Resenha: Proletário

Resenha: Proletário

Proletário, de Leanderson Silva!

Resenha: Proletário

Em 2015, Leanderson Silva publicou, de forma independente, o livro Proletário. O e-book de 114 páginas tem como data de início o dia 28 de novembro de 2010, um dia que entrou para história. O dia em que as principais autoridades do Rio de Janeiro retomaram das mãos do poder paralelo o controle do Complexo do Alemão e da Penha.

 Nosso protagonista é o Proletário, morador da comunidade que fica no morro. No livro, ele conta aos jornalistas que o interceptam após a tomada da região pelas autoridades, como era a vida dentro da área e a história dele. Pois ele nasceu e foi criado dentro da favela.

“Cada vida uma vida, cada história uma história. Cada vida sua própria história, e essa é a minha…”

 Não só por ser um livro digital, mas também por ser bem escrito, Proletário pode ser lido rapidamente. As 114 páginas são passadas sem maior esforço porque a leitura flui de uma forma incrível. Quando se percebe o livro já acabou.

 A vontade de continuar a leitura não acaba. Em geral todos os capítulos deixam uma porta para os personagens entrarem e nós sabermos o que aconteceu no capítulo seguinte. A ansiedade de saber o que ocorre nas próximas cenas vai te acompanhar em todo momento.

 O que faz Proletário ser diferente é que mostra todos os lados da comunidade de uma forma imparcial. Enquanto os meios de comunicação mostram todos os pontos negativos, Leanderson mostrou tudo. Proletário conta como era vida em todo espaço e como tudo o que os moradores precisavam estava ali. Ficava claro que todas as necessidades eram supridas e a felicidade reinava pelos becos, vielas e casas.

 A visão é ampla sobre como é a vida dos moradores sem muito poder aquisitivo. Tão abrangente que mostra várias coisas negativas. A balança é equilibrada! O livro representa situações de violência corriqueiras e de abuso de poder nas favelas. A obra exercita nossa capacidade de julgamento e articula interpretações. Toda história é surpreendente e mostra o poder da literatura nacional contemporânea!

Proletário

Título: Proletário

Autor: Leanderson Silva

Editora: Independente

Número de páginas: 114

Onde comprar: Amazon

comments

Jhon ama filmes dramáticos, livros bem escritos, músicas emocionantes... Tudo que pode ser amado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *