um de nós está mentindo karen mcmanus

Resenha: Um de Nós Está Mentindo, de Karen M. McManus

Todos são assassinos ou alguém está brincando com eles? Conheça Um de Nós Está Mentindo, de Karen McManus!

 Bronwyn, Simon, Nate, Addy e Cooper foram pegos usando celular durante as aulas. Após serem levados para a detenção do colégio Bayview, apenas quatro deles saem com vida. E todos se tornam suspeitos de assassinato.

 Bronwyn é certinha, nota A do colégio. Nate é vendedor de drogas, atualmente em liberdade condicional. Addy é linda, quieta, sem fortes opiniões. E Cooper é o astro do time de beisebol. O que os liga? Bronwyn conhece Nate e Addy conhece Cooper – e talvez todos já tenham se esbarrado na escola -, mas nenhum deles se conhece o suficiente para planejar algo assim.

 Há uma grande diferença entre ter uma ideia e leva-la adiante.

 E Simon? Ele era dono do maior site de fofocas da escola que nunca mencionara nenhum dos quatro suspeitos, o que daria motivo para todas as pessoas de Bayview.

 Alguém de fora poderia ter matado Simon? Os quatro se juntaram para mata-lo? Bem, todo mundo tem segredos e o que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.

 Um de Nós Está Mentindo é um romance policial YA que merece espaço na sua estante.

 Bronwyn é a garota certinha, pronta para fazer as malas, deixar sua mansão na cidade e se mudar para Yale, a faculdade dos sonhos. Nate, por outro lado, não tem uma vida fácil e, praticamente, se cria sozinho, alternando o tempo entre sair com garotas e vender drogas.

 Addy é completamente apaixonada por Jack, seu namorado, e a autora faz questão de mostrar isso. Ela é a perfeita, a princesa e, graças a Jack, não discorda muito das coisas. Cooper quer fazer sucesso como jogador de beisebol, e ele é muito bom nisso, mas não é totalmente sincero consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.

 Não sei porque é tão difícil para as pessoas admitirem que, às vezes, são simplesmente babacas que fazem merdas porque não esperam ser descobertas.

 Assim, vemos que a história não explora apenas a parte policial, mas, também, os problemas que cada personagem enfrenta e sua vida fora do colégio. McManus enfatiza os obstáculos de cada um, que podem ser essenciais para defini-los como suspeitos, e até onde eles iriam para derruba-los. Há, também, uma problemática envolvendo o modo como cada um lida com a situação – desde atitudes egoístas a falta de conversa – e como nossas ações refletem em outras pessoas.

 Discutir abertamente sobre Um de Nós Está Mentindo traz muitos spoilers (que você não verá aqui) à tona, mas a ideia central da história precisa ser discutida. Karen aborda desde coisas simples como notas vermelhas em provas até doenças graves que afetam toda uma família, além de situações que fogem do controle. Nem todos os pontos são bem abordados, mas o livro é, no geral, muito bem construído.

É provável que o final da obra não seja um mistério e talvez ele passe pela sua cabeça, mas é uma história que precisa ser lida. Sem dúvida alguma.

Título: Um de Nós Está Mentindo

Autor: Karen McManus

Editora: Galera Record

Páginas: 384

Encontre por aí: Saraiva | Amazon

*livro recebido em parceria com a editora

comments

Amante de Sherlock Holmes e viagem no tempo, de vez em quando grava uns vídeos para o youtube.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *