritas. 

Ultimamente, devido ao crescimento dos e-books e do mercado audiovisual e digital (como Netflix, Globoplay e Disney+, entre outros), os locais presenciais de vendas de livros físicos foram perdendo clientes.

Essa queda foi motivada pela ascensão da tecnologia e a capacidade de consumir literatura e outras informações na palma da mão através do celular.

Durante o início da pandemia da Covid-19 e o isolamento social, muitas pessoas resolveram retornar aos velhos hábitos de leitura, comprando livros para passar o tempo e ocupar os dias obsoletos resultantes do lockdown.

Sendo assim, a venda de livros retornou e as livrarias conseguiram voltar à ativa. 

De acordo com o 6º Painel de Varejo dos Livros no Brasil, divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen Bookscan, de janeiro a junho de 2022 houve aumento de 6,61% na venda de exemplares, totalizando 26,15 milhões de livros. 

Já no mesmo período do ano anterior, foram 24,52 milhões de obras comercializadas. 

Com relação ao faturamento, neste primeiro semestre chegou a R$ 1,15 bilhão, o que representa 10,96% a mais do que os seis primeiros meses de 2021 (R$ 1,04 bilhão).

No entanto, houve uma variação negativa no mês de julho, quando foram comercializados 3,83 milhões de exemplares, contra 3,89 milhões em 2021.

Contribuindo para a permanência das livrarias, muitos empregos são possíveis para se trabalhar neste lugar. Conheça alguns deles!

Empregos possíveis numa livraria

Neste tipo de estabelecimento, há diversas formas de trabalhar e atender às demandas definidas. Veja algumas opções abaixo:

Operador de caixa

Trabalhando como caixa, o profissional atende aos clientes e processa os pagamentos dos livros escolhidos, ajudando-os também com promoções e combos de produtos.

Auxiliar administrativo

O auxiliar administrativo é responsável por colaborar no setor Administrativo do estabelecimento, ajudando tanto na área externa (onde os clientes transitam) da loja quanto internamente, a depender das funções atribuídas pelo líder.

Vendedor

O objetivo do vendedor é sugerir novos livros para o consumidor, oferecer serviços disponíveis e ajudá-lo a encontrar o que procura. Em alguns locais, também cuida da organização da vitrine.

Estoquista

É responsável por receber os novos produtos do local, conferir o que chegou e o que já se esgotou, trabalhando com uma logística otimizada e inteligente.

Marketing

Os profissionais do Marketing são encarregados de avaliar o desempenho e desenvolvimento de cada loja, além também de acompanhar os sites e redes sociais.

Publicidade

A equipe publicitária trabalha desenvolvendo os anúncios, divulgações presenciais e virtuais e criação de peças digitais para os canais de comunicação de uma livraria.

Contabilidade

O contador cuida das prestações de contas e orçamentos da editora ou livraria. Analisando o valor dos produtos, o estoque e o que foi consumido durante os meses.

A atuação destes três últimos cargos exige ensino superior ou técnico, independente da instituição.

Livrarias que aceitam currículo

Muitos locais possuem um site oficial, onde encontra-se a página “Trabalhe Conosco”. Através dela, o candidato pode enviar suas informações e aguardar as entrevistas para concorrer à tão sonhada vaga.

Alguns dos espaços mais famosos de venda são: 

  • Livraria Cultura
  • Saraiva
  • Leitura
  • Nobel

Estas são as mais procuradas do Brasil, em suas páginas estão o caminho para participar de suas empresas e conquistar o trabalho na área desejada.