fanfic

Tudo que você precisa saber sobre as Fanfics!

Fanfic é a abreviação de Fanfiction ( Ficção de fã), que também pode ser reduzida para “Fic“. É, basicamente, uma história feita por fãs onde tudo pode acontecer. As Fanfics são publicadas livremente todos os dias, com o intuito de dar destinos alternativos para histórias já existentes (como livros, filmes e séries) ou até mesmo criar situações inusitadas com artistas. Estão espalhadas por todo tipo de plataforma: blog, Wattpad, Instagram, Tumblr e etc. Algumas já ficaram tão famosas que foram publicadas em formato de livro, como After, por exemplo, a fanfic da banda One Direction publicada inicialmente no Wattpad.

fanfic

Foto via: ewelymamyres.tumblr

Mas o interessante é que existem inúmeros tipos de classificações para elas… Desde o formato ( fotos, escrita ou vídeo) até o gênero, as fanfics agradam a todo tipo de fã. Então confira os principais tipos:

1. Crossover

Sim, é semelhante ao que acontece nas séries. Basicamente as histórias misturam dois universos improváveis de se encontrarem e criam numa história bastante criativa.

2. Oneshot

Provavelmente o tipo mais comum e frequente. “Oneshot“, na tradução livre, significa um tiro. Esse tipo de fanfic possui somente um capítulo, com uma história direta, que pode ser comparada a um curta, por exemplo. A Oneshot se parece muito com a fanficDrabble“, que possui menos de 1000 palavras.

3. AU

Abreviação de Alternative Universe; Universo Alternativo (UA). Quando o enredo trás os personagens da história original mantendo a maioria de suas características (físicas/psicológicas)  mas altera a relação entre os personagens, sendo que o ambiente em que se passa a história é o mesmo.

4. P.O.V.

Também muito frequente, P.O.V. é Point Of View (Ponto de Vista), que é quando o autor indica quem vai narrar o próximo acontecimento. Geralmente se situa no início do capítulo, mas também pode ocorrer em pontos aleatórios da história. É algo  semelhante ao que ocorre em Convergente, de Veronica Roth, já que no início de cada capítulo indica quem vai narrar a história. O P.O.V. se alterna muitas vezes entre os personagens e o autor, ou seja, a história pode ser narrada tanto pelo narrador personagem quanto pelo observador.

5.  Mary Sue

A fanfic Mary Sue se assemelha a SAP (Sweet As Possible – tão doce quanto possível), onde a história se desenrola de uma maneira “fofa”, carinhosa e melodramática. Ambas também se parecem com a “Waffy“, onde todos os acontecimentos são bons e quase nada de ruim acontece, e com a”Fluffy” que tem significado parecido.

6. Doujinshi

São fanfics baseadas em histórias japonesas, geralmente mangás e animes.

7. Darkfic

É totalmente o contrário da Waffy; o decorrer da história possui situações tristes, depressivas e sombrias.

8. What If

“E se” na tradução livre, mostra como possivelmente seriam as coisas se algo inusitado acontecesse. Como uma viagem no tempo ou se um personagem tomasse uma decisão inesperada na história original.

9. Songfic

É acompanhada de uma espécie de trilha sonora, geralmente no início do capítulo. Na maioria das vezes, parte da letra da música é apresentada no meio da narração, mas a canção sempre faz referência ao fato que está acontecendo no momento.

10. Canon

Quando os personagens envolvidos seguem fielmente suas características originais. Quase o contrário da AU.

Existem também os Imagines. Quase como uma fanfic interativa, onde o personagem principal é o leitor.

+++

foto via: eblida.tumblr

foto via: eblida.tumblr

Gostou das fanfics? Quer saber onde encontra-las?

Existem inúmeras plataformas em que é possível publicar uma fanfic (caso você escreva uma) ou de apenas lê-la. Aqui vão as três mais comuns:

O Nyah é um site exclusivo para fanfics, onde você pode ler livremente, mas precisa de cadastro para publicar. Já o Spirit e o Wattpad possuem outros tipos de histórias originais. Ambos possuem aplicativo para dispositivos móveis.

Existem ainda perfis no Tumblr e no Instagram (principalmente), que publicam essas histórias.

+++

Se você está interessado em começar a ler esse tipo de história há alguns termos usados que você precisa conhecer.

  • YN

Abreviação de Your Name, também pode estar como SN (Seu nome). Esse termo está presente nos Imagines, e é usado para substituir algum personagem (geralmente o protagonista), tornando a história mais interativa. Exemplo:

– Qual o seu nome? – ele me perguntou

– S/N – eu respondi, meio tímida

  • Alpha Reader

Significa Leitor Alfa, é aquele que lê a história antes de ser publicada, numa espécie de “leitura teste”.

  •  Beta Reader

Significa Leitor Beta, que é todo público, no geral, diferente do Alpha Reader.

  • Ship

O “ship” vem da palavra em inglês “relationship“, que significa relação. Um ship são duas pessoas que o leitor/fã quer que tenham uma relação amorosa. Quando a pessoa apoia um determinado casal ela “shippa” eles, e automaticamente se torna um “shipper“.

  • OTP

One True Paring: um casal verdadeiro. Diferente do shipp, o OTP é aquele casal assumido e de conhecimento público.

  • Q&A

Question & Answer, em português: pergunta e resposta. É um capítulo bônus em que o personagem responde perguntas enviadas pelos leitores. O capítulo Q&A não interfere na história.

Lembrando que alguns desses termos são usados no dia a dia, não apenas nas fanfics.

E, para finalizar, aqui algumas DICAS para ler e escrever fanfics:

  1. Fique atento a classificação antes de ler. Muitas fanfics são para maiores de 16 ou 18 anos.
  2. Quando for escrever solte a imaginação! Não tenha medo de escrever algo muito fora da realidade, afinal, esse é o intuito das histórias.
  3. Quando tiver a opção, sempre interaja: comente e curta. E fique atento quando o autor estiver preparando um Q&A, assim você pode participar e, quem sabe, o personagem não responde sua pergunta?

E aí, gostou? Nos conte!

comments

Apaixonada por We Heart It, Shawn Mendes e The Flash. Quando não está lendo um livro, está falando sobre ele. Entende a referência

29 Comments

  1. Eu adorava fanfics e ficava o dia todo no Animespirit e no Nyah, mas agora fico quase totalmente nos livros. São tantas histórias boas (livros e fanfics) que fico perdida e queria ter mais de uma vida pra conhecer todos!

  2. Legal, gostei bastante dessas explicações sobre fanfics, eu só conhecia algumas.kkkkk

  3. Ai meu Deus.
    Eu ja tinha ouvido falar das "Song fics", mas nunca imaginei que o leque de tipos de fanfic é tão variado.
    Parece que "Sábado a noite " da Babi Dewet também foi uma fanfic. Não posso bater o martelo e dizer que realmente é , mas pelo menos foi assim que ela começou a escrever .
    Conheci o universo de Fanfic através do livro da Rainbow Rowell , mas confesso que tenho pouco contato com esse tipo de estória rs.

    Beijos

    • Verdade, e ainda tem muito mais!
      É mesmo uma fanfic do MCFly, originalmente, que a Babi fez. Não tenho certeza, mas acho que quando as fanfics são publicadas como livros eles mudam os nomes dos personagens ;)
      Beijos!

  4. Nunca li nenhuma Fanfic, mas morro de curiosidade. Deve ser muito legal.. Um dia eu irei ler rs

    • rsrs é bem legal mesmo, principalmente quando a história gira em torno de algo/alguém que você é fã.

  5. Nossa. Na época do orkut escrevi muita web novela do RBD, mas não imaginava que tivesse tantos tipos. escrevia mais no estilo AU

    • hahaha AU é um dos meus estilos favoritos também! Acompanho vários pelo Insta

  6. Olá!
    Que postagem bacana! Eu não conhecia alguns nomes citados e adorei saber mais! Já li fanfics no Nyah e escrevia por lá também *-* AMO! Mas também estou acompanhando pelo Whatpad. Algumas fics valem mesmo a pena!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    • Oi! Obrigada :D É bom saber que o post te ajudou... Algumas pessoas levam as fanfics bem a sério, e aí a leitura é melhor ainda!
      Beijos

  7. Que post bacaaaana! Eu adorava fanfics numa certa epoca, me deu nostalgia <3 nao sabia de tanros tipos haha adorei

    • hahaha que bom que gostou :) ! Realmente, existem muuuitos tipos, e pode haver vários estilos numa fanfic só.

  8. Nossa que legal, eu não sabia muito sobre fanfic, só sabia o que são, mas não sabia que tinham tantos tipos.
    Muito esclarecedor seu post, bjs!

  9. Eu AMO fanfic!!! De uns anos pra cá pedi um pouco o gosto por ler fanfic mas vez ou outra, ainda leio uma. Tomei conhecimento dessas histórias quando me descobri belieber, ai daí pra frente fui atras de fanfic da OneD. Eu virava a noite lendo junto com as minhas amigas haha

    Menina Psicótica

    • hahaha somos duas então! Ler fanfic junto com as amigas é a melhor coisa!


  10. Eu amei, não conhecia muito sobre fanfics, mas seu post já me deixou com vontade de ler várias ♥
    agora já vou dar uma olhada nos sites que você indicou :)
    quem sabe também escrevo uma ;)
    ótimo domingo
    bjo

    http://www.tatianecdesouza.com.br/

  11. acho muuuuuito legal fanfics!
    nao li muitas, mas todas que li sao ótimas, sempre surpreendentes e até mesmo engraçadas! hahah
    o legal é que sao varias pessoas que escrevem, entao nunca vai ser a mesma coisa!
    adoro!
    muito legal teu post, super completo! ♥

    • Obrigada <3
      Verdade, o legal é que qualquer um pode tanto ler quanto escrever, e torna tudo mais dinâmico e divertido

  12. Oi Flá, eu desconhecia a maioria dessas definições, muito legal :)
    Eu não li muitas fanfics que eu saiba haha mas sempre tem aquele livro que é fanfic e a gente não sabia!!
    Beijão <3

  13. eu não sou muito fã de fanfics

  14. Olá, tudo bem? Que post mais interessante. Apesar de já estar na blogosfera a algum tempo confesso que não sabia o que significava nenhuma dessas expressões. De vez em quando vejo alguém falando sobre, mas nunca fui atrás para me aprofundar. Seu post ficou bem completo. Beijos, Érika =]

    • haha que bom que ajudei! Eu também não sabia o que algumas expressões significavam... rsrs
      Beijos :)

  15. Adoro fanfics! Passava horas lendo cada uma. Na época do orkut ficava esperando ansiosamente por cada capitulo que lançavam vez ou outra. Até eu já comecei a escrever uma, mas parei depois de um tempo, kk. Amei seu post. Foi bom relembrar um pouco dessa época.

  16. Se eu gostei? Eu AMEI!!! Conhecia mais ou menos o universo das fanfics porque uma amiga minha da escola escrevia algumas, mas eu não sabia que tinha tanta coisa, e tantos tipos de fics. E me ajudou bastante também porque já há algum tempo quero começar a escrever <3

  17. Existe um site que publico as fanfics, é o https://fanfics.com.br bem joia de escrever lá, esse vocês não citaram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *