barbaramorais ponto com

Representatividade, contos e romance: a escrita e as histórias de Olívia Pilar

 Autora de contos recheados de representatividade, Olívia Pilar é formada em Jornalismo e cursa pós-graduação em Marketing Digital pela PUC-MG.

Foto de capa: Barbara Morais

 A literatura como um todo transforma, aguça a imaginação e ajuda a entender a realidade. É através dela que muitas pessoas descobrem pelas coisas e decidem o que querem fazer no mundo. Conexões com personagens são importantes para mostrar ao leitor que ele também pode, que ele existe,  é ouvido e pode viver muitas histórias diferentes.

Essa conexão com a personagem nos ajuda a resolver dilemas pessoais e nos mostra que assim como nós, existem outras pessoas passando pela mesma situação que enfrentamos. (

 A representatividade na literatura é necessária para mostrar ao público que todas as pessoas existem e precisam ser ouvidas e lidas. Clichês românticos, contos de horror e romances policiais não podem continuar sendo tratados como exclusividade de uma parcela da população. Todo mundo tem uma história para contar e é isso que a representatividade faz: dá voz a quem foi, por muito tempo, impedido de falar.

#VisibilidadeBi

 Indicada pelo VETL na lista de 5 autores para conhecer no dia mundial do livro 18 Autores e 18 livros para conhecer esse ano!, Pilar é autora de contos e, atualmente, está trabalhando em seu primeiro livro no Wattpad, “Dois a Dois”.

Conheça os contos e o romance de Olívia Pilar!

Resenhas curtas e livre de spoilers!

Tempo ao Tempo

“— Você vai estar ao meu lado depois? […]

— Sempre.”

 Carol e Elisa são amigas desde que se lembram, mesmo sendo completamente diferentes. Uma completa a outra. Elas seguem, cada uma tomando suas decisões e seu caminho, sem nunca se separarem. Com o passar dos anos, no entanto, elas percebem que o sentimento que as une é mais forte e diferente do que imaginavam.

 

Entre Estantes

 Isabel sonhava em cursar algo dentro da área de Comunicação, como Publicidade e Propaganda. Agora que conseguiu, ela precisa dar conta de tudo e não está sendo nada fácil. Além de tudo o que precisa fazer e da pressão que coloca sobre si mesma, Isa se sente deslocada em meio a tantas pessoas desconhecidas.

 A garota vive na biblioteca, encontrando-se nos livros e em todo aquele espaço. Em meio as muitas estantes, ela percebe que não é a única a fazer isso e, além de descobrir quem é a outra pessoa que chamou sua atenção, Isabel precisa conhecer a si mesma.

 

Dia de Domingo

 O banco da praça é um bom lugar para Rita. Ela costuma ficar lá, às vezes, apenas pensando e refrescando a cabeça. E é em um desses dias que ela conversa sobre livros com uma garota – um domingo que se torna mais importante do que ela pensava.

“[…] aprendi, com a garota que sentava ao meu lado todos os domingos em uma praça de um bairro de classe média, que o amor não julga. Que o amor é o único sentimento que deveria existir apenas para fazer bem”.

– Dia de Domingo

 Olívia Pilar é incrível trabalhando com contos, trazendo representatividade e amor em cada página. Sua escrita flui bem e, apesar das histórias serem curtas, elas são completas e cumprem seu papel de agradar (e muito!!!) o leitor. Todas poderiam ser estendidas para romances, mas também são completas como contos.

 Tempo ao Tempo, Entre Estantes e Dia de Domingo são histórias que precisam ser lidas e mostradas ao mundo. São simples, bem escritas e, por serem de certa forma, reais, emocionam quem lê – tocam o leitor na condição de ficção em que se inserem, mas também por representarem situações reais, paixões de pessoas reais.

 Pilar faz parte de uma literatura que encanta e representa. E nós precisamos dela.

 

Outros contos da autora!

Senti saudades – Coletânea Qualquer Clichê de Amor

 Namoros de mentirinha. Reencontros. Amor e ódio.Amigos de infância. Clichês só se tornam clichês porque foram repetidos incessantemente, mas isso significa que eles funcionam bem, certo? Nessa coletânea, dez autoras apaixonadas por romance exploram diferentes clichês do amor de um jeito divertido e de arrancar suspiros. Prepare-se para rir, se emocionar e, quem sabe, correr até o aeroporto mais próximo. Você sabe como vai ser o final. E essa é a melhor parte.

 

Amara, do Reino das Marés – Coletânea Formas Reais de Amar

Queremos ler “Formas Reais de Amar”, a obra que traz representatividade!

 

O romance de Olívia Pilar

Dois a dois

Para Laura, a vida sempre foi muito simples: estudar muito, se dedicar aos treinos de futsal, ser uma boa filha e um exemplo dentro das quadras. Mas o que acontece quando ela se depara com alguém que faz seu sangue ferver e esquecer, mesmo que por alguns minutos, que ela é a pessoa mais sensata do mundo? Manuela é a novata da escola e do time, e tem um único objetivo em mente: a vaga de titular como pivô, ocupada justo por Laura. Um relacionamento que começa com o pé esquerdo pode melhorar?

 

A autora

Olívia Pilar é escritora, formada em Jornalismo pela PUC-MG e, atualmente, cursa pós-graduação em Marketing Digital também pela PUC-MG.

A mineira atua como freelancer em gestão de mídias sociais e também oferece o serviço deleitura de sensibilidade. É apaixonada por futebol, celebridades teen e séries de televisão. Tem cinco cachorros e nas horas livres pode ser encontrada nas redes sociais debatendo a importância da representatividade da mulher negra na mídia – isso sem abandonar seu lado fangirl, é claro.

 Quer saber mais sobre a autora? A Bruna Miranda produziu um vídeo com 10 curiosidades sobre a Olivia Pilar. Confira aqui.

comments

Amante de Sherlock Holmes e viagem no tempo, de vez em quando escreve uns textos por aí.

2 Comments

  1. Olívia é uma rainha!!! ❤️❤️

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *