boneco de neve jo nesbo

Resenha: Boneco de Neve, de Jo Nesbø

Boneco de neve, Jo Nesbo

“Quando cai a primeira neve elas são assassinadas.”

 Boneco de Neve, faz parte de uma série de livros que tem como protagonista o detetive Harry Hole, sendo o sétimo da série.

 O serial killer esta para o boneco de neve, assim como o boneco de neve esta para o detetive Harry Hole, assim como o detetive esta para a personagem Katrine Bratt. Confuso?

Tudo na história tem uma ligação.

 A história nos apresenta o detetive Harry Hole, que vive na Noruega e é o único policial do país que já pegou um serial killer, e, portanto, é provocado pelo assassino nomeado “Boneco de neve”, que assassina mulheres casadas e com filhos. Sua marca é deixar um boneco de neve em frente às casas das vítimas.

 Ao longo do livro somos apresentados a fria trama, a diversas personagens que ajudam Harry na busca do assassino e a personagens que nos mostram um pouco da vida do detetive e de como ele acabou só. Temos flashbacks que juntam o caso do boneco de neve a outros casos de mulheres assassinadas na Noruega, o que nos fica claro depois de que se tratavam do mesmo serial killer. O autor Jo Nesbø também nos dá diversas pistas falsas sobre o assassino, o que incluem mais personagens na trama, alguns guardam segredos sujos e já outros nem tanto.

 O personagem principal aparente ser o típico policial que é realmente bom naquilo que faz, mas que tem problemas com a bebida e com os próprios sentimentos. Assim, não consegue manter um relacionamento saudável com alguém por conta de se aprofundar demais nos casos que investiga, mas que ao mesmo tempo tenta. Outra personagem do livro bem destacada, a detetive Katrine Bratt, coloca um toque feminino no livro e mostra ao leitor como as mulheres ainda são rebaixadas no “mundo dos homens”.

 Esta série não é mais carregada e nos detalha mais acontecimentos e personagens, e tem uma ótima evolução do caso, envolvendo uma trama dentro de outra trama, ou devo melhor dizer, um segredo dentro de outro segredo.

  Antes de ler o livro, eu assisti ao filme e fiquei com uma grande, ENORME, incógnita na minha cabeça, pois no filme deixaram de responder diversas questões que são muito bem entrelaçadas no livro.  Apesar de ser o sétimo livro da série, não é necessário ler as outras seis para conseguir acompanhar, os livros podem ser lidos fora da ordem sem qualquer tipo de interferência.

 Para mim o ponto principal, e o mais interessante é o desfecho, onde além de finalmente sabermos quem é o boneco de neve, podemos saber o porquê ele mata as mulheres e como ele teve ligação e acesso a elas, as pistas falsas que o autor nos proporciona são ótimas e mesmo eu já tendo assistido ao filme, fiquei na dúvida. As perguntas não respondidas no filme são claramente respondidas no livro e o que chama a atenção é como tudo esta interligado.

Os fãs de suspense e de assassinos em série irão de fato amar esta obra, pois é muito bem construída, e o assassino e os assassinatos são muto bem fundamentados.

Título: Boneco de neve

Autora: Jo Nesbø

Editora: Record

Páginas: 420

Encontre por aí: Saraiva | Amazon

 

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *