blogueiras ponto com resenha

Resenha: Blogueiras.com | Antologia de contos

Sobre a arte e os desafios de blogar. Conheça Blogueiras.com!

blogueiras ponto com resenha

  Thati Machado, Lari Azevedo, Raffa Fustagno, Mari Mortani, Mari Scotti, Adrielli Almeida, Teca Machado e Thays M. de Lima se reuniram por um motivo: escrever um livro.

 Em Blogueiras.com, temos oito histórias que nos mostrarão os desafios de ser um influenciador digital e como o que fazemos com amor pode dar certo.

 Muito provavelmente você já teve um diário ou um caderninho onde pudesse escrever o que quisesse: como se sentia ou como andavam as coisas. Era o seu lugar e quando escrevia era a sua hora de desabafar. Um blog é quase isso, é o seu espaço com a diferença de que outras pessoas irão vê-lo.

 Ter um blog é ter um lugar para falar do que você gosta, de escrever sobre aquilo que você sente e, na maioria das vezes, quer transmitir aos outros. É uma forma de repassar conhecimento. Ser blogueiro(a) é muito mais do que apenas escrever – é se dedicar a algo, querer mostrar às pessoas o seu mundo. É algo que você sente.

” – Às vezes, é só isso que precisamos, quebrar o casulo ao nosso redor e sair voando pela vida como uma linda borboleta colorida.”

 Em “Arrisque-se”, de Mariana Mortari, temos Bárbara, uma blogueira literária embarcando em seu sonho: participar de uma coletiva de imprensa internacional e conhecer sua cidade favorita, Londres, a cidade do frio, de J. K. Rowling e Sherlock Holmes. Em meio a nova aventura, ela irá conhecer o “britânico misterioso”, que será capaz de deixá-la confusa, ao mesmo tempo intrigada e irá lhe mostrar o que a cidade tem de melhor.

 “Sentimentos as avessas”, de Larissa Azevedo,  nos apresenta Estrela da Manhã, uma garota que faz uso do pseudônimo para escrever em seu blog e desabafar, por sugestão de seu psicólogo. Diagnosticada logo cedo com transtorno de ansiedade e depressão, Amanda se sente sozinha, seus amigos se afastaram e, para ela, cada dia é uma nova luta. Em meio a este caos, ela conhece Ingrid, alguém que parece finalmente entendê-la e que poderá ajuda-la a encontrar forças e levantar de cabeça erguida todos os dias.

 “E a vida me trouxe”, de Raffa Fustagno, é o sonho de todo e qualquer leitor. Quem nunca sonhou em poder conversar de verdade com aquele personagem de um livro? Mafalda acabara de sair de um relacionamento e, como consequência, não estava conseguindo tocar sua vida. Sem saber como e após ler diversas vezes o mesmo livro, o protagonista de sua história favorita salta para fora das páginas. Com seu amor platônico tornando-se real, de carne e osso, a vida de Mafalda nunca mais será a mesma.

 Em “Segredos de Valentina”, de Thati Machado, temos uma história triste, mas que necessita ser contada. Valentina está passando por um momento que acreditou que não aconteceria: terminar seu namoro com Alec. Todos os seus seguidores apoiavam e enalteciam o casal, mas, infelizmente, eles não podiam mais ficar juntos. Apesar de muito abalada, ela aceita a proposta de uma empresa para cobrir o lançamento de um filme em Los Angeles – o sonho de qualquer blogueiro. O que ela não esperava era ser assediada por um dos atores do filme e ver sua vida virar de ponta a cabeça.

 Assim como em Com Outros Olhos, Próxima Parada e Contando Estrelas, Thati Machado não decepciona, quebrando padrões e mostrando o que ainda precisa ser muito discutido e conversado: o machismo.

 Ao contrário de todas as outras protagonistas, Lia não ama o que faz. “TT”, de Andrielli Almeida nos apresenta uma garota que aceitou cobrir eventos para sua irmã mais velha (e blogueira!) para conseguir dinheiro. Seu trabalho da vez é entrevistar um grupo muito famoso de K-Pop que (a) ela não conhece e (b) não fala seu idioma. Tudo começa a dar errado quando seu próprio nome é escrito errado na credencial e sua função lá passa a ser outra: tradutora. Em meio a multidão e muitos improvisos, Lia irá aprender muito sobre o ato de ser uma blogueira e que nem sempre as coisas que começam de um jeito atrapalhado serão assim para sempre.

“A perfeição em existir”, de Thays M. de Lima nos traz Helena. Ela é apaixonada por viagens e sempre busca registrar o melhor para seus seguidores. Em Gramado, no Rio Grande do Sul, ela visita um museu de cera e se depara com um ator. Tanto em cera como em carne e osso, Enzo é a prova do quanto o preconceito da sociedade pode fazer mal a uma pessoa. Carregando uma mensagem importante, Helena e Enzo mostram que apesar do mundo não ser um lugar incrível em todo o tempo, sempre é possível seguir em frente.

“- Se todos nós fossemos de cera ao invés de carne e osso, poderíamos nos moldar, não haveria imperfeições.

 – São as nossas imperfeições que nos moldam.”

Em “Canal Aline Cordeiro”, de Mari Scotti, temos Aline, uma blogueira e youtuber que deseja muito fazer sucesso. Seu foco é falar sobre mães solteiras e como ser uma é difícil. O problema é que em meio a essa busca pelo sucesso, Aline está deixando o mais importante de lado: sua vida como mãe solteira. Após se separar de seu marido, as coisas ficaram difíceis para Aline. Agora, ela está fazendo de tudo para o canal dar certo e conseguir se manter com isso. Mas, afinal, será que vale a pena fazer de tudo por algo e esquecer-se do mais importante?

 “Conversas Literárias”, de Teca Machado encerra nossa antologia com chave de ouro. Após receber a visita do seu personagem favorito, por que não visitá-lo em seu mundo? Clara embarca nessa aventura após comprar um computador novo de uma marca diferente. E a viagem vem com um brinde: será possível reescrever o desfecho de uma história?

  Em poucas palavras, Blogueiras.com é um livro que consegue te cativar com poucas páginas. São poucos personagens e histórias curtas, mas com palavras bem escritas e enredos bem planejados. Apesar de todas as blogueiras descritas serem famosas, as histórias refletem muito do que passa quem vive na blogosfera. É interessante para o leitor saber que um blogueiro não é um blogueiro se não gosta do que faz e que cinquenta milhões de seguidores não são encontrados por acaso.

 Blogueiras.com é a prova de que com esforço e dedicação, podemos ir muito longe. E que nunca é tarde demais para tentar.

 blogueiras-ponto-comTítulo: Blogueiras.com

Organização: Thati Machado (Blog Nem Te Conto)

Autores:  Thati Machado, Lari Azevedo, Raffa Fustagno, Mari Mortani, Mari Scotti, Adrielli Almeida, Teca Machado e Thays M. de Lima

Editora: independente

Onde encontrar: Amazon | livro físico

 

 

comments

Amante de Sherlock Holmes e viagem no tempo, de vez em quando grava uns vídeos para o youtube.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *