Fortaleza Impossível

Resenha: Fortaleza Impossível, de Jason Rekulak

Fortaleza Impossível traz nostalgia, amizade, romance, bits e linguagem de máquina!

Fortaleza Impossível

Fortaleza Impossível é o primeiro livro escrito por Jason Rekulak. Segundo esse resenhista e outras fontes, o autor fez um ótimo trabalho nos transportando para décadas passadas.

Billy, Alf e Clark começam sua jornada em uma pequena fortaleza impossível localizada em Nova Jersey. Os garotos estão no começo da adolescência e passam a maior parte do tempo procrastinando. Seja comendo, vendo TV, assistindo um filme pela décima oitava vez, ouvindo música, comentando sobre cinema e seriados ou jogando os jogos programados por Billy.

O livro da o start quando os garotos ficam obcecados por uma edição da Playboy que tem como modelo a Vanna White. Eles sabem que são menores de idade e então criam a Operação Vanna, que consiste em pegar a revista quando a loja estiver fechada e deixar o dinheiro no caixa.

Para isso é necessário que vários passos e enigmas sejam solucionados. Por exemplo, descobrir o código do alarme da loja. Uma tarefa entregue ao Billy, que ele usa como desculpa para seus amigos não saberem o principal motivo que ele visita a loja diariamente. Toda ida dele a Market Sreet tem como objetivo trabalhar ao lado de Mary Zelinsky, já que os dois estão construindo um jogo juntos, Fortaleza Impossível.

A obra é uma mistura de nostalgia, computação, referências, comédia, ação e drama.

“Misto de histórias de amor, começo da adolescência e filme de ação. Fortaleza Impossível é um romance inteligente sobre amizade, sofrimento e computadores.

(Ben H. Winters, autor da trilogia O Último Policial)

Tudo tem relação com a temática do livro. Desde a capa a diagramação. No começo de cada capítulo há pequenas informações sobre o que irá acontecer. E elas são adicionadas como se fossem parte da programação de um jogo.

Os fãs dos anos 80 vão amar e aqueles que querem conhecer esse período irão ficar surpresos.

“Uma declaração de amor aos anos 1980.”

(David Ebershoff, autor de A Garota Dinamarquesa)

Assim como um video game é surpreendente a cada fase, Fortaleza Impossível traz novidades em todos capítulos. A cada nível que o leitor sobe na história vai recebendo o que mais espera da forma que não menos imagina. O plot twist é inusitado!

Jogue o jogo!

Além da leitura você pode jogar o próprio jogo Fortaleza Impossível produzido por Billy Marvin e Mary Zelinsky. Game over!

Fortaleza Impossível tem diversos pequenos problemas que podem incomodar o leitor. Algumas personagens adotam atitudes gordofóbicas, machistas e sexistas, e a obra não traz um posicionamento forte e seguro contra essas atitudes. Jason Rekulak peca nisso.

Fortaleza Impossível
Título: Fortaleza Impossível
Autor: Jason Rekulak
Editora: Arqueiro
Páginas: 272
Encontre por aí: Saraiva | Amazon

 

comments

Criador de Conteúdo

Se abriga em livros, viaja em filmes e escreve uns posts ao som de músicas antigas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *