a lista negra resenha jennifer

Resenha: A Lista Negra, de Jennifer Brown

Por Lavínia Souza
 “A Lista Negra”, de Jennifer Brown, é um livro que traz em questão um assunto muito discutido hoje : o bullying e seus efeitos colaterais em quem sofre e em quem pratica. Mas, além disso, o livro trata de um assunto difícil, o caminho para o perdão.
 O livro conta a estória de Valerie, uma adolescente que, junto com seu namorado, Nick, criou uma lista negra, onde colocou o nome de todas aquelas pessoas, em sua maioria colegas, que perturbavam os dois na escola. A lista era inocente, uma brincadeira íntima dos dois, até o dia em que Nick abriu fogo na escola, atirando em todas as pessoas que tinha o nome na lista e depois, nele mesmo.
 Valerie, que realmente nunca desejou que algo assim acontecesse, precisa então lidar com a morte de seu namorado, o acidente de seus colegas e a culpa pela Lista Negra. Acompanhamos todo o processo de superação dela, as terapias, e a relação que ela passa a ter com seus colegas e familiares. Vale ressaltar que apesar da estória trazer uma premissa consideravelmente delicada, pois trata de violência, a autora consegue encontrar um espaço para abordar conflitos familiares comuns as famílias de alguns jovens hoje em dia, e de forma sutil, o leitor consegue entender o quanto isso afeta a protagonista.

 “- O tempo nunca acaba […]. Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura.” (De frente com os livros)

 O crescimento de alguns personagens é notável, principalmente Valerie e Jessica, descobrimos que muitos dos alvos da lista são tão impactados pelo acidente que isto os leva a uma evolução pessoal que vai de mudanças de atitudes a perdoarem Valerie, e até o próprio Nick. O livro também traz que, não é apenas a vítima do bullying que precisa de atenção e ajuda mas quem o pratica também. Esses, são vítimas dos seus próprios demônios.
 Além disso, o livro deixa claro o perigo do jogo se repetir, ou seja, não existir um agressor e vítima, mas dois agressores e duas vítimas ao mesmo tempo. Jennifer Brown fugiu da mesmice ao explorar os dois lados da moeda do bullying, com uma escrita impecável, leve e ao mesmo tempo, forte e emocionante.
Título: A Lista Negra
Autor: Jennifer Brown
Editora: Gutenberg
Páginas: 272
Encontre por aí: Saraiva | Amazon

comments

Amante de Sherlock Holmes e viagem no tempo, de vez em quando escreve uns textos por aí.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *