Os óleos essenciais anti-inflamatórios são muitos utilizados na medicina alternativa. Além de combaterem problemas como a insônia e a ansiedade, esses óleos podem ser muito úteis no combate à dor.
Inclusive, existem pesquisas científicas que comprovam a eficiência anti-inflamatória desses produtos.
Em muitos casos, as dores costumam ser causadas por causa de irritações momentâneas ou simplesmente pelo estresse diário.
Como os óleos essenciais podem levar uma pessoa ao relaxamento, eles podem ser úteis na prevenção e no alívio dessas dores.
7 óleos essenciais anti-inflamatórios e suas funções curativas
Apesar dos óleos essenciais anti-inflamatórios contribuírem muito para a saúde, eles não devem ser utilizados por conta própria.
Como podem apresentar vários efeitos colaterais, esses produtos só devem ser utilizados sob a recomendação de um médico ou de um aromaterapeuta.
Ao receber a orientação de um profissional, a pessoa saberá qual a melhor maneira de utilizar o óleo e qual o tipo de dor que ele pode combater.
Ao longo deste texto, você saberá quais são os óleos anti-inflamatórios e como eles podem ser utilizados.
Óleo de hortelã-pimenta
O óleo essencial anti-inflamatório de hortelã-pimenta é muito bom para controlar os sintomas da síndrome do intestino irritável (dor e inchaço abdominal).
Além disso, esse óleo também é muito utilizado para amenizar dores musculares e dores de cabeça tensionais.
Óleo de rosa mosqueta
Esse óleo possui alguns elementos que ajudam a diminuir inflamação e a dor nas articulações.
Como é 100% natural, esse óleo é uma excelente opção para as pessoas que não podem consumir anti-inflamatórios não esteroides ou qualquer outro medicamento.
Óleo de lavanda
O óleo de lavanda é famoso por combater a insônia e a ansiedade. No entanto, ele também pode aliviar fortes dores de cabeça.
Como tem propriedades analgésicas, alguns estudos mostraram que a inalação desse óleo pode aliviar a enxaqueca.
Óleo de prímula
Esse óleo é muito bom para reduzir cólicas ou os sintomas da TPM. Também é muito utilizado para tratar os problemas da menopausa e a dor nos seios.
Mesmo trazendo vários benefícios, o uso desse óleo ainda é um pouco arriscado. Apesar de haver muitos estudos sobre ele, ainda não existe nenhuma comprovação científica sobre seus efeitos.
Óleo de linhaça
Dotado de várias gorduras boas (ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6), o óleo de linhaça pode melhorar muito a saúde de uma pessoa.
No que diz respeito a função anti-inflamatória, esse óleo pode amenizar os sintomas da lúpus e da artrite reumatoide. Assim como o óleo de prímula, o óleo de linhaça também é muito estudado pelos cientistas.
Veja Também: Como lidar com os problemas emocionais dos nossos filhos
Óleo de sálvia
A sálvia é muito utilizada na culinária. Além disso, essa erva é muito requisitada na medicina alternativa, especialmente na aromaterapia.
O óleo de sálvia tem efeitos anti-inflamatórios, pois é rico em antioxidantes.
Quando utilizado na massagem, esse óleo pode reduzir a intensidade de uma cólica menstrual. Também ajuda a baixar a pressão arterial, acalmar a ansiedade e melhorar o seu humor.
Óleo de eucalipto
Alguns estudos comprovaram que o eucalipto possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
Por conta disso, a inalação desse óleo essencial pode amenizar a dor e reduzir a pressão arterial. O mais recomendado é utilizar o óleo de eucalipto durante o banho.