o terceiro testamento christopher galt

Resenha: O Terceiro Testamento, de Christopher Galt

Conheça “O Terceiro Testamento”, um thriller apocalíptico de ficção científica!

20153908322005

 Alucinações, suicídios, confusão. Caos. O mundo em que vivemos está indo por água a baixo e ninguém sabe explicar o motivo.

Estamos nos tornando…

 Ao redor do globo, pessoas começam a ter visões dos mais diversos tipos. Um adolescente assiste Joana D’Arc ser queimada na fogueira. Suicídios em massa ocorrem em várias partes do mundo. Um homem é encontrado morto por inanição. Vinte e sete jovens saltam juntos da ponte Golden Gate.

 Tudo isso começou com o olhar perdido, o semblante inexpressivo das pessoas. Sem se dar conta, a população se vê perdida em meio ao caos que a cerca, entrando em transe muito antes de saber o motivo. Pessoas simplesmente “apagam” nas ruas e encaram o vazio sem entender. As hipóteses variam de alucinação coletiva à doenças bioterroristas.

 John Macbeth, psiquiatra e neurocientista, se encarrega de descobrir o que está acontecendo enquanto lida com seus próprios problemas. Seu atual projeto, o Projeto Um, envolve a criação de uma inteligência artificial autônoma, praticamente um cérebro que pensa sozinho. Ou quase isso.

 Descobrir a verdade pode custar sua vida e a do resto da humanidade. Encarar a verdade pode ser encarar a realidade de uma forma completamente diferente e perigosa.

 Com uma narrativa que se alterna entre personagens importantes, Galt nos revela um mundo caindo aos pedaços e nos pede para entender como chegamos a isso antes que seja tarde demais.

“A mente humana é uma entidade infinitamente variada, imensamente variável.”

Caos. Este é o adjetivo que melhor caracteriza o atual mundo em que vivemos. Confusões, mortes, dúvidas. A obra de Galt é um prato cheio para os fãs de ficção científica. De realidade à ficção, embarcamos em um caminho perigoso e sem volta.

Logo nas primeiras páginas, temos um policial e os suicídios em massa na Golden Gate. Há um padrão, mas não uma explicação. As pessoas optam se lançar ao mar daquele lugar. Por quê?

 “Como vê, doutor Macbeth, a coisa mais fácil do mundo é enganar os sentidos e induzir a mente a aceitar como verdadeiro o que é falso.”

John Macbeth torna-se o protagonista com sua explicação sobre o Projeto Um e o que ele é capaz de fazer. Em plena Era Tecnológica, muitos questionam-se se o projeto será capaz de pensar por si só – e temem a possibilidade de inteligências artificiais dominarem a humanidade.

Boston é o início de tudo. O começo do fim. Não há um padrão. Pessoas são atropeladas por estarem paradas no meio da rua, lugares explodem sem motivos, mortos são vistos com vidas em casas. E não há um padrão. Nem um sinal de melhora. Quanto mais investiga, mais Macbeth descobre e mais precisa descobrir.

O Terceiro Testamento é composto de estudos e teorias sobre ciência. Definitivamente uma história escrita e desenvolvida com maestria. A narrativa em terceira pessoa alternada entre diferentes personagens, mas com foco maior em Macbeth, facilita o entendimento. No entanto, há detalhes demais em muitas partes, o que, de certa forma, quebra a qualidade dos capítulos curtos.

“E se eu existir apenas na cabeça de vocês?”

A obra de Galt é incrível do começo ao fim, com uma ótima proposta e ótimo desenvolvimento. No entanto, é preciso paciência para lê-la e entendê-la. Há muito a ser contado e muito a ser entendido. Todos os detalhes são importantes e você não conseguirá parar de lê-los até compreender o que está acontecendo.

Em suma, O Terceiro Testamento é um livro rico em conhecimento e boa história, levando o leitor a se questionar tudo a sua volta. Um prato cheio para os amantes de ficção científica – e de frases de efeito.

o terceiro testamento

Título: O Terceiro Testamento

Autor: Christopher Galt

Editora: Jangada

Páginas: 414

Onde encontrar: Saraiva | Amazon

 

comments

Amante de Sherlock Holmes e viagem no tempo, de vez em quando escreve uns textos por aí.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *