melhores livros 2017

Indicações de livros: melhores leituras de 2017!

Confira 18 indicações de livros para você ler em 2018!

Por Flávia Bergamin

 Dois mil e dezessete foi um ano de ótimas leituras. De romance policial à fantasia e poesia, foram 43 leituras muito bem aproveitadas. Diante disso, resolvi fazer um “Óscar literário”, indicando 18 livros separados em 18 categorias.


Confira as indicações de livros para você ler!

Melhor Livro de Contos – Próxima Parada

Em Próxima Parada, coletânea organizada por Juliana S. Catalão e Marcele Cambeses, temos sete histórias românticas de sete autoras diferentes sobre a vida de quem anda de ônibus. Que atire a primeira pedra aquele que nunca teve um amor platônico ou que quase ficou prensado entre as portas.  O transporte público pode ser palco de muitas histórias.

Melhor Romance Policial – Assassinato no Expresso do Oriente

Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.

Melhor Fantasia – A Escolhida

 Através de sua aparência impecável e feições delicadas, ninguém conseguiria supor quem Ari é e o que gosta de fazer: um anjo com sede de sangue, sempre disposta a ceifar novas vítimas. Porém, tudo muda quando é capturada por dois feiticeiros e levada para o círculo, lugar onde eles vivem sob a liderança de Egran, um homem cruel que não mede esforços para conseguir o que quer. Em meio a várias mudanças repentinas, terá de enfrentar suas convicções a fim de descobrir um lado de si mesma que não imaginava existir. Será que o amor vai fazer brotar a alegria em seu coração? Ou ele irá arrastá-la diretamente para a morte? Ari será capaz de finalmente superar o próprio passado sombrio ou sucumbirá a ele, deixando pelo caminho mais um grande rastro de destruição?

Melhor Livro p/ Sair da Zona de Conforto – Mãe Sem Manual

 Rita Lisauskas cria um anti-manual de como ser mãe. Em sua obra, ela mostra que ser mãe é maravilhoso, triste e difícil e que não existe mãe perfeita. Você vai errar, vai fazer direito e está tudo bem.

Melhor Distopia 1984

Publicado em 1949, quando o ano de 1984 pertencia a um futuro relativamente distante, tem como herói o angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo, pois o Grande Irmão (Big Brother), líder simbólico do Partido que controle tudo e todos, “está de olho em você”.
No íntimo, porém, Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive: em seu anseio por verdade e liberdade, ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Júlia, e com uma organização revolucionária secreta.

Melhor Autora – Thati Machado

Thati é autora de Poder Extra G, Contando Estrelas, Com Outros Olhos, Transbordante e muitas outras histórias! Conheça seus trabalhos aqui.

Melhor Romance – Acampamento de Inverno Para Músicos (Nem Tão) Talentosos

Contra sua vontade, Amanda foi parar em um Acampamento para Músicos em uma cidade serrana do Rio de Janeiro. Durante um mês ela ficará confinada, sem contato direto com o mundo exterior e praticando seus dons musicais.

Dons musicais? Bem, Amanda sabe tocar flauta. 3 músicas, pelo menos. Totalmente desanimada com os próximos 30 dias, a garota tem certeza de que tudo será um desastre. O que ela não esperava (e nós nunca esperamos) era encontrar Bruno, o monitor por quem ela automaticamente se interessa, e Eduardo, o ruivo que está sempre disposto a provocá-la.

Rodeada de música, amores e sonhos, Amanda irá descobrir que algumas oportunidades surgem assim, por acaso.

Melhor História – O Sol Também é Uma Estrela

Natasha está em seu pior momento: será, muito provavelmente, deportada para a Jamaica. Isso significa ter que se adaptar, conhecer novas pessoas, começar uma nova vida. E ela não quer isso.

Daniel está indeciso. Seus pais já decidiram que o mandarão para uma boa universidade para estudar medicina. E ele não quer exatamente isso.

Tentando reverter sua situação, Natasha embarca em busca de ajuda, enquanto Daniel caminha em direção a um futuro que ele não quer. E é nas idas e vindas do metrô que seus mundos colidem e dão início a um dia que será uma montanha russa de emoções.

Melhor Livro Trágico – Os 13 Porquês

Quando Clay Jensen recebeu um pacote com 7 fitas cassete ele não imaginaria o impacto que elas teriam em sua vida. Ao começar a ouvi-las, ele se dá conta de que a voz presente é de Hannah Baker, a garota que ele gostava e que se matou duas semanas atrás.

Nas fitas, Hannah explica o que aconteceu, sendo treze os motivos que fizeram a garota se matar. E Clay, embora não acredite, é um deles.

Assim como O Último Adeus e Cartas de Amor aos Mortos, a obra de Jay Asher é forte e necessária. Temos em mãos a história de alguém que deixou sua vida por não aguentar mais. Por se sentir desamparada e sozinha em meio a uma multidão.

Melhor Livro LGBT – Imperfeito

 Daniel tem 18 anos e um turbilhão de sentimentos e dúvidas. O garoto sempre sentiu-se diferente, mas nunca aceitou – ou entendeu – verdadeiramente sua própria vida, seus próprios sentimentos. O final do ensino médio deixou-o ainda mais preocupado com o fato de ser homossexual e lidar com seu verdadeiro eu não será nada fácil.

Agora caberá a Daniel, em meio ao preconceito e a insegurança, decidir seu caminho: aceitar-se ou viver a vida que alguém quer que ele viva.

Melhor Livro Necessário – Boa Noite

 Boa Noite é sobre alguém que vê em uma mudança de ambiente, a chance de mudar o que incomoda em si. É sobre mudar porque você quer e não porque alguém impõe.

A obra de Pam aborda temas sérios como o machismo (onde estão as mulheres na Engenharia? As que estão são respeitadas por frequentarem os chamados “cursos de homens”?) e abusos, o que faz dele necessário. É um livro que, em si, traz mensagens muito importantes

Melhor Livro – A Grande Ilusão

Maya Stern acaba de voltar de uma missão no Oriente como piloto do Exército. Após um assalto que deu errado, tornou-se mãe solteira.

No entanto, as coisas mudam de figura quando Stern vê a filha brincando com Joe, o falecido marido, em uma das gravações. Ele não estaria vivo, estaria? Haveria alguém brincando com Maya? Suas investigações apenas geram mais dúvidas e o caminho parece cada vez mais complicado.

Por fim, só restará a Maya lidar com seus segredos para descobrir o que realmente está acontecendo.

Melhor Livro Divertido – Desapaixonante

Desapaixonante – 1ª temporada é o primeiro volume de uma websérie literária sobre o casal de amigos Sávio e Milena que comandam uma agência especializada em ajudar as pessoas a se desapaixonarem. Sempre narrados de acordo com os pontos de vista de um dos protagonistas, os episódios são sempre repletos de humor, sarcasmo, críticas à sociedade moderna e muitas referências a músicas e cultura pop. Uma história para rir e desestressar.

QUE HINO de livro! – Sejamos Todos Feministas
 Em Sejamos Todos FeministasChimamanda discorre sobre o modo como a sociedade impõe comportamentos às meninas, ensinando-as como agir para não serem julgadas, ao invés de ensinar a sociedade a não julgá-las. Há episódios presenciados pela autora onde o machismo é forte e prevalece, proibindo mulheres de serem cumprimentadas em estabelecimentos públicos.
 Assim, Chimamanda parte de sua vivência e conversa com o leitor sobre o que é preciso fazer para que meninos e meninas possam agir livremente e deixem de ser enquadrados em estereótipos.
Melhor Descoberta de Livro – Mudanças
 O que esperar das férias: apenas sorrisos e felicidade? Não é bem isso que acontece na vida de Verônica. Em meio a corações despedaçados e crises de aborrecência, Verônica encontra Carlos, um rapaz misterioso e disposto a defendê-la. Mas será que é o acaso que os une? Decisões do passado podem trazer mudanças para o futuro? Ela precisará lidar com suas próprias ações e deverá aprender o verdadeiro valor da amizade, do amor e da confiança. Verônica não será mais a mesma, mas será ela capaz de compreender que mudanças fazem parte da vida?
Melhor Descoberta de autora – Olívia Pilar

Olívia é autora de contos como Entre Estantes e Tempo ao Tempo. E é, sem dúvidas, uma escritora que você PRECISA conhecer!

Agora conte para nós: qual é a sua melhor leitura de 2017? ♥

 

comments

Amante de Sherlock Holmes e viagem no tempo, de vez em quando escreve uns textos por aí.

8 Comments

  1. Que idéia genial de fazer um oscar de leituras haha ameei! Para este ano quero muito ler Poder extra G e fiquei super curiosa em conhecer 1984, parece ser incrível, já vai para a listinha :)
    Amei o post!
    Beijos
    http://www.nomundodaluablog.com/

  2. No seu post tem muitos livros que ainda quero ler. O único que realmente li foi 1984 e, nossa!, posso dizer que tenho histórico de leitura ANTES e DEPOIS desse livro que tanto amei!
    Se for pra eu selecionar os melhores livros de 2018, só digo uma coisa: Harry Potter! Sério, melhor coisa que fiz na minha vida foi ler essas belezinhas <3
    Adorei o vídeo e o post!

  3. Dessa lista, o único que eu li foi "Assassinato no Expresso Oriente". Porém, adorei as sugestões e espero poder adicioná-las à página "Lidos" do meu Skoob sem muita demora. Adorei a ideia de Oscar Literário ;)

  4. Oi Flávia!
    Começando mais aqui pro fim da lista com o 'Que HINO de livro', eu concordo 100% com você! Foi umas das minhas leituras do ano passado e me fez ver tanta coisa com o olhar renovado, que nossa, sem palavras.
    Muitos da sua lista ainda não li, mas alguns estão na estante ou na lista de desejos aguardando ansiosamente sua vez, como O Assassinato no Expresso do Oriente e O Sol Também é Uma Estrela. E anotei aqui para conhecer o trabalho da Olívia e a That Machado tem vários dela que quero ler e conhecer!!! Adorei a lista! <3
    xoxo

  5. Minhas leituras favoritas de 2017 foram a trilogia 'Lar da Srta Peregrine para Crianças Peculiares' (que tem edições lindas em capa dura, 'Grande Magia' e 'Rainha Vermelha'. Achei o Oscar literário muito criativo, e já quero ler Assassinato no Expresso do Oriente :)

  6. Adorei a tua ideia de fazer um Oscar literário!!!! O único dali que li mesmo foi o da Agatha Christie, mas pretendo ler ainda esse ano 1984. Já Os 13 porquês não gosto tanto, mais por causa da série, mas quero dar uma chance ao livro também. Afinal, livro é sempre melhor né? Hahahaha

  7. Muito bom post. Adorei a seleção. Conhecia alguns mas n li nenhum.. os 13 pqs já está há algum tempo na lista. Anotei mais alguns agr..
    Bjs

  8. Adorei a ideia do seu post! Algum dos livros já li, outros já estão na minha lista e a maioria eu nem conhecia. Os que se enquadram nessa última opção vão com certeza entrar pra minha lista! E que 2018 seja cheio de novas leituras incríveis <3


    Sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *