13ReasonsWhy-www.imagesplitter.net_

Resenha: Os 13 Porquês, de Jay Asher

“Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros.” – Os 13 Porquês

Os-13-Porquês-5

 Quando Clay Jensen recebeu um pacote com 7 fitas cassete ele não imaginaria o impacto que elas teriam em sua vida. Ao começar a ouvi-las, ele se dá conta de que a voz presente é de Hannah Baker, a garota que ele gostava e que se matou duas semanas atrás.

 Nas fitas, Hannah explica o que aconteceu, o que realmente aconteceu. O que a fez deixar sua vida; quem fez isso com ela. Ao todo, são treze motivos que fizeram a garota se matar, cada motivo relacionado a uma pessoa. Clay, embora não acredite, é um deles.

Ouvir as fitas e entender Hannah é sua única escolha.

É bom saber que alguém compreende o que estou escutando, o que estou passando. De alguma forma, isso torna menos assustador o ato de continuar.

 Assim como O Último Adeus e Cartas de Amor aos Mortos, a obra de Jay Asher é forte e necessária. Temos em mãos a história de alguém que deixou sua vida por não aguentar mais. Por se sentir desamparada e sozinha em meio a uma multidão.

 Temos dois pontos de vista durante a história. O de Clay, nosso protagonista que não faz ideia de porque está entre os 13 motivos, e o de Hannah. Os acontecimentos são intercalados e fazem com que o leitor se sinta na trama, sinta o que Clay está sentindo.

 As fitas não são fáceis. Ela não queria atenção. Cada palavra, cada fofoca inventada, cada motivo era uma parte de Hannah que se corroía por não estar fazendo nada ou por ter feito algo errado. Cada motivo carrega uma culpa.

Eu parecia a única pessoa a se importar comigo.

 Com diálogos fortes e uma ótima narrativa, Os 13 Porquês consegue ser uma leitura incrível. Os personagens são bem construídos e os motivos bem elaborados. A história é sobre o conjunto, sobre como todas aquelas coisas juntas podem acabar com alguém e não apenas sobre um caso isolado que tenha estragado tudo. É, como dizem, uma bola de neve.

 Falar sobre o livro não é fácil. A obra trás um tema forte e uma mensagem não apenas aos jovens, mas a todos. Nós não somos iguais, as pessoas não são. Cada um reage a uma determinada situação do seu jeito, de uma forma. O que é pesado para você pode ser completamente simples e superficial para outra pessoa. Em poucas, mas suficientes páginas,  Jay Asher consegue passar seu recado.

 Sem dúvidas, Os 13 Porquês é uma leitura recomendada. E mais do que ler, você deve entender Hannah e seus motivos. Entender antes de julgá-la. Às vezes, ela só precisava de ajuda. Todos nós precisamos de ajuda, alguns só precisam de um pouco mais.

A série 13 Reasons Why, adaptação do livro, já está disponível na Netflix!

os 13 porquês jay asher

Título: Os 13 Porquês

Autor:  Jay Asher

Editora: Ática

Páginas: 255

Onde encontrar: Amazon | Saraiva

comments

Amante de Sherlock Holmes e viagem no tempo, de vez em quando grava uns vídeos para o youtube.

2 Comments

  1. Olá Flávia

    Tá todo mundo falando sobre essa série. Estou louca para ver, mais antes quero comparar o livro para ler. Gosto muito da temática é um assunto que precisa ser mais falado. Amei o seu post e as fotos. Você como sempre arrasando. 😘


  2. Que resenha linda, quero tanto ler e depois assistir Os 13 Porquês, quero entender o que aconteceu que levou a Hannah a cometer o suicídio, sei que ela devia estar esgotada e que muitas coisas ruins devem ter acontecido com ela.
    Quero ouvir as fitas ♥
    Quero esse livro pra mim :)
    Eu amei seu post e a forma delicada como você descreveu o livro ♥
    adorei
    ótima sexta
    bjo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *